Nomes para cachorros

Um novo membro da família está chegando? Confira algumas dicas de nomes para cachorros.

Batizar um cãozinho não é uma tarefa fácil. Muitas pessoas já tem o nome escolhido, mas, ao se depararem com o novo melhor amigo, logo mudam de ideia, ou ficam em dúvida, o que é ainda pior. Muita gente considerada inapropriada chamar um dogue alemão de Fifi ou um pinscher de Brutus. Não há nada errado, mas gosto é gosto, não se discute.

Se você está pensando em comprar ou adotar um cãozinho, uma boa dica é escolher um nome curto e fácil de memorizar. Os cachorros conseguem entender algumas milhares de palavras – e não é necessário gritar, uma vez que, de acordo com uma pesquisa de 2014, realizada na Universidade de Sussex (Inglaterra), a área de compreensão utilizada pelo cérebro é exatamente oposta à direção de onde vem o som.

Alguns tutores de cachorros escolhem nomes muito longos e, depois de um tempo, acabam abreviando (Epaminondas, por exemplo, acaba se tornando apenas “Epa”). Outros escolhem nomes próprios (de humanos) e precisam trocá-los quando um novo vizinho se muda para a casa ao lado.

Nomes de cães com pedigree

Não é todo cão (ou gato) que pode receber o registro oficial do pedigree. A maioria dos tutores nem se importa com isto: um bom e velho vira-lata é tão excelente companhia quanto um puro-sangue atestado com diversas gerações.

Para os criadores, no entanto, é importante fazer o registro o Kennel Club (Confederação Brasileira de Cinologia – CKBC). O cão irá receber o sobrenome da família e o registro do canil. No entanto, mais uma vez, o dono terá a difícil tarefa de escolher os nomes dos cachorros.

De acordo com a CKBC, o pedigree só é concedido aos cães que podem demonstrar as características padrão da raça – e não apenas neles, mas também nos pais, avós e bisavós. Os canis oficiais sempre mantêm estes registros.

Os cães mais comuns também não conseguem escapar a documentação. Em algumas cidades, é exigido o RGA (Registro Geral Animal), uma plaqueta presa à coleira dos cachorros, com os dados do animal e do seu proprietário. É a carteira de identidade do cãozinho, que facilita bastante nos casos de extravio ou roubo. Em São Paulo, por exemplo, o RGA, efetuado pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), é obrigatório desde 2001.

O nome para o cachorro

Nenhuma destas informações, no entanto, facilita no momento de escolher o nome dos cachorros. Uma boa opção é escolher o nome de artistas estrangeiros, como Madonna ou Prince, por exemplo. Tudo depende das preferencias musicais ou cinematográficas.

Os cachorros pequenos podem receber nomes simpáticos, como Babalu, Babi, Blue, Cacau, Cristal, Estrela, Fubá, Gigi, Jade, Joca, Jolie, Mila, Pequeno, Pipoca, Pitoco, Princesa, Red, Ted, etc. Café e Whisky são boas opções, se estas estiverem entre as suas bebidas prediletas.

Os animais grandes merecem nomes pomposos. Que tal o de um imperador romano, como Nero (é mentira que ele incendiou Roma), Calígula, Cômodo, Tibério ou Vespasiano (é grande demais, admito). Talvez o nome de um monarca russo, como Ivan, Basílio, Demétrio ou, para uma fêmea, Catarina? Mais uma vez, é preciso ter cuidado com os nomes dos parentes e vizinhos.

Por falar em fêmeas, uma cadela de porte grande merece ser chamada de Afrodite, Atena, Hera ou Íris (respectivamente, as deusas gregas do amor, sabedoria, rainha dos deuses e mensageira das divindades). Os correspondentes romanos são: Vênus, Minerva, Juno e Isis, a deusa egípcia latinizada, que representava a maternidade, a sexualidade e a magia.

Os machos podem ser deuses? Que tal Zeus ou Júpiter (deuses supremos), Hades ou Plutão (deuses do inferno), Apolo ou Hélio (deuses do Sol)? As mitologias estão repletas de nomes que podem ser únicos para os pets
Uma dica especial para os tutores de cães “aquáticos”, que gostam muito de nadar (como o terra nova, o retriever do Labrador, o retriever dourado e os quase desconhecidos – pelos brasileiros – cães d’água portugueses e os barbets franceses): batizá-los de Netuno ou Poseidon, os deuses do oceano no mundo antigo clássico.

Outras opções de nomes para cachorros? Tritão, Nereu, Tétis, Anfitrite, Proteu, Cila, Glauco e até nomes mais desconhecidos, como Híade, Néfele, Plêiade e Aura, todos eles são divindades do mar.

Para escolher nomes para cachorros, muitas são as inspirações. O novo companheiro da família pode ter simplesmente um nome de cor, como Rosa, Azul ou Verde (ou os seus correspondentes Rose, Pink, Blue, Bleu, Vert ou Green). Eles podem servir para batizar animais machos e fêmeas.

Quem gosta de astronomia – ou de apenas de olhar para o céu estrelado – pode escolher muitos nomes de cães. A começar, pelo nosso astro-rei e o seu séquito de planetas e satélites: Sol, Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter (ele já foi citado, eu sei), Saturno, Urano e Netuno.

Plutão, que também já foi citado, foi rebaixado para planeta anão, na companhia de Ceres, Haumea, Makemake e Éris. Todos são bons nomes, mas tome cuidado com Éris: é o nome da deusa da discórdia. Mas não se preocupe com os deuses infernais: para gregos e romanos, o Inferno era apenas o local para onde iam os mortos (não necessariamente para receber um castigo).

As luas também podem interessar os novos tutores, no momento de batizar os seus cachorros. Além de Lua, que é lindo e serve para machos e fêmeas, nossos companheiros de Sistema Solar podem dar algumas sugestões:

• Marte – tem duas luas: Deimos e Fobos, o terror e o horror. Convenhamos: são bons nomes para alguns de nossos monstrinhos domésticos;

• Júpiter – o maior planeta do sistema solar tem luas: Io, Europa, Ganimedes, Calisto, Amalteia, Métis, Adrasteia e Tebe;

• Saturno – Mimas, Encélado, Tétis, Dione, Reia, Jápeto e Titã;

• Urano – Miranda, Ariel, Umbriel, Titânia e Oberon;

• Netuno – Proteu e Tritão;

• Plutão – mesmo rebaixado, Plutão é acompanhado por Cérbero, que era um cão na mitologia grega, guardião da entrada dos mundos inferiores.

“Ora, direis, ouvir estrelas”. Não está interessado em referências sobre a astronomia? Que tal voltar à mitologia?

Cérbero era pai do Leão da Nemeia (estrangulado por Hércules) e da Esfinge (um leão alado com rosto de mulher morto por Édipo, rei de Tebas) e irmão da Hidra de Lerna (uma das criaturas destruídas pelo mesmo Hércules em seus 12 trabalhos).

Que tal batizar seu cachorro como Hidra? Ou Hércules?

Sugestões de Nomes para cachorros:

Este artigo será atualizado sempre com novos nomes para cachorros. Siga-nos nas redes sociais e nos acompanhe.

E aí, já tem um cãozinho, qual o nome do seu pet?

Receba atualizações do Cães Online no seu email,
ganhe brindes e participe de promoções!
É gratuito!

Comente