Você está aqui: Home > Dicas > Parvovirose Canina – O que é e como tratar

Parvovirose Canina – O que é e como tratar



Para evitar a Parvovirose Canina, você deve ter muito cuidado com passeios em locais onde muitos animais também transitam, como praças e parques próprios para cães, principalmente quando seu pet ainda for um filhote. Afinal, caso ele entre em contato com fezes contaminadas com o parvovírus, o vírus causador da Parvovirose Canina, também conhecida como Enterite Canina Parvoviral, poderá contrair rapidamente uma das doenças mais graves que podem acometer os cães, principalmente os filhotes em função da baixa imunidade.

Parvovirose Canina – O que é e como tratar

Esta doença pode ser facilmente prevenida com vacina própria, que deve ser aplicada em cães filhotes aos 45 dias de vida e reaplicada anualmente nos adultos. Quando os cães contraem a doença  normalmente apresentam sintomas como diarréia com sangue, vômitos incessantes, febre alta em filhotes e hipotermia em adultos, falta de apetite, apatia e em alguns casos inchaço dos olhos e conjuntivite.

Para diagnosticar a doença são necessários diversos exames, pois os sintomas indicados acima são comuns também a uma série de outras doenças. Mas quando é comprovada a infecção da Parvovirose no cachorro, o animal deve receber tratamento a base de sais minerais, vitaminas e glicose via oral ou intravenosa. Dependendo a gravidade do caso, ele deve ser imediatamente internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). É de extrema importância também que o cachorro com Parvorivose fique isolado de outros cães e inclusive de outras pessoas além dos donos.

Parvovirose Canina – O que é e como tratar

Quando o tratamento não é realizado da maneira correta ou quando a doença é descoberta tarde demais, existe grande risco de o cão vir a óbito em poucos dias. Por isso é fundamental que você leve seu cachorro ao veterinário ao menor sinal.

Assim que o cão for para a clínica veterinária, é recomendável que a casa seja desinfectada, evitando que o vírus, extremamente resistente, se propague e volte a infectar outros animais ou pessoas.

GRÁTIS: Receba atualizações por Email:

Cadastre seu email e receba atualizações do Cães Online no seu e-mail. É grátis!

19 Comentários para “Parvovirose Canina – O que é e como tratar”

  1. evandro disse:

    Esta receita de álcool de cereais com canfora com vinagre com chá nada disto funciona gastei 70,00 não perca tempo tenho 14 cachorros já fiz de tudo e o que funciona mesmo capstar mas o efeito dura só 3 dias neste tempo tem que matar as que estão no chão, para parvovirose e cinomose usar (virozole ribavirina) com soro o,5 mg comprar em farmácias de hospital, funciona mesmo apos percorrer vários veterinários e todos me falavam para sacrificar meu 7 cachorros que estavam com a doença consegui convencer um para me dar a receita ele me deu dos 7 morreram 3 morreram no mesmo dia um dia apos a primeira dose os outros já estava caminhando

    • jonathan disse:

      meu cachorro é um pinscher e vai fazer dois meses no dia 19/12 e esta com essa doença ele esta tomado soro caseiro, eletrolitrico E ja tomou flotil agua de coco
      mim ajude quantos ml do o meu cão. ele muito pequeno e não ta comendo nada

      • iluska lima disse:

        .começe a dar amoxilina 5m duas vezes ao dia e soro lactado 50m de manhã e 50m a noite aplicando a baicho da pele e para o vomito uma ampola de plasil aplicado a baicho da pele . porque curei o meu bichinho assim hoje ele tem 4 meses.

    • Ricardo disse:

      Melhor tratamento tratar o animal é Soro Caseiro, 15 em 15 minutos minimo 1 colher de sopa, Remédios comprados em farmácia Flagil e Plasil, Não deixam o Cão vomitar e controla o intestino, e por ultimo comprar um estimulante energético em Agropecuária, o mais famoso é o Stimovit, mas não fabrica mais, ele é ingetável aplicar em média 10 ml via pele…até o cachorro realmente melhorar…não tem remédio melhor, salvei assim 20 filhotes de husk siberiano com este remédio

  2. liscarla olimpio disse:

    preciso de ajuda minha cachorrinha ta com parvo começou de ontem pra hoje oq faço ela tomou as vacinas hoje e ainda ta vomitando oq dou pra ela ?

  3. Dr. Gleydson Cálio disse:

    Faz necessário correção no texto, pois parvovirose não é zoonose. Sem risco comprovado de contaminação de pessoas.

  4. joyce yara disse:

    meu Deus não sei oque fazer com minha cachorrinha ela e uma vira-lata e esta com parvovirose acho que esta no estado avançado de sua doença e não tenho condições de leva-la no veterinario oque devo fazer com ela? ela não esta vomitando so com diarreias com sangue falta de apetite e me parece que ela esta urinando sangue agora me ajude por favor alguem deste site peço socorro!

  5. Géssica disse:

    Minha cachorra é uma Cocker Spaniel de 5 meses, ela esta com Parvovirose, ja levamos ao veterinario e ele aplicou a medicação necessária, porém ela não melhora. Esta na UTI tomando soro e tratando mas não esta havendo resultados de melhoras. Por favor me ajudem, tenho mais outros 8 cachorros e estou com medo de pegarem a doençã, como faço pra desinfectar o quintal e o que posso fazer pra salvar minha bebê ?????

    • leticia disse:

      oi primeiro se ele já esta assim a muito tempo, primeiramente seu medico veterinário deve dar algo para ver e ele melhora pois se ele resistiu a todo este problemas ele não pode estar com a avirose porque se não já havia morrido deve ser outra doença primeiramente para desinfetar a casa alvex duas veses ao dia em todos os locais que o cachorro percorreu.
      melhoras a ele!
      bjos

    • Nazaíre disse:

      Para desinfetar o quintal contaminado pela parvovirose só existe uma coisa: desinfetante a base de amônia quartenária. Em boa parte dos Pets Shops é possível encontrar, custa em torno de 28,00 reiais 02 litros, mas rende 500 litros. É importante separar os animais doentes e desinfetar todas as áreas possíveis da casa e quintal. Tb é importante, sempre que mexer com o cachorrinho doente, fazer uma super limpeza das mãos, desinfetar calçados com o desinfetante a base de amônia que pisaram no local onde o cachorrinho ficou separado, se possível separar roupas só para tratar o animal, usar luvar e desinfetà-las, separar tudo que for do animal, se usar jornais ou tecidos para forrar o chão onde ele está convalencendo é importante ir queimando quando for descartar…

  6. juliani disse:

    Olá já perdi 2 cães com parvovirose, e agora 2 caes (filhotes, 1 yokishaine femea, e um shihtzu macho) com 2 meses femea e 48 dias macho , se infectaram com a mesma doença separei os 2 , a femea está se recuperando bem, mas o macho está muito caído fica bem, depois fica mal, estou dando agua com aç~ucar, vita c, vitamina de quiabo tudo na seringa e como comida estou ddando batata amassada com franco desfiado e arroz a indicação do medico. mas o que fazer para curar meus cachorros, já fiz de tudo de na casa, passei vassoura de fogo , liimpo sempre com desinfetante mas esse virus nao sai

  7. Grace disse:

    Tenho duas cachorras meus amores estou desesperada,pois elas estão com parvovirose o que faço começou ontem e estão evacuando sangue obrigada me ajude por favor

  8. Renata disse:

    oi gente tenho uma poddle que deu trabalho com essa doença,ma não desanimei,levei no veterinário deixei no soro,gastei 690 reais ,fora as medicações, gastei tudo que tinha ,mas ela tinha que ficar vários dias internada ,então entrei em desespero,paquei para a veterinário colocar acesso venoso nela,fui no pronto socorro aqui perto de casa pedi ranitidina,plasil,omeprazol de 8/8 tudo EV não adianta ser via oral,e soro Ringer com Lactato de 500 ml com glicose direto ´para hidratar e de 8/8 Giardicid 2,5 ,e probiótico pet, deu trabalho mas graças a deus ela está viva e muito feliz , passei 5 dias de luta mas deu certo

  9. Mariana disse:

    Gente pra ajudar na parvovirose e cinomose façam suco com 6 a 8 quiabos com 600ml de água mineral ou fervida e de ao caozinho de 2 a tres vezes ao dia……

  10. Morgana machado disse:

    Gente meu cachorrinho comessou a vomitar , logo em seguida fes feses com sangue , tudo aconteceu em 2 dias ,muito rapido ,nao deu nem tenpo de levalo a o veterinario ,fui olhar como ele estava ,ja era muito tarde ,meu cachorro morreu com parvovirose avansada ,o pior e que demonstrou a doenssa em dois dias , ja tinha tido outro q morreu com a mesma doenca , Estou muito triste , entao pessoal cuidem bem dos seus animais porq depois e tarde demais , meu patio esta contaminado nao posso ter mais cachorros , pois vai aconteser a mesma coisa , Tomen cuidado qualquer sintoma diferente levem seus caes no veterinario , seus animais de alguma forma vao agradeser :)

    • leticia disse:

      voc~e ira superar porque deus sabe oque faz, e so vc vacinar antes de levar ele para o seu pátio e durante cinco anos vc não pode ter animal que não esteja vacinado.
      melhoras!
      vc ira superar!

  11. Helena M.N. disse:

    PODE CRIAR SIM MORGANA,VACINE ANTES DE LEVAR PARA CASA,SE A DOENÇA VOLTAR A ATACAR A CURA É SUCO DE QUIABO COM AGUA, BATA CRUS NO LIQUIDIFICADOR, OS MEUS TIVERAM,UM MORREU ANTES DESSA RECEITA OS OUTROS CUREI JÁ QUANDO ESTAVA QUASE MORTO ,MAL RESPIRANDO EM MEIO A UMA POÇA DE SANGUE,CUREI COM ESSE SUCO…NÃO DESISTA!
    A QUEM DIGA QUE NÃO CURA,MAS AO MEU VER É COMO O VIRUS DA GRIPE E SE FORTALECE O ORGANISMO A GRIPE NÃO PERSISTE .O QUIABO TEM PROPRIEDADES MEDICINAIS INCRÍVEIS QUE AJUDA A FLORA INTESTINAL DO CÃO,LOCAL EM QUE É MAIS ATACADO PELA PARVOVIROSE,QUE DETONA TUDO CAUSANDO A DIARRÉIA DE SANGUE.VALE A PENA PESQUISAR AI E SE ACONTECER DE NOVO FAÇA O SUCO OK.BOA SORTE

  12. Marlene de Moura disse:

    Hoje é um final de ano muito triste perdi minha cachorrinha de parvovirose em não deu tempo de leva-la ao veterinário,vc q tem e ama os peludos não deixem para ultima hora,corram pois essa doença e maldita.

  13. vivian disse:

    bom dia
    perdi minha cachorrinha de 4 meses de parvovirose, eu tenho um cachorro de 8 anos pesa acima de 45 kg boxer, ele esta meio triste não sei dizer o certo mais ta esperto nao vomita e nem faz coco, não esta se alimentando a urina dele ta normal, ele bebe bastante agua estou dando ração batida ele ta meio vagabundao, dei tb ficado beterraba e tomate batido na ceringa vitamina c e os potes dele ta com soro caseiro. não gostaria de levalo ao veterinario devido a infestação de doença, lavei minha casa com querosene veneno to lavando direto
    esterelizei as vazilhas da cachorrinha que morreu…gostaria de uma dica pra continuar cuidando dele em casa pra prevenir a vo ate dar gatoreide pra ele tem algum soro q compra na farmacia pra ele toma
    glicose enfim fico no aguardo

Faça o seu Comentário