Como tirar pulga do cão?

Ao ter um cão em casa, você sabe que precisa cuidar de muito mais do que apenas alimentação e água. As pulgas, grandes vilãs na vida dos nossos amigos peludos, costumam atacar sem dó e caso não tomarmos os devidos cuidados, elas podem prejudicar a saúde do seu animal de estimação. Portanto, é fundamental que você saiba como tirar pulga do cão para que ele tenha uma qualidade de vida melhor.

Como tirar pulga do cão?
Como tirar pulga do cão?

A tarefa de acabar com essas visitas indesejadas não é nada fácil, pois as pulgas se procriam numa velocidade incrível. Elas não ficam somente grudadas nos cachorros, também podem ficar nos tapetes, colchões, carpetes, panos de chão. Sabendo disso você deve estar perguntando: então o que posso fazer para acabar de vez com as pulgas do cão e da minha casa?

Como tirar pulga do cão?
Como tirar pulga do cão?

A primeira medida é aplicar no cão um sabonete ou xampu antipulgas. Dê o banho sem utilizar qualquer outro produto além deste, deixando-o secar naturalmente depois do enxágue. Para acabar com os ovos das pulgas, o ideal é aproveitar o momento e fazer uma limpeza no local onde seu cão costuma ficar. Procure limitar o seu acesso a casa para reduzir a área de infestação. O seu veterinário poderá indicar qual o melhor produto desinfetante para limpar a área sem agredir seu cão.

Como tirar pulga do cão?
Como tirar pulga do cão?

Outra opção para tirar pulga do cão é fazer uso de alguns medicamentos disponíveis em petshops e clínicas veterinárias. Um deles é um comprimido que, ao ser ingerido pelo cachorro, garante acabar com todas as pulgas presentes no corpo dele em menos de meia hora. Esse remédio é altamente eficaz e pode ser usado em cães de qualquer idade e tamanho, mas vale lembrar que ele não mata as pulgas que estão no ambiente, então o problema pode voltar. Outro produto bem conhecido é um líquido usado nas costas do animal, ele não é tão rápido quanto o comprimido, mas tem ação duradoura – age por até 6 meses na pele do seu cão, evitando a proliferação da pulga.

Existem ainda algumas receitas caseiras que você pode fazer com alguns ingredientes bem simples: uma dica é colocar um pouco de alho na comida do cão ou polvilhar o cachorro com o pó de ervas como eucalipto, erva doce, alecrim, arruda e língua de vaca. As ervas funcionam como uma espécie de repelente natural e podem ser válidas até mesmo para evitar irritações com picadas de outros insetos. Basta misturar bem todas elas e espalhar o pó no corpo do seu cão.

Como tirar pulga do cão?
Como tirar pulga do cão?

Caso o animal continue com marcas na pele e coceira excessiva, o melhor a fazer é levá-lo a um veterinário, pois as pulgas podem causar doenças mais graves além da alergia, como verminoses, anemias, stress ou mesmo transmissão de vírus.

11 Comentários

Deixe um comentário
  1. Nossa muito bom estão de parabens. mais qual o nome do produto que compra para tirar as pulgas do local que eles dormen? . existem algun spray?

  2. Muito bom, isso realmente vai ajudar a acabar com as pulgas que estão no animal, mas é importante lembrar que tanto pulgas como também carrapatos ficam pelo ambiente, portanto para realmente acabar com o problema é preciso eliminar também as pulgas do ambiente.

    Existem algumas receitas caseiras para matar pulgas no ambiente, porém nenhuma é tão eficaz quanto uma dedetização profissional, que é mais barata do que se imagina e tem um resultado garantido!

  3. eu tiro as pulgas do meu cachorro com pente fino, e mato todas é muito fácil, depois dou banho com sabão de cocô faço muito espuma e coloco bicabornato,
    depois de ensabuado deixo uns cinco minutos as pulgas saem todas mortas. no ambiente uso sal de cozinha jogo água bem salgada. , também dou um dente de alho tres vezes por semana, para fazer o cachorro engolir amasso com salsicha faço um pate.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *