Border Collie – Características da raça, fotos e vídeos

A raça Border Collie é relativamente nova, sendo que seu surgimento data de cem anos atrás, na Grã-Bretanha. Ao contrário do que acontece com a grande maioria das raças, em que o desenvolvimento do tipo físico é mais importante, com os exemplares desta raça o trabalho sempre foi o que mais interessou para firmar os padrões da raça, ou seja, os cães mais habilidosos para exercer certas tarefas eram os escolhidos para a reprodução.

Os cachorros de raça Border Collie são exímios cães pastores e em função desta habilidade em seu país de origem acontecem diversas competições entre os melhores cães de pastoreio.

Características – Padrões da raça Border Collie

Em função do desempenho para o trabalho ter sido sempre priorizado, não há um padrão rígido para a raça no que se trata às suas características físicas. Há diversas tonalidades aceitas para a pelagem, entre preto, marrom e vermelho sobre um fundo branco, sendo que esta cor nunca deverá ser a predominante. A pelagem pode ser tanto curta quanto longa.

A altura dos machos deverá ser de 53 centímetros a partir da cernelha, e as fêmeas deverão ser um pouco menores.

Alguns problemas oculares são bastante comuns aos cachorros desta raça, como por exemplo a Atrofia Progressiva da Retina, e também a Anomalia do Olho do Collie, uma disfunção que acarreta o descolamento da retina.

Temperamento da raça Border Collie

Os Border Collies, como exímios cães de pastoreio que são, muitas vezes quando não estão exercendo esta função tendem a pastorear tudo o que se mova, inclusive crianças, mordiscando suas canelas como forma de orientá-las sobre qual caminho devem seguir. Em função desta característica de vocação para o trabalho os exemplares da raça odeiam não ter o que fazer, e se não têm como gastar sua energia acabam por roer móveis e bagunçar a casa.

Ainda por conta disto os cachorros de raça Border Collie não foram feitos para serem criados em ambientes pequenos, e mesmo que vivam em casas com quintais é importantíssimo que sejam feitos diversos passeios ao dia.

De acordo com uma pesquisa os Border Collies são os cachorros mais inteligentes do mundo e não raramente são escolhidos para atuar como estrelas de comerciais de TV. Em função de sua inteligência os exemplares da raça aprendem o que lhes é ensinado com muita rapidez, mas é importante que o dono seja firme e consistente, caso contrário eles aprenderão facilmente a fazer o que não é correto.

Como os Border Collies são cachorros bastante ativos eles são excelentes competidores de agillity, tendo inclusive uma modalidade exclusiva da raça, em função do desempenho fora do comum.

Os exemplares da raça costumam ser bastante sociáveis, convivendo em harmonia tanto com pessoas quanto com outros animais.

Dicas e cuidados com a raça Border Collie

Os cachorros desta raça devem tomar banho uma vez por mês e caso o pelo seja longo é indicado que o cão seja escovado diariamente para evitar a formação de nós.

Fotos da raça Border Collie

Vídeos da raça Border Collie

70 Comentários

Deixe uma resposta