Você está aqui: Home > Dicas > Como identificar se o seu cão está com febre

Como identificar se o seu cão está com febre



Indisposição e muito desânimo podem indicar que o cachorro está com febre. Saiba o que fazer nestes momentos e como cuidar do seu amigo.

Não há nada mais gostoso que ver os cães cheios de energia correndo e brincando pela casa, não, é? Mas, infelizmente, às vezes, eles podem ficar um pouco febris e vão precisar de cuidados especiais e, sobretudo, muito amor e carinho. Você sabe o que fazer nestas situações?

Como identificar se o seu cão está com febre

A temperatura corporal normal de um cão oscila entre 38,5ºC e 39,5ºC e devido a alguns fatores como, por exemplo, infecções ou problemas no sistema imunológico, podem fazer com que a temperatura suba, originando a febre.

Existem vários tipos de sintomas que podem ser notados no cão, que demonstrem que ele está febril como: nariz quente e seco, olhos lacrimejantes ou nublados, falta de apetite, nervosismo, entre outros. Você vai notar que ele está mais desanimado e indisposto, também.

Mesmo você tomando medidas para diminuir a febre, é extremamente importante que o seu cachorro seja levado ao veterinário para identificar a causa, e combate-la da forma adequada, Somente o veterinário vai poder indicar o tratamento correto, a medicação apropriada, entre outros cuidados que se deve ter.

Assim, que diagnosticar a causa da febre, siga os conselhos e cuidados indicados pelo veterinário. Também é importante que você não dê remédios humanos, porque a dosagem errada pode ser fatal para o seu melhor amigo.

Como identificar se o seu cão está com febre

Existem algumas doenças que podem ser detectadas no início pela febre como:

Leptospirose: é contraída devido à urina do rato, em que a bactéria atinge o rim e o fígado do cão.

Panleucopenia: essa doença também é conhecida como Enterite Felina. O vírus ataca o intestino do cachorro.

Leishmaniose: doença que pode levar a insuficiência renal.

Para certificar que seu cão está com febre e conferir a temperatura, você pode usar termômetro comum, mas nem sempre eles garantem uma leitura precisa. No mercado, existem termômetros específicos para medir a temperatura canina e são mais recomendados, porque fornecem uma leitura mais precisa. Há modelos modernos, que atuam através do sistema infravermelho, que ao ser direcionado no canal auricular do cão, fornece de forma rápida e imediata o resultado.

Como identificar se o seu cão está com febre

Portanto, se você notar que seu melhor amigo está indisposto, desanimado, meça a temperatura dele e se ele apresentar febre leve-o imediatamente ao médico veterinário. Lembre-se de quanto mais cedo, você descobrir a causa da febre, melhor. Desta maneira, você vai garantir o bem estar da saúde do seu cão e fazer com que ele se recupere logo para brincar e se divertir com você.

GRÁTIS: Receba atualizações por Email:

Cadastre seu email e receba atualizações do Cães Online no seu e-mail. É grátis!

Faça o seu Comentário