As 10 maiores raças de cães do planeta

Os cães são a preferência mundial. Confira as 10 maiores raças de cachorros, os melhores amigões do homem.

No Brasil, há 52 milhões de cães convivendo com humanos em suas casas. O número supera o de crianças: 45 milhões. Este fato também é registrado nos EUA: 48 milhões de pets para 38 milhões de crianças. Na China, o país mais populoso do planeta, estima-se que haja 100 milhões de cães de estimação (um para cada 13 habitantes).

As preferências se dividem: muitas pessoas preferem os cães de pequeno porte. Algumas delas não têm opção: não é possível dividir uma quitinete com um dog alemão ou um rottweiler. Em casas com jardins e quintais amplos, a preferência é pelos cães maiores, inclusive por uma questão prática: eles são úteis também para proteger a família e a propriedade.

São muitas as raças caninas de grande porte. Confira, a seguir, os 10 maiores cães do planeta. O ranking, no entanto, está longe de ser exato, uma vez que cada raça se adapta às condições climáticas e geológicas dos países em que são introduzidas.

A altura é sempre medida na cernelha (região entre o pescoço e a escápula). Os especialistas entendem que a cabeça dos cães está sempre voltada para baixo, para sondar o terreno e farejar rastros.

Os maiores cães do planeta

10º lugar: pastor alemão

O pastor alemão mede “apenas” 65 cm e pesa por volta de 40 kg. Um antigo anúncio comercial dizia que “quem não é o maior tem que ser o melhor”. Ao menos entre os cães, esta é uma verdade absoluta: estes pastores são os cães mais adotados em todo o mundo, sendo bastante requisitados inclusive para o show business, como comprovam Rin-Tin-Tin, do seriado homônimo, e Jerry Lee, “estrela” do longa-metragem “K9: um Policial Bom pra Cachorro”.

top-10-pastor-alemao

O pastor alemão é um cão muito versátil: desenvolvido para o pastoreio, já foi utilizado em caçadas e batalhas. Hoje, participa de ações policiais e militares, auxilia cegos e outros deficientes visuais, guarda o patrimônio e, principalmente, faz a festa de humanos de todas as idades. Os animais da raça se adaptam facilmente a todos os tipos de família.

9º lugar: dogue de Bordéus

Cães desta raça já participaram de caçadas a javalis na França, ainda antes do século XV. Os ancestrais do dogue de Bordéus também deram origem aos buldogues e, mais tarde, aos boxers. Em um livro de caça medieval, a mordida destes cães possui a força da de três lebréis, apesar de não ter a velocidade deles (os galgos são exemplos de lebréis).

top-10-dogue-de-bordeus

Além das atividades de caça, o dogue de Bordéus já foi empregado em batalhas, pastoreio, condução de boiadas e guarda. Atualmente, os cães da raça são empregados principalmente na defesa da família e do patrimônio. Apesar de territorialista, o dogue de Bordéus (os machos têm 68 cm de altura e pesam até 65 kg) é fiel, tranquilo e dócil, podendo interagir facilmente com crianças.

8º lugar: bullmastiff

Veloz, forte e corajoso: assim é definido o bullmastiff pelos seus criadores. A raça foi criada no século XIX, na Inglaterra, para afastar madeireiros ilegais das reservas florestais. Por terem sido criados para vagar pela mata, estes cães mantêm até hoje o temperamento independente.

bullmastiff

O bullmastiff, que atinge 70 cm de altura e 58 kg, é descrito ainda como amoroso, fiel, gentil e inteligente, o que o torna um excelente companheiro para famílias. Os animais da raça demandam muitos exercícios físicos e são bons candidatos para a prática de agility, por exemplo.

7º lugar: cão dos Pireneus

Um cão adulto da raça mede 70 cm de altura e pesa 50 kg. Na França, alguns exemplares ainda são empregados para a guarda de rebanhos. Na América, o cão dos Pireneus é adotado principalmente como cão de companhia, em função do temperamento dócil.

top-10-cao-de-pireneus

Carinhoso, fiel e sempre alerta, é mais um exemplo de cão “familiar”. Apesar do temperamento independente, o cão dos Pireneus gosta de estar em bando e de brincar com crianças e adultos. O adestramento, no entanto, não é o seu ponto forte: dificilmente apreende comandos mais complexos: é um resultado da vida ao ar livre.

