Você está aqui: Home > Raças > Border Collie – Características da raça, fotos e vídeos

Border Collie – Características da raça, fotos e vídeos



A raça Border Collie é relativamente nova, sendo que seu surgimento data de cem anos atrás, na Grã-Bretanha. Ao contrário do que acontece com a grande maioria das raças, em que o desenvolvimento do tipo físico é mais importante, com os exemplares desta raça o trabalho sempre foi o que mais interessou para firmar os padrões da raça, ou seja, os cães mais habilidosos para exercer certas tarefas eram os escolhidos para a reprodução.

Os cachorros de raça Border Collie são exímios cães pastores e em função desta habilidade em seu país de origem acontecem diversas competições entre os melhores cães de pastoreio.

Border Collie   Características da raça, fotos e vídeos

Características – Padrões da raça Border Collie

Em função do desempenho para o trabalho ter sido sempre priorizado, não há um padrão rígido para a raça no que se trata às suas características físicas. Há diversas tonalidades aceitas para a pelagem, entre preto, marrom e vermelho sobre um fundo branco, sendo que esta cor nunca deverá ser a predominante. A pelagem pode ser tanto curta quanto longa.

Border Collie   Características da raça, fotos e vídeos

A altura dos machos deverá ser de 53 centímetros a partir da cernelha, e as fêmeas deverão ser um pouco menores.

Alguns problemas oculares são bastante comuns aos cachorros desta raça, como por exemplo a Atrofia Progressiva da Retina, e também a Anomalia do Olho do Collie, uma disfunção que acarreta o descolamento da retina.

Temperamento da raça Border Collie

Os Border Collies, como exímios cães de pastoreio que são, muitas vezes quando não estão exercendo esta função tendem a pastorear tudo o que se mova, inclusive crianças, mordiscando suas canelas como forma de orientá-las sobre qual caminho devem seguir. Em função desta característica de vocação para o trabalho os exemplares da raça odeiam não ter o que fazer, e se não têm como gastar sua energia acabam por roer móveis e bagunçar a casa.

Ainda por conta disto os cachorros de raça Border Collie não foram feitos para serem criados em ambientes pequenos, e mesmo que vivam em casas com quintais é importantíssimo que sejam feitos diversos passeios ao dia.

De acordo com uma pesquisa os Border Collies são os cachorros mais inteligentes do mundo e não raramente são escolhidos para atuar como estrelas de comerciais de TV. Em função de sua inteligência os exemplares da raça aprendem o que lhes é ensinado com muita rapidez, mas é importante que o dono seja firme e consistente, caso contrário eles aprenderão facilmente a fazer o que não é correto.

Como os Border Collies são cachorros bastante ativos eles são excelentes competidores de agillity, tendo inclusive uma modalidade exclusiva da raça, em função do desempenho fora do comum.

Os exemplares da raça costumam ser bastante sociáveis, convivendo em harmonia tanto com pessoas quanto com outros animais.

Dicas e cuidados com a raça Border Collie

Border Collie   Características da raça, fotos e vídeos

Os cachorros desta raça devem tomar banho uma vez por mês e caso o pelo seja longo é indicado que o cão seja escovado diariamente para evitar a formação de nós.

Fotos da raça Border Collie

Vídeos da raça Border Collie

GRÁTIS: Receba atualizações por Email:

Cadastre seu email e receba atualizações do Cães Online no seu e-mail. É grátis!

62 Comentários para “Border Collie – Características da raça, fotos e vídeos”

  1. mara disse:

    quero mais não posso comprar

    • ivan julio disse:

      Oi mara,eu tenho um B.Collie macho e to procurando uma femea pr cruzar,se vc me ajudar te dou metade…como eles sao parentes do pastor alemao entao eu acho q pode acontecer d dar serto tmbm…bjosss,aguardo resss

    • lauro disse:

      tenho cinco filhotes de border collie(Nascidos há uma semana) e uma com tres meses- se quiser posso lhe doar um( tel 19 32715819 e 19- 8335 0000)

  2. Al30 disse:

    Onde posso achar um canil em Salvador?

  3. mara dias disse:

    preciso com urgencia de um cachorrinho dessa raça, pois o meu morreu a tres meses e a minha filha chora muito. ele ja tinha 12 anos . alguem tiver como doar um pra ela fico muito agradecida, de coração. será muito bem cuidado e terá muito carinho…

  4. Ana Paula disse:

    esse site é muito bom
    quero um border
    ele é perfeito para mim, quero ser uma treinadora e um border vai me ajudar muito nisso, como estudo a noite, tenho o dia inteiro para dedicar a ele, vou passear com ele e treina-lo em obediência e no agility, meu border sera muito bem cuidado!
    eu só preciso conseguir um
    =/

  5. Hugo disse:

    hehe eu achei lindo acabei de compra 1 quero ensinar alguns truques para ele rss
    como pega a bolinha e talz achei lindo eles e paguei apenas 350 reais

  6. Eu acho que tenho um border, ganhei da minha amiga, sou de Recife, mas meu Border não tem muito pelos, só tem 19 dias, alguém pode me dizer porque? Com quantos anos ou dias nascem pelos Lindos e grandes? Alguém me diga por favor, aqui mesmo nesse site!!!

