Você está aqui: Home > Raças > Collie – Características da raça, fotos e vídeos

Collie – Características da raça, fotos e vídeos



Não há registros precisos com relação à origem da raça Collie, embora existam várias suposições. Dentre as mais aceitas estão a de a raça tenha se originado de um cão de pastoreio usado pelos romanos e para que o padrão que existe hoje fosse atingido foram feitos cruzamentos entre raças como Greyhounds e Setter Irlandeses. Outra teoria aceita e bastante difundida é a de que os Collies tenham surgido na Escócia, com o objetivo de serem usados para pastorear ovelhas.

Collie   Características da raça, fotos e vídeos

Foi no ano de 1871 que os primeiros exemplares da raça Collie como conhecemos hoje foram apresentados em uma exposição e logo ganharam popularidade. A popularidade atingida na época, no entanto, nem se compara à alcançada em meados de 1940, quando o filme Lassie foi lançado.

Características – Padrões da raça Collie

Os cães da raça Collie são conhecidos em grande parte em função de sua vasta pelagem, formada por pelo e subpelo. Entre as cores aceitas pelas entidades de cinofilia brasileiras estão a marta, um bege claro, tricolor, normalmente preto, bege escuro e branco e azul merle, um cinza médio. Em todos os casos os cães devem apresentar manchas brancas ao redor do pescoço, nas patas e cauda.

A altura dos cães machos da raça Collie varia entre 56 e 61 centímetros e nas fêmeas a altura varia entre 51 e 56 centímetros. O peso tende a oscilar entre 20 a 30 quilos para os machos e entre 18 a 25 quilos para as fêmeas.

Collie   Características da raça, fotos e vídeos

Entre as doenças comuns entre os Collies estão o Collie Nose, em que a pele do focinho descasca e aparecem rachaduras quando em contato com o sol, dermatites e atrofia progressiva da retina. Outras duas doenças são ainda mais comuns entre os exemplares da raça: a Collie Eye Anomaly, uma síndrome que pode ocasionar cegueira e dermatomiosite, que só atinge Collies e Pastores de Shetland e que resulta em pele avermelhada, queda de pelo e formação de crostas.

Temperamento da raça Collie

Os exemplares da raça Collie são extremamente leais e apegados aos seus donos. São também muito inteligentes, prestativos e aprendem rapidamente o que lhes é ensinado.

Com as crianças eles têm paciência de sobra e nem se incomodam com brincadeiras mais bruscas, principalmente se a criança fizer parte do convívio do cão desde cedo. Os Collies também se mostram receptivos com outros cães e animais.

Os Collies necessitam de muito espaço para que possam se desenvolver adequadamente, assim como de grande quantidade de exercícios. Os Collies se mostram também candidatos ideais para a prática de esportes como Agility.

Collie   Características da raça, fotos e vídeos

Os filhotes de Collie costumam ser bastante agitados e é ideal que sejam estimulados a brincadeiras e recebam treinamentos e brinquedos para que não destruam objetos pessoais de seus donos ou baguncem a casa.

Dicas e cuidados com a raça Collie

Para que a pelagem dos Collies esteja sempre saudável, brilhosa e bonita é recomendável que sejam escovados ao menos três vezes na semana, de preferência com uma escova de cerdas, capaz de retirar os pelos mortos e eliminar nós.

Fotos da raça Collie


Vídeos da raça Collie

GRÁTIS: Receba atualizações por Email:

Cadastre seu email e receba atualizações do Cães Online no seu e-mail. É grátis!

6 Comentários para “Collie – Características da raça, fotos e vídeos”

  1. Carlos José Duarte disse:

    Boa noite.

    Moro em Brasília, gostaria de saber se o clima da nossa região é adequado para a raça. Aqui são duas estações distintas, a das águas que é de outubro a maio, a temperatura vai de 20 a 29 graus e umidade relativa do ar entre 50 e 90 porcento durante este período, mas de junho a outubro é seco e a temperatura ocila de 17 a 33 graus durangte o dia e a umidade relativa do ar cai nas horas mais quentes abaixo de 20 por cento.

    Grato

  2. Stevão Cristo disse:

    Olha o sucesso que andam fazendoooo!

    É Os melhor!!!!! EU TENHO UM TRICOLOR NEH GENTE.

    É nebraska o nome dele

  3. Larriny disse:

    Quero saber sobre a pelagem do fihote da raça Collie, o padrão correto é que já sejam peludos, ou a pelagem cresce à partir de determinado mês de idade?

  4. Francine Dalaqua disse:

    Olá! Tenho uma collie, ela se chama Fiona, é muito inteligente, amável e uma companhia inseparável. Ela é um membro de nossa família.

  5. oziel de souza disse:

    lindos o cães vamos consegui acha a raça do meu cachorro

  6. Ana Carolina disse:

    Gostaria de saber quanto custa em média um Collie?

Faça o seu Comentário