6º lugar: são bernardo

Na verdade, o são bernardo poderia figurar em diversos pontos do top ten dos maiores cães do mundo: os machos medem acima de 70 cm e pesam entre 54 kg e 90 kg. A raça foi desenvolvida para resgatar viajantes perdidos nas neves eternas dos Alpes suíços. Os cães da raça também são excelentes animais de guarda.

top-10-sao-bernardo

As missões de resgate originais eram formadas por quatro cães – e nenhum deles portava o barril de conhaque preso ao pescoço; eles apenas se aconchegavam às vítimas e latiam até que um grupo humano chegasse ao local. O barril surgiu em pinturas vendidas para turistas, no início do século XIX.

5º lugar: terrier preto da Rússia

Esta é uma raça bastante recente: o reconhecimento ocorreu apenas na década de 1950. O terrier preto da Rússia é resultante de cruzamentos, realizados por militares russos, entre schnauzers gigantes, airedale terriers, pastores caucasianos e outras.

top-10-terrier-negro-russo

O objetivo era obter um cão de trabalho grande, forte, corajoso e obediente – um terrier preto da Rússia atinge 72 cm de altura e pesam 68 kg. A raça é bastante adaptável a variações de temperatura e, por isto, vem colecionando adeptos além das regiões temperadas.

4º lugar: mastim tibetano

Os animais da raça são descendentes dos grandes cães dos grandes cães do Tibete. Eles já foram utilizados como cães de trabalho na Ásia central (região do Himalaia). Atualmente, são excelentes animais de guarda, sempre prontos para proteger a família.

top-10-mastim-tibetano

Os machos podem atingir 83 cm de altura. Por não serem muito exigidos, os mastins tibetanos criados no Ocidente chegam a pesar 72 kg, mas, no Oriente, são mais pesados (até 82 kg). Estes cães são amorosos e gentis, mas também são um bocado teimosos: quando decidem fazer (ou deixar de fazer) alguma coisa, é difícil convencê-los do contrário.

3º lugar: bloodhound

Estes cães fazem parte da primeira geração de hounds (farejadores) gigantes, desenvolvido para caça no século XIX. Os maiores exemplares atingem 86 cm de altura e pesam 70 kg, o que os torna ágeis e velozes. O temperamento, no entanto, é descrito como tímido: acostumado a vagar pela mata em busca de presas, o bloodhound não gosta de grandes confraternizações.

top-10-bloodhound

A raça não é muito popular no Brasil, apesar de os bloodhounds serem extremamente fiéis e apegados aos donos. A identificação, no entanto, é bastante rápida. No desenho animado “A Dama e o Vagabundo”, os dois inseparáveis amigos e defensores da cadela Lili (a dama), Fiel e Joca, são respectivamente um bloodhound e um terrier escocês.

2º lugar: deerhound

A raça foi desenvolvida na Idade Média e a posse de um destes cães, durante muitas décadas, foi prerrogativa dos chefes de clãs escoceses. Um deerhound macho adulto tem 85 cm de altura e pesa 50 kg. O nome significa “farejador de cervos”, em inglês.

top-10-deerhound

Com a decadência do sistema de clãs, a partir do século XV, a raça entrou em decadência e foi praticamente extinta. Alguns exemplares foram levados para o continentes e, alguns séculos depois, colonizadores holandeses os introduziram na África. Atualmente, a África do Sul é o país com a maior população de deerhounds.

1º lugar – dogue alemão

Sem nenhuma sombra de dúvida, o dogue alemão ocupa a primeira colocação entre os maiores cães do planeta.  Zeus, um animal de 1,12 metro de altura, já figurou no “Guinness Book of Records” e foi superado por Freddy, um cão inglês que mede 2,24 metros, da ponta do focinho à raiz da cauda.

Dogue Alemão_Fotos_3

Apesar do porte desmesurado, o dogue alemão é um cão equilibrado, calmo e conhecido por latir pouco. Em função da beleza, ele é considerado o “Apolo das raças caninas”. Apolo é um deus da mitologia grega que, entre outros atributos, confere beleza, perfeição, harmonia, equilíbrio e razão à humanidade.



Gostaria de receber histórias sobre cachorros no Facebook? Clique para curtir o Cães Online
Receba atualizações do Cães Online no seu email,
ganhe brindes e participe de promoções!
É gratuito!

Comente