  7. vitoria disse:

    eu tenho uma muito linda adora jogar bola lindissima!!! =D

  8. barbara amaro fabri disse:

    Eu gosto muito da raça Border Collie ,logo vou comprar um macho.

  9. RAFAELA disse:

    Estou sofrendo mto com a morte do meu bichinho o nome dele era Toby chamava-o de tobynho ele tinha 10 anos. Meu Deus… como e ruim perder um bichinho de estimação tão querido como ele era. se alguém puder me doar um da mesma raça serei grata (81)96341609

    • Luciana disse:

      Eu tenho um,que é a coisa mais linda com quase três anos,e estou procurando alguém que queira doá-lo,e que cuide muito bem dele,pois sofro em fazer isso.

  10. luiz roberto de paula disse:

    tenho um border e nao acredito q tenha um cão mais inteligent q eles… pensa so , vc entra na porteira de uma campo e eles olham pra o gado ou pras ovelhas e qndo vc menos espera estao ali com o rebanho,,,tenho e vo ter mais…abraço

  11. Mariana disse:

    Queremos comprar uma fêmea branca e preta em são Paulo. Se alguém tiver, entrar em contato. Obrigdaa

  12. eu gostaria de adotar um cão border collie

  13. Juliana disse:

    Estou doando um border collie macho castrado. Preto e branco, 1,5 anos.
    Raça pura.

  14. amanda disse:

    eu tenho um border collie femia estes cochorros super brincalhao!

  15. Daniella disse:

    Tenho um bebe de 1 aninho e ganhei um filhote de border collie. Essa raça se dá bem com bebês?
    Obrigada.

  16. Jair Prado disse:

    hehehe achei lindo , comprei um por apenas R$100 . kk’

  17. Pedro disse:

    tenho 9 anos e gostaria de ter um border collie mas nao posso comprar se alguem quiser me doar uma eu agradeço. Pedro.

  18. elvis disse:

    preciso de um border macho………

  19. claudia amaro disse:

    eu adorei os videos do border collie é muito legal

  20. claudia amaro disse:

    eu adoro animai mais amo o cachorro border collie minha mae vai comprar um filhote para min eu choro todo dia tentando ter um mai minha mae falou que eu vou ter um nocachorrinho border colli o mais inteligente do mundooooooooooooooooooooooooooooo

  21. claudia amaro disse:

    eu amo animai o border collie e dos primeiros do mudo amo o cachorro border collie ele e oamor da minha vida e senpre vai ser

  22. nao tenho dinheiro para comprar um cachorrinho

  23. carla peres disse:

    tenho um b.collie naminha casa mais vou comprar oque vc e

  24. allan disse:

    acabei de ganhar um é muito lindo!

  25. Cecilia disse:

    Preciso muuuito de um macho Border collie para cruzar com minha fêmea, moro em Salvador, é tão difícil achar essa raça aqui ):

  26. Ines disse:

    Eu adoraria ter um border collie, pois temos umas vacas e eu quebrei o meu tornozelo direito quando fui ajudar a tocar para mangueira.Preciso de uma ou um parceiro para camperiar. Tive câncer e tenho medo de cair e bater com minha prótese, mas preciso ajudar a tocá-las.
    Se souberes de alguém que queira doar, moro no RS.
    Obgda
    Ines

  27. Jose Guilherme disse:

    Olá, Tenho um dorber collin de 4 anos macho, estou procurando uma femea para cruzar, Moro em Santa Isabel SP. se alguem estiver interessado entre en contato jose.guilherme54@hotmail.com

  28. Ana Carolina disse:

    Tenho um macho mto lindo com 5 meses aqui no Rio e busco uma cadelinha para cruzarem em breve. Que quiser conhece-lo nos adicione no facebook. O perfil esta como Buddy Wieser

  29. Vanessa disse:

    Olá.. Comprei um Border e ele está com 4 meses.. Queria tirar uma duvida com
    vcs criadores da raça, O meu border, ele tem um, tipo [ GALO ] na cabeça. Queria saber se é normal pq ele ainda é filhote? Agradeço muito.

  30. leticia ferraz disse:

    esta raça de caes é muitto linda!

  31. Karin perdigao disse:

    Olá, gostaria de saber a partir de que idade o filhote pode ser adestrado

  32. Wagner Souza disse:

    Moro em Hortolândia-sp , estou a procura de um filhote de border collie para dar de presente
    para meu filho, quem saber onde posso encontrar por favor me avise pelo meu e-mail
    wagner_kk08@hotmail.com, grato.

