Cães e gatos de Porto Alegre ganham um posto de saúde gratuito

A Unidade de Saúde Animal Victória entrou em funcionamento em 02 de março.

Uma parceria exitosa da prefeitura de Porto Alegre e uma empresa privada garantiu aos cães e gatos de Porto Alegre um posto de saúde somente para eles. Por falta de licenças necessárias, o posto que foi inaugurado há um ano só começou a funcionar efetivamente no início do mês de março/2018. Anteriormente, na mesma área, porém em outro imóvel, também eram realizados atendimentos. Agora com o investimento de R$ 7 milhões, a meta é qualificar o atendimento aos bichinhos.

O serviço é direcionado a pessoas que são assistidas pelo Bolsa-Família, inscritos no NIS, protetores de animais cadastrados no município, acumuladores de animais acompanhados pelo município e animais resgatados em ações realizadas nas comunidades.

O espaço é amplo com 1,6 mil metros quadrados, localizado na Estrada Bérico José Bernardes, 3489, no bairro Lomba do Pinheiro. Na primeira semana foram muitos os atendimentos – 59 consultas clínicas e 13 cirurgias. O foco é a esterilização, contudo procedimentos como desobstrução intestinal, amputações, retirada do olho e extração de bicheiras de cães e gatos também são realizados.

As pessoas interessadas nos serviços da Unidade Victória podem solicitar os atendimentos através do telefone da prefeitura, número 156. No entanto, a Coordenadora do posto de saúde, Viviane Diogo, relata que 1/3 dos tutores contemplados com as consultas não comparecem e não costumam avisar. Viviane salienta que não informar que não poderão ir à consulta pode acarretar a perda do serviço.

Os atendimentos são realizados de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h30min e qualquer desistência deve ter um aviso prévio de 24 horas de antecedência. São oito veterinários trabalhando em dois turnos. O posto conta com quatro consultórios, cinco salas de cirurgia, alas para internação, setores de quimioterapia e de exames de imagem, laboratório para análises clínicas e salas para reuniões.

Com cerca de 40 consultas diárias, pode-se dizer que o posto de saúde Victória está cumprindo com sua missão.

Gostou? Compartilhe para que mais iniciativas assim surjam no Brasil.

Fonte: gauchazh.clicrbs.com.br

Um comentário

Deixe um comentário
  1. Este site é um dos melhores senão o melhor site que já visitei na Internet, pois conta relatos de enorme impacto sobre quem não pode reagir racional em relação a quem os despreza racionalmente. Por isso quero deixar aqui os meus agradecimentos por existir um site deste género e desta grandeza de espírito existencial. Obrigado e bem hajam.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *