Você está aqui: Home > Dicas > Dicas para ajudar cães com medo de estrondos

Dicas para ajudar cães com medo de estrondos



Saiba como proteger seu cão em momentos de medo.

Você já deve ter visto um cão em total desespero por conta de barulho de fogos de artifício ou até mesmo trovões ou ainda algum objeto que tenha caído perto deles e feito um barulho muito alto. Não é difícil perceber o quanto cães, independente da raça e do tamanho, podem sofrer com o pavor causado por causa de estrondos muito altos. Lembra-se do filme Marley e Eu? Em que o cachorro Marley, da raça Labrador, ficava apavorado sempre que chovia e acabava destruindo a casa? Até por isso, muitas vezes o desespero do cachorro é também o desespero do dono, além da preocupação com o bem estar de seu animal, há a preocupação de o cachorro destruir a casa e até mesmo se machucar nesta prática.

Dicas para ajudar cães com medo de estrondos

O principal motivo que faz com que os cachorros reajam com medo aos estrondos altos é o seu instinto de preservação, pois, barulhos altos podem indicar uma situação de perigo, isso pode dar a eles a impressão de que alguma coisa grande e muito perigosa se aproxima, não pense que por isso o seu cachorro tenha os ouvidos muito sensíveis, embora eles possuam ótima audição, é pouco provável que o que o incomode seja uma dor no ouvido, na maior parte das vezes é apenas o seu instinto entrando em ação. Um cão que tenha sofrido algum trauma por causa de estrondos que o assustou, pode desenvolver uma sensibilidade maior a barulhos semelhantes e ter reações inesperadas como tentar entrar em lugares muito pequenos, tremer ou ficar ansioso em demasia, mesmo com sons mais distantes e isso faz com que ele sofra mesmo antes do estrondo chegar.

Pensando nisso, selecionamos algumas dicas que podem auxiliar a acalmar o seu cachorro com medo de estrondos, mas é importante que você saiba que este não é um problema fácil de resolver, é preciso muita paciência e consideração com seu cãozinho:

Distração e Segurança

Procure não se assustar com os estrondos, você é fonte de segurança para o seu cachorro, então se você se assustar, ele se assustará também, demonstre confiança e, ao perceber uma tempestade chegando, tente distraí-lo com petiscos e brincadeiras, pois isso irá tirá-lo do foco no barulho e aos poucos ele associará o som que o assustava a momentos de alegria e perderá o medo. Evite agachar-se ou pegá-lo no colo enquanto o cão estiver com medo, esse tipo de proteção somente reforçará o medo.
Um cantinho seguro e protegido

Se o seu cão costuma esconder-se no mesmo lugar quando se assusta com sons altos, procure respeitar o lugar escolhido por ele e torne esse ambiente mais protegido, se possível fechando portas e janelas para minimizar o som. Também é importante, em momentos em que não haja barulho, tornar este local escolhido um ambiente de brincadeiras e diversão, para que o cão não o associe somente a um local de fuga.

Medicação

Caso perceba que mesmo com os cuidados necessários, seu cão continua ansioso, consulte o veterinário e pergunte sobre a medicação tranquilizante adequada para o seu cachorro, em dias de muitos estrondos, como na virada de ano, por exemplo, é recomendável dar esses medicamentos na medida certa e indicada para que o cão se acalme. Procure observar o estado em que ele fica antes de deixá-lo sozinho, pois alguns cães podem apresentar excesso de desequilíbrio e sonolência e podem chegar a se machucar, caso fiquem soltos pela casa.

E o seu cachorro, já passou por alguma situação estressante por conta de estrondos? Conte-nos como foi a sua experiência, deixe seu comentário.

GRÁTIS: Receba atualizações por Email:

Cadastre seu email e receba atualizações do Cães Online no seu e-mail. É grátis!

4 Comentários para “Dicas para ajudar cães com medo de estrondos”

  1. Sophia disse:

    Olá,
    Adotei um cão que morre de medo de fogos e trovões.
    Quando começa a chover ele começa a chorar e deita num cantinho do quintal ficando exposto todo o tempo.
    Ele não esconde na casinha como o outro cão. Fica na chuva e chorando.
    Já tentei de tudo para ensiná-lo, mas não consigo.
    Quando chove preciso prende-lo numa coleira e corrente para não se molhar. Tenho medo dele ficar doente de tanta chuva que toma.

  2. LUCINEIA RAMOS disse:

    MEU CACHORRO QUANDO SOLTAM ROJAO FICA QUERENDO CAVOCAR MINHA BARRIGA ELE É PEQUENO AGORA TO CRIANDO UM LABRADOR TO ATE COM MEDO PQ ELE TEM SO 4 MESES E TA COM MAIS DE 5 KG : MAGINA!

  3. simony disse:

    oi boa tarde meu benhurr tem tanto medo de foguetes que ele fica alucinado eu eu ficava do lado dele o tempo todo cada estouro eu o abraçava agora sei que nao pode vou falar com meu veterinario pra ver qual medicaçao pra dar pra ele …obrigada

  4. ELIANA disse:

    BOM FOI NAS FERIAS DE FIM DE ANO EU A MINHA LEONA ESTAVAMOS INDO PARA A PRAIA QDO ENTRANDO DENTRO DO TUNEL DESCENDO A SERRA A MINHA LEONA TRANQUILA ESTAVA TIRANDO UMA SONECA , DE REPENTE PASSOU UMA MOTO COM AQUELE BARULHO, ESTREMECEDOR E FAZENDO AQUELES ESTALOS BARULHO DE TIRO IGUAL A BOMBA FOI QDO A MINHA BEBE FICOU MUITO ASSUSTADA E PULOU EM CIMA DE MIM FICANDO COM MUITO MEDO DEPOIS DESSE DIA ELE MORRE DE MEDO DE FOGOSE TROVÕES FICA DESESPERADA MORRO DE DÓ

Faça o seu Comentário