Você está aqui: Home > Dicas > Doenças oculares nos cães

Doenças oculares nos cães



Se você pensava que glaucoma, conjuntivite e catarata eram doenças que só acometiam seres humanos, saiba que seu cachorro também pode sofrer desse mal. Além destas doenças oculares, diversas outras podem atingir seus cães e o resultado por ser irreversível caso não sejam diagnosticadas a tempo.

Doenças oculares nos cães

Glaucoma

O glaucoma ocorre quando a pressão do olho e o fluxo do humor aquoso são alterados, o que pode resultar em cegueira no cão. O glaucoma atinge um em cada duzentos cães e é mais comum em raças como Dálmata, Cocker Spaniel, Basset Hound, Pastor Alemão, Collie, entre outras.

Existem basicamente três tipos de glaucoma, entre eles primário, secundário e congênito. O glaucoma primário é aquele que ocorre por questões genéticas, sem causas aparentes, enquanto que o secundário ocorre quando há causas detectáveis, como hemorragia no interior do olho, por exemplo. Já o glaucoma congênito é aquele que está presente nos cães desde seu nascimento e os sintomas não são evidenciados até pelo menos um ano de idade.

Os sintomas mais comuns do glaucoma nos cães são dor no olho e pupilas dilatadas, além do aumento da pressão intraocular. O tratamento geralmente combina tratamentos clínicos, como prescrição de medicamentos e aplicação de colírios, além de cirurgias que têm como objetivo aumentar a drenagem do humor aquoso.

Doenças oculares nos cães

Conjuntivite

Ao contrário da doença homônima que afeta os seres humanos, a conjuntivite canina não é contagiosa, sendo que os cães normalmente a contraem em função de ações climáticas e poluição.

Os sintomas da doença nos cães são iguais aos da conjuntivite humana, entre inchaço e inflamação das pálpebras superiores, vermelhidão nos olhos, lacrimejamento e secreção amarelo-esverdeada. Normalmente os cães passam também a piscar excessivamente.

O tratamento é bastante simples e consiste na aplicação de colírios, além da limpeza dos olhos do animal com algodões umedecidos.

Catarata

A catarata consiste na opacidade da lente ou do cristalino, o que pode acarretar na perda de visão do cachorro. Ela pode ocorrer por diversos motivos, entre eles inflamações intraoculares, também conhecidas como uveítes, causas hereditárias, diabetes, traumas, intoxicações e envelhecimento. Entre as raças mais predispostas para a doença estão Poodle, Yorkshire, Labrador, Lhasa Apso e Golden Retriever.

Infelizmente não há como prevenir que a doença acometa os cães, mas é possível retardar as complicações ao sempre levar o animal ao consultório veterinário para que seja submetido a exames oftalmológicos.

O único tratamento realmente eficaz para a doença é o cirúrgico, feito com ultrassons e bastante eficiente na cura de cataratas imaturas, ou seja, em fase inicial.

Doenças oculares nos cães

Uveíte

A uveíte consiste na inflamação da úvea, região ocular formada pela íris, coroide e processos ciliares e pode ocorrer por diversos motivos, entre intoxicações e traumas.

Os sintomas mais comuns da doença no cachorro – que quando descoberta tardiamente ou não tratada pode ocasionar o glaucoma ou a catarata – são sensibilidade à luz, lacrimejamento, vermelhidão e contração da pupila.

O tratamento pode ser feito com anti-inflamatórios tópicos e sistêmicos, além de ciclopégicos.

GRÁTIS: Receba atualizações por Email:

Cadastre seu email e receba atualizações do Cães Online no seu e-mail. É grátis!

37 Comentários para “Doenças oculares nos cães”

  1. amanda disse:

    Gostaria de saber o qe meu cao tem,ele esta se engasgando ao comer e esta com os olhos muito vermelhos e lacrimejando ,pinguei um colirio meu nao sei c fiz certo.Gostaria de saber c tem algo a fazer pois veterinario é muito caro.

  2. Valquiria disse:

    meu cachorro está com um dos olhos inchados, a pupila dele esta muito pequena, só a cor do olho ta grande mas a bolinha preta está minuscula. Gostaria de saber oque aconteceu.

  3. Valquiria disse:

    Tenho um bulldog frances e gostaria de cruzar ela com outra da mesma raça porem este cão esta com Uveíte gostaria de saber se o acasalamento pode acontecer ou corro o risco dos filhotes serem portadores da mesma doença??Uveíte é doença genética??

  4. Thainara Saiury disse:

    Gostaria de saber qual remedio adequado para meu cachorro …. ontem não sei oq ouve, quando eu cheguei em casa ele estava meio pra baixo com um dos olhos fechados… Não me enportei muito pois cheguei de noite e cansada… mas de manha estava bem pior , com o olho esquerdo lecrimejando, vermelho e fundo …

  5. Luciane Costa disse:

    Boa noite.
    Meu cão tem 8 meses e está com os olhos vermelhos, ele não coça exageradamente, não tem nariz escorrendo. Gostaria de saber o que posso fazer já que não tenho condições de pagar uma consulta no veterinário.
    Obrigada!