  33. Mônica disse:

    Boa noite!Pelo amor de Deus, estou desesperada a procura de alguém me doe um filhote de collie ou border collie.Perdi o meu filho(cão),fez 1 mês dia 08 de julho de 2013,ele tinha 14 anos,estou sofrendo muito.Quero muito ter um das mesmas características dele,pois o prometi(eu me deitei ao lado dele,quando ele estava morrendo,pois eu coloquei meu edredom do lado dele,e disse q teria outro igual a ele.Pois não tenho condições de comprar, o Fluck eu ganhei de um amigo.Ele veio para minha companhia com 2 meses de idade.Não tenho outro cão,pois o Fluck era tratado como filho,filho mimado.Tenho fé em Deus que irei conseguir algum anjo aqui na terra que me doe um.Sei que Deus ira me abençoa.Eu não tenho filho,por isso meus animais são meus filhos,me apego tanto.Por favor,se vc souber o que é sofrer pela perda de um filho,vc entendera o que estou passando.Se vc puder me doar,eu moro no estado do Rio, se tiver algum no Rio de Janeiro ou no Estado, tenho como buscar,mais no caso se for de outro estado,ele pequeno,não fica tão caro para traze-lo de avião correto?O meu era branco com amarelo,mais se eu conseguir dessa raça,pode ser qualquer cor.Preferia macho filhote ou adulto ate e ate 2 anos,pois quanto mais novo melhor,para poder viver comigo por muitos anos,igual o meu filhinho Fluck viveu.Que Deus abençoe sua vida mais e mais. Vc pode mandar foto dele para o meu e-mail,por favor?Qual a idade dele? Obrigada!Aguardo seu retorno.

  34. EMANUELLE disse:

    TENHO DOIS FILHOS, UM DE 6 E OUTRO DE 9 QUE ESTAO DOIDOS POR UM CACHORRINHO, E O MEU MAIS VELHO QUERIA MUITO UM BORDER COLLIE, SE ALGUÉM TIVER UM FILHOTE PARA DOAR PODE TER CERTEZA QUE SERA MUITO AMADO POR DUAS CRIANÇAS ABENÇOADAS. DESDE JÁ AGRADEÇO.

  35. Angela disse:

    Olá… moro no Rio de Janeiro, gostaria de saber como faço para adquirir um border-collie, algum canil de confiança, e a faixa de preço. Tenho uma fêmea da raça pinche que esta com quinze anos, pelas pesquisa que fiz essa raça se adaptar bem a outros cachorros.
    Muito obrigada, aguardo resposta

  36. Aline disse:

    Monica…você já arrumou outra cachorrinho?

  37. Cláudia Marques disse:

    Tenho um Border collie de 2 anos. Ele é puro, tem pais lindos, a mãe é preta e branca, o pai dele é de três cores e ele, o meu BOBBY é preto e branco, ele é lindo.

  38. Cláudia Marques disse:

    Moro em Alfenas-Sul de Minas. Adoro o meu border e também tenho um lhasa que aos dois anos teve uma doença que destruia o sistema nervoso rapidamente. Fizemos um tratamento com muitos remédios e vacinas para estimular a imunidade. Como o lhasa (Marley) perdeu os movimentos das patas traseiras e o controle mictório também, eu adquiri o Bobby para ajudar nas sessões de fisioterapia que eu realizava no Marley. O resultado foi maravilhoso, até mesmo os veterinários (Douglas e Julia) que tratavam o lhasa, admiraram de ve lo forte e com os movimentos normais. Hoje, eles são amigos e o Marley está totalmente recuperado. Graças aos doutores citados acima e ao BOBBY (border collie)

  39. lilian disse:

    bom dia, gostaria de saber se alguem tem algum cão da raça boder collie para doar pois tenho um,a fêmea morreu e gostaria de um macho para fazer companhia para o que ficou.se alguem tiver por favor entrem em contato obrigado.

  40. sabrina braga gonçalves brigida disse:

    gostei muito do blog ,e a minha cachorra vai ter buder colli.sabrina de 9 anos

  41. esta raça e linda esse cachorro e muito fofo juro

  42. ola pessoal olha eu vivo em Angola.
    eu tenho 14 filhote de Border Collie a venda.

  43. Gabriela disse:

    Vamos comprar galera.. é muito facil ficar pedindo doação!

  44. Alexandra disse:

    Tenho dois para doar.uma femea e um macho.estao com 5 meses com todas as vacinas.se alguem quiser entrar em contato com 35 88061640

  45. walker disse:

    bom dia sou walker alguem tem uma femea para doar tem um macho ele fiaca muito sozinho ele prescisa de uma companheira onde eu moro a raça border collie quase nao encontro se alguem puder doar ou vender barato obrigado

Faça o seu Comentário