Cão protege criança de frio congelante até a chegada dos socorristas

Uma criança de três anos se perdeu na neve, mas um cão protegeu-a e aqueceu-a até a chegada do resgate.

Esta é mais uma história que serve para comprovar a lealdade dos cães. Uma menina polonesa ficou presa fora de casa, em pleno inverno europeu. Fazia um frio enregelante. Por sorte da criança e da família, o cão da casa sabia exatamente o que fazer.

Em certa noite de fevereiro de 2013, Júlia e seu cão de estimação desapareceram misteriosamente. Imediatamente, os pais e os vizinhos – mais de 200 pessoas – se organizaram em uma busca pelas imediações. A menina, no entanto, só foi encontrada na manhã do dia seguinte, ao lado do seu fiel companheiro.

O resgate da criança

Júlia estava vagando, talvez por várias horas, em uma região pantanosa a alguns quilômetros da sua casa, no vilarejo de Pierzwin, no sul do país. Ao encontrá-la, os bombeiros verificaram que a menina estava encharcada e demonstrava sinais de congelamento. O cão Czarek (sem raça definida), no entanto, postou-se junto dela, impedindo uma tragédia maior: ele a aqueceu, permitindo que Júlia conseguisse superar a noite de pesadelo.

cao-protege-julia-1

Os pais de Júlia disseram às autoridades que haviam deixado a menina brincando com o cachorro no jardim da casa. Quando foram chamá-la para o jantar, descobriram que ela havia desaparecido, juntamente com Czarek. Os bombeiros a localizaram ao ouvirem a garota chorando e chamando pela mãe. De acordo com a família, a menina e o cachorro sempre foram inseparáveis.

De acordo com o depoimento da avó, Danuta Balak, Júlia não ia a lugar nenhum sem o companheiro. “Quando em estava cuidando dela, ela sempre pedia para eu deixar Czarek entrar em casa e oferecia pedaços de pão para o animal”.

cao-protege-julia-2

A menina, perdida em uma região selvagem, estava traumatizada e amedrontada, mas o cão protegeu-a durante toda a madrugada. Não se afastou nem mesmo quando as temperaturas caíram abaixo de 0°C (a mínima do dia foi de 5°C negativos): ele permaneceu abraçado com a garotinha durante todo o tempo em que ela sofreu com o frio e a escuridão.

A menina foi levada para o hospital, onde pôde se recuperar da exposição ao frio congelante. Czarek não sofreu danos expressivos; depois de examinado por veterinários, foi liberado e pôde voltar para casa. De acordo com o bombeiro Grzegorz Szymanski, o calor do cachorro foi suficiente para manter Júlia viva – foi um fator primordial para a sobrevivência.

A história de Kyle

Histórias como estas não são obra do acaso. Em 2012, Kyle Camp, um garoto então com dez anos, portador de síndrome de Down, se perdeu em uma floresta no Alabama (EUA) e só não sofreu hipotermia porque quatro cães de estimação da família o envolveram e protegeram, fornecendo uma fonte mínima de calor para o menino.

cao-protege-kyle

Kyle desapareceu em uma noite de outubro. Ainda era outono, mas o Estado do Alabama apresenta clima frio e úmido durante a maior parte do ano. À noite, as temperaturas dificilmente ultrapassam os 10° C. O menino só foi encontrado 15 horas depois, aninhado entre os quatro filhotes. Mais de cem pessoas participaram das buscas.

Na Sibéria

Em setembro de 2016, Tserin Dopchut, ficou perdida durante três dias na taiga siberiana, uma região habitada por lobos e ursos. Ela sobreviveu comendo chocolates e aquecendo-se abraçada com seu cão de estimação. Tserin recebeu o apelido de Mógli (o menino-lobo do livro de Rudyard Kipling).

A criança, de três anos, desapareceu enquanto brincava com os cães de estimação da família em Khut (República de Tuva, uma das divisões administrativas da Rússia). Um deles acompanhou a “saga” da criança. Tserin chegou a improvisar uma cama junto a uma árvore.

O presidente de Tuva, Sholban Kara-Ool, anunciou a descoberta de Tserin através do seu blog. A criança foi encontrada há três quilômetros da vila em que reside. As operações de busca, que tiveram o apoio de um helicóptero, mobilizaram mais de cem pessoas, entre funcionários do governo federal, agentes de polícia, familiares e um conjunto de voluntários.

Veja o vídeo:



Gostaria de receber histórias sobre cachorros no Facebook? Clique para curtir o Cães Online
Receba atualizações do Cães Online no seu email,
ganhe brindes e participe de promoções!
É gratuito!

Também Recomendamos

01 Comentário

Comente