Border Collie – Características da raça, fotos e vídeos

A raça Border Collie é relativamente nova, sendo que seu surgimento data de cem anos atrás, na Grã-Bretanha. Ao contrário do que acontece com a grande maioria das raças, em que o desenvolvimento do tipo físico é mais importante, com os exemplares desta raça o trabalho sempre foi o que mais interessou para firmar os padrões da raça, ou seja, os cães mais habilidosos para exercer certas tarefas eram os escolhidos para a reprodução.

Os cachorros de raça Border Collie são exímios cães pastores e em função desta habilidade em seu país de origem acontecem diversas competições entre os melhores cães de pastoreio.

Características – Padrões da raça Border Collie

Em função do desempenho para o trabalho ter sido sempre priorizado, não há um padrão rígido para a raça no que se trata às suas características físicas. Há diversas tonalidades aceitas para a pelagem, entre preto, marrom e vermelho sobre um fundo branco, sendo que esta cor nunca deverá ser a predominante. A pelagem pode ser tanto curta quanto longa.

A altura dos machos deverá ser de 53 centímetros a partir da cernelha, e as fêmeas deverão ser um pouco menores.

Alguns problemas oculares são bastante comuns aos cachorros desta raça, como por exemplo a Atrofia Progressiva da Retina, e também a Anomalia do Olho do Collie, uma disfunção que acarreta o descolamento da retina.

Temperamento da raça Border Collie

Os Border Collies, como exímios cães de pastoreio que são, muitas vezes quando não estão exercendo esta função tendem a pastorear tudo o que se mova, inclusive crianças, mordiscando suas canelas como forma de orientá-las sobre qual caminho devem seguir. Em função desta característica de vocação para o trabalho os exemplares da raça odeiam não ter o que fazer, e se não têm como gastar sua energia acabam por roer móveis e bagunçar a casa.

Ainda por conta disto os cachorros de raça Border Collie não foram feitos para serem criados em ambientes pequenos, e mesmo que vivam em casas com quintais é importantíssimo que sejam feitos diversos passeios ao dia.

De acordo com uma pesquisa os Border Collies são os cachorros mais inteligentes do mundo e não raramente são escolhidos para atuar como estrelas de comerciais de TV. Em função de sua inteligência os exemplares da raça aprendem o que lhes é ensinado com muita rapidez, mas é importante que o dono seja firme e consistente, caso contrário eles aprenderão facilmente a fazer o que não é correto.

Como os Border Collies são cachorros bastante ativos eles são excelentes competidores de agillity, tendo inclusive uma modalidade exclusiva da raça, em função do desempenho fora do comum.

Os exemplares da raça costumam ser bastante sociáveis, convivendo em harmonia tanto com pessoas quanto com outros animais.

Dicas e cuidados com a raça Border Collie

Os cachorros desta raça devem tomar banho uma vez por mês e caso o pelo seja longo é indicado que o cão seja escovado diariamente para evitar a formação de nós.

Fotos da raça Border Collie

Vídeos da raça Border Collie

81 Comentários

Deixe um comentário
  1. preciso com urgencia de um cachorrinho dessa raça, pois o meu morreu a tres meses e a minha filha chora muito. ele ja tinha 12 anos . alguem tiver como doar um pra ela fico muito agradecida, de coração. será muito bem cuidado e terá muito carinho…

  2. esse site é muito bom
    quero um border
    ele é perfeito para mim, quero ser uma treinadora e um border vai me ajudar muito nisso, como estudo a noite, tenho o dia inteiro para dedicar a ele, vou passear com ele e treina-lo em obediência e no agility, meu border sera muito bem cuidado!
    eu só preciso conseguir um
    =/

    • Olá Ana! Já encontrou seu border collie? Temos um. seu nome é Lobinho. Tem cinco anos e está na nossa familia desde que tinha um mes. Mudamos para um apto. e Lobinho não está se adaptando com o pouco espaço.Se ainda tiver interesse entre em contato comigo. Marlene

  3. hehe eu achei lindo acabei de compra 1 quero ensinar alguns truques para ele rss
    como pega a bolinha e talz achei lindo eles e paguei apenas 350 reais

  4. Eu acho que tenho um border, ganhei da minha amiga, sou de Recife, mas meu Border não tem muito pelos, só tem 19 dias, alguém pode me dizer porque? Com quantos anos ou dias nascem pelos Lindos e grandes? Alguém me diga por favor, aqui mesmo nesse site!!!

  5. Estou sofrendo mto com a morte do meu bichinho o nome dele era Toby chamava-o de tobynho ele tinha 10 anos. Meu Deus… como e ruim perder um bichinho de estimação tão querido como ele era. se alguém puder me doar um da mesma raça serei grata (81)96341609

    • Eu tenho um,que é a coisa mais linda com quase três anos,e estou procurando alguém que queira doá-lo,e que cuide muito bem dele,pois sofro em fazer isso.

  6. tenho um border e nao acredito q tenha um cão mais inteligent q eles… pensa so , vc entra na porteira de uma campo e eles olham pra o gado ou pras ovelhas e qndo vc menos espera estao ali com o rebanho,,,tenho e vo ter mais…abraço

  7. eu adoro animai mais amo o cachorro border collie minha mae vai comprar um filhote para min eu choro todo dia tentando ter um mai minha mae falou que eu vou ter um nocachorrinho border colli o mais inteligente do mundooooooooooooooooooooooooooooo

  8. Eu adoraria ter um border collie, pois temos umas vacas e eu quebrei o meu tornozelo direito quando fui ajudar a tocar para mangueira.Preciso de uma ou um parceiro para camperiar. Tive câncer e tenho medo de cair e bater com minha prótese, mas preciso ajudar a tocá-las.
    Se souberes de alguém que queira doar, moro no RS.
    Obgda
    Ines

  9. Tenho um macho mto lindo com 5 meses aqui no Rio e busco uma cadelinha para cruzarem em breve. Que quiser conhece-lo nos adicione no facebook. O perfil esta como Buddy Wieser

  10. Olá.. Comprei um Border e ele está com 4 meses.. Queria tirar uma duvida com
    vcs criadores da raça, O meu border, ele tem um, tipo [ GALO ] na cabeça. Queria saber se é normal pq ele ainda é filhote? Agradeço muito.

  11. Boa noite!Pelo amor de Deus, estou desesperada a procura de alguém me doe um filhote de collie ou border collie.Perdi o meu filho(cão),fez 1 mês dia 08 de julho de 2013,ele tinha 14 anos,estou sofrendo muito.Quero muito ter um das mesmas características dele,pois o prometi(eu me deitei ao lado dele,quando ele estava morrendo,pois eu coloquei meu edredom do lado dele,e disse q teria outro igual a ele.Pois não tenho condições de comprar, o Fluck eu ganhei de um amigo.Ele veio para minha companhia com 2 meses de idade.Não tenho outro cão,pois o Fluck era tratado como filho,filho mimado.Tenho fé em Deus que irei conseguir algum anjo aqui na terra que me doe um.Sei que Deus ira me abençoa.Eu não tenho filho,por isso meus animais são meus filhos,me apego tanto.Por favor,se vc souber o que é sofrer pela perda de um filho,vc entendera o que estou passando.Se vc puder me doar,eu moro no estado do Rio, se tiver algum no Rio de Janeiro ou no Estado, tenho como buscar,mais no caso se for de outro estado,ele pequeno,não fica tão caro para traze-lo de avião correto?O meu era branco com amarelo,mais se eu conseguir dessa raça,pode ser qualquer cor.Preferia macho filhote ou adulto ate e ate 2 anos,pois quanto mais novo melhor,para poder viver comigo por muitos anos,igual o meu filhinho Fluck viveu.Que Deus abençoe sua vida mais e mais. Vc pode mandar foto dele para o meu e-mail,por favor?Qual a idade dele? Obrigada!Aguardo seu retorno.

