11 alimentos que você pode dar ao seu cão

Alguns alimentos podem causar sérias doenças aos cães. Descubra quais os alimentos que você pode dar ao seu cão.

Imagine a cena. Você está saboreando uma bela fatia de torta de chocolate e o seu cãozinho para bem ao seu lado fazendo aquela carinha de quem está louco por um pedaço. Quem já passou por isto sabe como é difícil resistir e é claro que o nosso melhor amigo é presenteado com uma provinha.

Porém, tenha cuidado. Não são todos os alimentos que podemos oferecer aos nossos pets. Enquanto que para os humanos não há problema algum, certos produtos causam doenças muito graves, podendo levar ao óbito. Portanto, todo cuidado é pouco.

alimentos-permitidos-cao

Abaixo você irá conhecer alguns alimentos permitidos e outros terminantemente proibidos para os cães. Na dúvida consulte o veterinário do seu bichinho.

ALIMENTOS LIBERADOS

Manteiga de amendoim

Ocasionalmente não há problema nenhum em oferecer uma colher de manteiga de amendoim ao cão. Fonte de proteínas e gorduras boas, é uma excelente dica para manter o pet super saudável. Porém, antes de comprar, verifique se a marca não contém uma substância chamada xilitol. Se for o caso, evite-a.

Iogurte

O iogurte é fonte de cálcio e proteínas, mas evite aqueles que contêm açúcar ou adoçantes artificiais.

Farinha de aveia

Excelente fonte de fibras, indicado para animais com intestino irregular. Opte por cozinhar a farinha de aveia e procure não adoçar.

Frango

Uma boa opção de proteína para seu cão é o frango. É recomendado servir ao pet a versão sem tempero.

Salmão

Os cães também podem usufruir do ômega 3 presente no salmão. O pelo ficará mais brilhante e saudável.

Brócolis

Apesar de ser rico em vitaminas, não deve ultrapassar mais de 10% da dieta canina, pois é grande o risco de desordens gastrointestinais se consumido em excesso.

Abóbora

Muito bom para cães com digestão difícil, pois contém muitas fibras. Fonte de vitamina A, reforça o sistema imunológico. Converse com o veterinário sobre qual a quantidade ideal de abóbora para seu pet, especificamente, tendo em vista que a ingestão em excesso pode provocar flatulência e desconfortos.

Feijão verde

Muito conhecido nos estados do nordeste brasileiro. Este tipo de feijão é nutritivo e menos calórico que as outras versões. Ofereça ao seu cão grãos frescos e crus, sem sal. Mas não há problema caso o pet prefira comer o feijão verde cozido.

Queijo cottage

É um alimento leve, fonte de cálcio e proteínas. Pode ser visto como um complemento da alimentação canina. Porém, evite caso o cachorrinho não se dê bem com produtos lácteos.

Cenouras

Quando oferecida triturada, a cenoura é muito boa para a dentição canina. Além de poucas calorias, é fonte de vitaminas e fibras.

Ovos

Rico em proteínas, não há problema em o cão comer ocasionalmente ovo cozido misturado à alimentação habitual. Não ofereça cru ou mal cozido já que o risco de contaminação por salmonela é grande.

ALIMENTOS PROIBIDOS

Chocolate

É uma tentação para humanos, mas para os cachorros nem pensar! O chocolate contém uma substância denominada metilxantina. Ingerida em grandes quantidades causa vômitos, diarréia, batimentos cardíacos irregulares, convulsões e até mesmo óbito.

Cebola

Jamais ofereça ao seu cãozinho. A cebola pode provocar danos às células vermelhas do sangue.

Uva passa

Deliciosa para os humanos, mas muito tóxica para os cães. Pode provocar insuficiência renal.

Abacate

A fruta em si, sementes e cascas possuem uma toxina chamada persin. Nos cães elas causam dores de estômago e dificuldades para respirar.

Álcool

Se já é ruim para humanos, para cachorros nem pensar! Mesmo uma pequena quantidade pode levar o cão a ter vômitos, diarréia, convulsões e nos casos mais graves, óbito.



Gostaria de receber histórias sobre cachorros no Facebook? Clique para curtir o Cães Online
Receba atualizações do Cães Online no seu email,
ganhe brindes e participe de promoções!
É gratuito!

Comente