    Luciane Costa

  6. telma disse:

    Meu cãozinho da raça poodle há dois dias vem apresentando a pupila esquerda avermelhada e o olho esbugalhado. Antes apresentou-se como catarata e remelava muito.Passei a usar um colírio para lubrificação indicado pela veterinária, houve uma certa melhora porque parou de remelar, mas agora o olho esquerdo está presentando o mesmo sintoma do direito, só que ainda não está vermelho , mas a remela é espessa e estou por conta própria fazendo a limpeza com algodão umedecido com soro fisiológico e aplicando o colírio lubrificante. Noto que tem remelado menos mais meu cachorrinho não anda enxergando bem, anda esbarrando nas coisas por sinal grandes , ou seja , de boa visualização. Ele já está com 12 anos mas será que posso ajudar a tornar a vida dele menos sofrida? Sou de baixa renda e não posso fazer tratamentos caros caso o problema exija. Por favor me ajudem! Serei eternamente grata pela ajuda. Obrigada.

  7. Rosana disse:

    Boa noite, meu cachorro é um pintcher ele tem 8 anos e faz uma semana que ele acordou com os olhos com uma névoa branca leitosa, vermelhidão e inchaço levei na veterinária ela passou duas injeções anti-inflamatórias, colírio e pomada para os olhos, porem já se passou uma semana e não houve melhora nenhuma sera que vcs podem nos ajudar? Obrigada…

  8. Aline disse:

    Boa noite!
    Meu cachorrinho poodle de 2 anos, hoje veio meio que chorando (gritando) da garagem para dentro de minha casa, quando fui ver, ele estava com o olho direito bem fechado e não queria abrir, como se tivesse batido. Mas daí eu conversei com ele, e fui acalmando e fazendo carinho. Aí aos poucos ele ia abrindo o olho, mas sempre com ele bem fechado. Agora que cheguei do trabalho, as 23:20, vi que ele está com o olho super inchado. E na hora do ocorrido, penso que algum bichinho possa ter picado o olho dele, pois não acho que foi batida e sim algum inseto. Agora, peguei algodão e pinguei soro fisiológico, fiz algumas compressas, mas ele não deixa muito, pois o olho está deixando-o irritado e o inchaço não diminuiu.
    O que posso fazer? Ou o que pode ter acontecido de verdade com ele?
    Por favor, me ajudem!!
    Obrigada!

    Aline

  9. Lucia disse:

    Minha cachorra tem 4 meses,da raça Basset e apareceu num olho dela uma bolinha no canto com uns pelos dentro.O q é isso,ela tem q operar?

    • Aline disse:

      Oi Lucia, tudo bem?

      Bom, o que lhe indico, é levar sua cachorra o quanto antes a um veterinário, para ele examiná-la e lhe dizer exatamente o que ela tem.Só assim, você vai saber como cuidá-la e se realmente precisa ser operada.
      Espero que eu tenha ajudado, apesar de só ter visto seu recado hoje (05/09).
      Boa sorte!!
      E aguardo respostas!!
      Beijoss

      • Lucia disse:

        Mt obg Aline pelo conselho,descobri q vem um vet oftalmo uma vez por mes na minha cidade,consegui marcar consulta pra 5 de out.Te dou o retorno aq,muito obg pela atenção
        bjo

  10. Mary disse:

    minha cadela está com um olho remelado(amarelo) e o outro vermelho e com secreção semelhante a lágrima, não quer comer e está muito triste, me ajude por favor, estou triste por isso, espero ajuda.

    • Aline disse:

      Oi Mary!!
      Então, há semana atrás, como relatei aqui, meu cachorro também teve uma lesão no olho. Esperei por resposta de alguém, mas em vão, ninguém me orientou. Então, fui a um Pet Shop, aqui perto de casa e levei meu cachorrinho ao veterinário, lá ela o examinou e me orientou sobre como tratá-lo. Dei todos medicamentos que ela me passou, e graças a Deus o olho do meu cachorro voltou ao normal. Mas leve ele logo ao veterinário, o quanto antes, pois a veterinária disse, que se eu não tivesse levado ele logo, ele poderia ter ficado com sequelas e até perder o olho.
      Espero que eu tenha lhe ajudado em algo.Boa sorte e depois quero saber como ele está,viu?
      Beijinhus e melhoras para a sua cadelinha.

  11. ana flavia disse:

    meu cachorro tem 08 meses e de uns dias pra cá venho notando que ele estar com uma especie de nuvem branca nos olhos não sei se é minha impressão mais estou preocupada o que fazer

  12. Aline disse:

    Oi Ana Flavia, então, o que lhe recomendo, é levar seu cachorro ao veterinário. Só ele poderá lhe dizer exatamente o que seu cãozinho tem. Mas essa “nuvem branca” que vc diz, também pode ser o começo de quando o cãozinho está ficando cego.
    Espero ter lhe ajudado. E depois me conta o que realmente era e se ele melhorou,ok?
    Beijos

  13. Ranyele disse:

    Tenho uma cachorrinha ela tem 6 meses é labrador, e está com o olho lacrimejando, vermelho e as pupilas palpebras estão dilatadas e mt. Ja passei pomada e colirio comprei, mas não adiantou,ela não quer comer e nem beber água.Preciso saber o que fazer.

  14. vanda disse:

    Boa noite,

    Meu cachorro tem seis anos e a mais ou menos 8 dias tem apresentado dilatação na pupila do olho direito, porem, não apresenta os sintomas da sinomose, esta alegre e come normalmente, não parece sentir dor… o que poderia ser?

  15. Leonardo disse:

    Minha yorkshire ficou com as duas pupilas dilatadas de um dia para o outro. Ela está sem enxergar, fica trombando em objetos. Quando coloco a lanterna nos olhos, não existe aquela contração da pupila. Queria uma explicação e saber se tem cura.

  16. edson oliveira disse:

    tenho um rotwalier eo mesmo esta apresentando secreções nos olhos ,esverdeadas ,coloquei colírio para humanos e o mesmo teve uma melhora mais retornou , por favor me indique nomes de colírios, pois varias pessoas me informaram tratar-se de conjuntivite, espero resposta pois gosto muito do meu cao .

  17. Monise disse:

    Meu cão esta com o olho todo vermelho mais de vez em quando volta ao normal e depois retorna a ficar vermelho eu não sei o que é isso

  18. Cristiane disse:

    Olá,
    A minha cadelinha estava com o ollho coçando muito e um pouquinho irritado bem no cantinho proximal.A irritação até passou mais estou achando o olho dela inchado.O que pode ser?posso colocar colirio? a coceira diminuiu.Isso é glaucoma?

  19. suzana da silva rocha disse:

    Meu cao esta com o olho todo vermelho vez em quando volta ao normal e depois volta a ficar vertmelho isso aconteceu depois deo banho semanal.

  20. josie braga rodrigues disse:

    gostaria de saber qual é a doença de cachorro que ele fecha um dos olhos e fica remelando.Se alguem souber me avisa por favor

  21. vanilde seifert disse:

    minha cachorrinha esta com a pupila dos olhos branca sera que ela ficou cega alguem pode me informa que doença e essa?

  22. Helena Bergo disse:

    Meu basset hound, após uma longa sequencia de crises epilepticas, apareceu com uma sangramento intenso num olho . É desesperador…

  23. vanilde seifert disse:

    minha cachorra esta com a pupila do olho branca o que pode ser e contagioso alguem sabe me informar qual e a doença

  24. Marina disse:

    Vc teria wat zap, gostaria de enviar uma foto do meu amiguinho

  25. Boa noite meu cachorro ta com olhos amarelado gostaria saber oq ta ocontecedo com ele

  26. rita disse:

    bem meu cao ta com um carosinho o veterinario falou q é um tumor queria saber se tem algum colirio q eu possa usar pq o olho dele ta saindo lagrima com sangue e no momento eu nao posso levalo no veterinario pq to sem o dinheiro do taxi .

  27. rita disse:

    o carosinho é no olho

  28. bianca disse:

    o meu cachorro de 3 anos e esta com a pupila direita branca. alguem pode me ajudar?
    por favor me ajudem

  29. IRACEMA BALIEIRO DOS SANTOS disse:

    Olá,
    Preciso muito de sua ajuda, não aguento ver minha cadelinha(poodle) sofrer, não tenho dinheiro para levar ao veterinário, aqui na minha cidade é tudo mais difícil.
    Ela apresenta uma vermelhidão no olho, inchaço, lacrimejamento e secreção abundantes, ela já está de idade não sei exatamente qual, pois ganhei de uma pessoa que a encontrou na rua há muito tempo atrás.

  30. sampaio disse:

    meus dois dog tem uma bolinha vermelha no canto do olho oque pode ser e como tratala.obrigado a raça e iork

  31. Adriana Cruz disse:

    Meu york de 5 anos é epilético, mas está sendo medicado. A 2 semanas notei que seus dois olhos lacrimejam muito, pensei em choro, alguma dor, mas não, eu limpo com algodão e água morna, mas continua lacrimejando e uma secreção preta no cantinho lacrimal

  32. vanessa disse:

    ola boa noite tenho uma filhote de lhasa apso de 2 meses,
    porem ao redor dos olhos na parte branca esta bem avermelhados o que ocorre é perigoso grave tem risco o que devo fazer nessa situação

Faça o seu Comentário