  12. TENHO DOIS FILHOS, UM DE 6 E OUTRO DE 9 QUE ESTAO DOIDOS POR UM CACHORRINHO, E O MEU MAIS VELHO QUERIA MUITO UM BORDER COLLIE, SE ALGUÉM TIVER UM FILHOTE PARA DOAR PODE TER CERTEZA QUE SERA MUITO AMADO POR DUAS CRIANÇAS ABENÇOADAS. DESDE JÁ AGRADEÇO.

  13. Olá… moro no Rio de Janeiro, gostaria de saber como faço para adquirir um border-collie, algum canil de confiança, e a faixa de preço. Tenho uma fêmea da raça pinche que esta com quinze anos, pelas pesquisa que fiz essa raça se adaptar bem a outros cachorros.
    Muito obrigada, aguardo resposta

  14. Tenho um Border collie de 2 anos. Ele é puro, tem pais lindos, a mãe é preta e branca, o pai dele é de três cores e ele, o meu BOBBY é preto e branco, ele é lindo.

  15. Moro em Alfenas-Sul de Minas. Adoro o meu border e também tenho um lhasa que aos dois anos teve uma doença que destruia o sistema nervoso rapidamente. Fizemos um tratamento com muitos remédios e vacinas para estimular a imunidade. Como o lhasa (Marley) perdeu os movimentos das patas traseiras e o controle mictório também, eu adquiri o Bobby para ajudar nas sessões de fisioterapia que eu realizava no Marley. O resultado foi maravilhoso, até mesmo os veterinários (Douglas e Julia) que tratavam o lhasa, admiraram de ve lo forte e com os movimentos normais. Hoje, eles são amigos e o Marley está totalmente recuperado. Graças aos doutores citados acima e ao BOBBY (border collie)

  16. bom dia, gostaria de saber se alguem tem algum cão da raça boder collie para doar pois tenho um,a fêmea morreu e gostaria de um macho para fazer companhia para o que ficou.se alguem tiver por favor entrem em contato obrigado.

  17. bom dia sou walker alguem tem uma femea para doar tem um macho ele fiaca muito sozinho ele prescisa de uma companheira onde eu moro a raça border collie quase nao encontro se alguem puder doar ou vender barato obrigado

  18. Olá,

    Alguém conhece contato de canil para venda de border collie em Curitiba ou região (até mesmo Joinville, viajaria para comprar o cachorro)? Ou então alguém que queira doar ou vender um filhote?

  19. Oi gostaria de saber se tem uma cachorrinha raça border collie fêmea por doação pois perdi uma e estou sofrendo muito se tiver entre em contato cmg Residência: 30162790 cel: 11946354425(whats)

  20. Minha cadela teve 6 filhotes (todos já doados) e gostaria de saber quanto tempo devo esperar, para castrá-la. Agradeceria muito pela informação. Abrs. Cleide.

  21. Senhores,
    Como faço para conseguir um casal dessa raça de cães Border Coolie branco e preto, uma vez que moro em Pilão Arcado – Bahia.

  22. Boa tarde pessoal, meu cachorro morreu, gostaria de saber se alguém tem um Border Collie que queira doar. Sou de Bom Despacho MG, meu what zaap (37) 8424-5545 ou 9143-4697. Obrigado

  23. Boa tarde, sou facinado por esta raça de caes, tenho um preto com lista branca…..más, eu gostaria de aprender a ensina-lo a fazer coisas e nao sei como é..

    Vocês sabem de algum curso?

  24. Olá adotamos uma mocinha que estava sofrendo maus tratos . O antigo dono disse que ela é uma border Collie . O que me intriga é que ela é toda branca com um olho pirata marrom e as orelhas cheias de manchas marrom , qdo a pegamos ela estava com 7 meses agora está com 9 e percebi que está aparecendo manchas marrom claras pelo corpo dela os olhos dela são azuis claros . E ela é bem teimosa kkkk tem essas características nos border???

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *