Cães negligenciados são resgatados em estacionamento

Você não vai acreditar no estado em que eles se encontravam.

Quem conhece a raça Lhasa Apso, sabe o quanto eles são peludos e graciosos. Porém, a negligência de um homem deixou seus cinco cães praticamente irreconhecíveis. Choque e surpresa. Esta foi a reação de uma equipe de voluntários do abrigo Critter Mama Rescue, Inc, em Ruskin, Flórida.

Tudo começou em fevereiro de 2017. O dono dos animais procurou o fundador do grupo pedindo ajuda. Ele possuía cinco Lhasas Apso, mas seu senhorio não sabia da existência deles. Caso isso acontecesse, talvez a situação ficasse complicada. O encontro com Robin Roberts aconteceu em um estacionamento.

Robin aceitou receber os animais. Ele acreditava que os cães estariam em bom estado de saúde e cuidados. Mas quando o dono tirou de dentro da Van o primeiro cão, Robin e os voluntários ficam horrorizados com o que viram.

O pelo cobria o corpo inteiro dos animais. Não era possível distinguir onde estavam seus rostos ou pés. Os pobres cães não conseguiam sequer enxergar. Os pelos também impediam que eles caminhassem. O cheiro de fezes, urina e sujeira se espalhou pelo estacionamento. Os voluntários mal podiam respirar.

Robin constatou que seu abrigo não daria conta dos Lhasa e entrou em contato com Rick Chaboudy, Diretor-Executivo da Suncoast Animal League (SAL). As necessidades dos cães (quatro meninas e um menino) eram tão complexas que foi preciso removê-los para este abrigo, maior e mais bem equipado.

Rick conta que nunca viu, em trinta anos na função de resgate, cães tão negligenciados como aqueles. Os animais foram levados até Clint Wilson, um cabeleireiro de cães envolvido também em casos de resgate. Foram necessárias muitas horas para tirar os animais daquela situação tão precária.

Foi bem complicado. Um dos cães tinha a orelha presa na cabeça. Os cinco centímetros de pelos impediam que eles caminhassem. Fezes e urina fizeram crostas nos pelos. As unhas estavam enormes e feriam a pele.

Depois que a parte estética foi resolvida, chegou a vez de verificar o estado real de saúde de cada um. Os animais nunca haviam sido levados a um veterinário na vida. Parasitas internos e externos, infecções na pele, olhos e ouvidos, desnutrição e uma séria doença nos dentes. A lista de problemas era grande. O veterinário constatou que os cães teriam em torno de dez anos de vida. Duas das fêmeas haviam parido bebês seguidamente.

Os dentes podres tiveram que ser extraídos e a esterilização dos cinco foi providenciada. Todos tinham problemas sérios. Helen foi descoberta com uma infecção no útero quando foi castrada. Lilly teve tumores mamários removidos (mais tarde foi comprovado que eram malignos). Sequoia tinha um buraco na córnea. Os olhos de todos apresentam graves problemas. Quem não era cego, enxergava muito mal.

Evidente que um caso destes tinha que vir a público. Quando os Cinco Fabulosos, como ficaram conhecidos, recuperaram-se das suas cirurgias, começaram a aparecer nas notícias locais. Logo as pessoas passaram a interagir com os cães. E eles ganharam fãs! Todos os dias os novos amigos dos animais aguardavam ansiosamente a atualização das novidades. Eles chegaram a receber mensagens de pessoas da Escócia e do Reino Unido.

Rick conta que durante anos os cinco foram prisioneiros dos seus próprios corpos, vítimas de uma negligência severa. Mas a SAL felizmente conseguiu salvá-los de um destino bem cruel. Foram necessárias seis semanas, um tempo relativamente curto, para os cães estarem aptos a buscarem um novo lar. No último dia 02/04 foi organizado uma angariação de fundos para custear os US $ 6000 gastos com o tratamento dos cães. O evento foi bem comovente. Fotos e vídeos mostraram a situação dos cães desde o momento do resgate.

Sissy foi adotada por Glorya Phillips. Depois de sofrer muito com a perda de um cão, ela soube que Sissy seria ideal para preencher o espaço vazio do seu coração.

Aquiles foi adotado por Yvette e Jim Klausch. O casal garantiu que ele jamais teria outro dia ruim na sua vida.

Helen ganhou uma nova mamãe. Gloria Scott já cuida de vários animais com necessidades especiais.

Kim Tutsch adotou Lilly e agora ela terá mais três irmãos.

Sequoia foi para a casa de Mila Miller e terá a companhia de mais quatro gatos.

Rick Chaboudy narrou a experiência na sua página do Facebook. “Tivemos a melhor tarde de ontem celebrando a jornada, as adoções e o início das novas vidas dos Cinco Fabulosos. Nós rimos, choramos, aplaudimos e depois dissemos adeus.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *