Maltês – Características da raça, fotos e vídeos

Há diversas controvérsias atreladas à origem da raça Maltês, no entanto, é certo de que ela é bastante antiga. Alguns especialistas garantem que ela surgiu no continente asiático, enquanto outros afirmam que ela é oriunda da Itália, mais especificamente da Ilha de Malta, daí o nome.

Ao longo dos anos o cão Maltês foi companheiro de pessoas da nobreza e hoje figura como uma das raças mais populares do Brasil, sendo constantemente escolhida por celebridades.

Características – Padrões da raça Maltês

O cachorro Maltês apresenta uma pelagem totalmente branca, lisa, comprida e sedosa ao toque.

A altura dos Malteses machos varia de 21 a 25 centímetros, enquanto que as fêmeas medem de 20 a 23 centímetros. O peso oscila entre 3 e 4 quilos.

Os cães da raça Maltês podem apresentar luxação da patela, que geralmente possui origem genética, alergias e dentição dupla.

Temperamento da raça Maltês

O cachorro Maltês é um excelente cão de companhia, que se adapta facilmente ao estilo de vida de seus donos. Ao contrário de muitos cães pequenos, que preferem ficar soltos, os Malteses adoram ficar no colo e receber carinho por horas. Eles ainda costumam escolher um dono entre os membros da família, que será constantemente seguido pelo cão.

Os exemplares da raça costumam conviver bem com outros cães e com crianças, desde que as brincadeiras não se mostrem muito bruscas. Os Malteses são ainda excelentes cães de alarme, uma vez que latem ao menor sinal estranho.

Os exemplares da raça costumam ainda ser amistosos com pessoas estranhas e não são dos mais obedientes ou inteligentes, o que via exigir do dono uma boa dose de paciência.

Dicas e cuidados com a raça Maltês

Os cães desta raça adoram ser mimados, mas é essencial que os mimos não sejam dados em excesso, caso contrário, a doçura poderá se transformar em possessão ou agressividade.

O pelo do cachorro Maltês exige banhos semanais e escovações diárias para que esteja sempre bonito e brilhante. Caso o dono não tenha muita paciência para exercer estes cuidados, o melhor é tosar e deixar sempre o pelo curto.

Fotos da raça Maltês

Vídeos da raça Maltês

19 Comentários

Deixe uma resposta