Você está aqui: Home > Dicas > Como acabar com os carrapatos nos cães

Como acabar com os carrapatos nos cães



Os carrapatos podem prejudicar muito a saúde dos cães, por isso, é fundamental combatê-los. Descubra como!

Os carrapatos costumam trazer muito desconforto para os cães, porque causam coceiras, incômodo e podem provocar anemia ou até transmitir algumas doenças que são consideradas fatais como, por exemplo, a babesiose e a erliquiose, que são conhecidas popularmente como “doenças de carrapato”. Por isso, se você notar que o seu melhor amigo está com carrapatos, busque o tratamento o mais rápido possível.

Como acabar com os carrapatos nos cães

Os carrapatos pertencem a classe Arachnida e se alimentam de sangue. O ciclo de vida é composto por três fases: larva, ninfa e adulto. Uma fêmea pode colocar por dia aproximadamente 200 a 3000 ovos. Eles não ficam o tempo todo nos cães, para colocarem os ovos, eles saem do animal e se dirigem ao ambiente, o que facilita a contaminação e a transmissão das doenças. Assim, o carrapato pode se espalhar facilmente pela casa toda, por isso, é imprescindível tanto a prevenção da infestação, quanto o combate.

O método de controle mais comum usado para a eliminação do carrapato é o uso de carrapaticida. No mercado existem vários modelos que podem ser usados no ambiente e outros que são específicos para cães. Mas, antes de escolher o carrapaticida a ser usado, é essencial ir ao veterinário, para que ele possa indicar o melhor método de tratamento. É preciso ter muito cuidado na escolha do produto e que deve ser feita sobre a orientação de um profissional da área, porque podem causar intoxicação nos cães. Ou seja, se o seu cachorro estiver com carrapato marque o quanto antes uma consulta com um veterinário e não inicie nenhum tipo de tratamento por conta própria, porque pode acarretar prejuízos para a saúde do seu cão.

No caso de carrapatos é essencial tratar, também, o ambiente, já que eles podem estar em qualquer lugar da casa. Logo, será necessário aplicar o produto na casinha, muro, portão, frestas, que podem esconder um grande número de carrapatos, entre outros locais. Além disso, cobertores, lençóis, toalhas e outros itens pessoais devem ser lavados com muito cuidado e atenção. O cão deve ser retirado do ambiente durante o tratamento, porque o produto pode causar intoxicação.

Para a prevenção, existe no mercado as coleiras carrapaticidas, que podem auxiliar bastante. A eliminação dos carrapatos exige paciência, porque é feita em longo prazo, podendo demorar de algumas semanas a meses, dependendo da quantidade que existir no ambiente. Por isso, se notar que seu cachorro está com carrapato, não deixe de ir ao veterinário.

GRÁTIS: Receba atualizações por Email:

Cadastre seu email e receba atualizações do Cães Online no seu e-mail. É grátis!

01 Comentário para “Como acabar com os carrapatos nos cães”

  1. margareth disse:

    muito bom essa reportagem vou aplicar nos meus cachorros

Faça o seu Comentário