Por que alguns cães latem muito

Seu cachorro late demais? Você vive recebendo reclamações de seus vizinhos e, no caso de morar em apartamento, do seu síndico? Você tentou ensiná-lo a não ficar latindo sem parar, até comprou aquelas coleiras que prometem acabar com os latidos excessivos e não obteve o resultado esperado? Leia este artigo e entenda porque alguns cães latem muito.

Os cachorros latem como uma forma de se comunicarem tanto conosco quanto com os outros cães. É um comportamento natural, mas que pode ser um sintoma de que algo não está indo bem com a saúde mental ou física do cão.

Quando os cães latem a todo o momento, muitos motivos podem estar por trás deste comportamento. Alguns cães latem para avisar que algo está errado – é o latido tradicional de sinalização –, outros latem por condicionamento – quando o telefone toca, por exemplo.

Há ainda alguns cães que latem muito por pura carência: querem chamar a atenção do seu dono a qualquer custo. Nesses casos, é importante que o dono tenha pulso firme, pois em geral o cachorro adquire esse comportamento porque descobre que ganha atenção do dono sempre que late bastante. Para romper com essa mania perturbadora do seu amigo de quatro patas, a dica é simplesmente ignorar os chamados e brincar com seu cão somente quando ele não estiver latindo. Se for filhote, em poucos dias aprenderá a lição, mas os adultos não são incorrigíveis – você apenas terá que insistir um pouco mais.

Uma informação bem interessante sobre os cães de guarda: ao assumir o posto de protetores do território, eles usam o latido para afugentar visitas indesejadas. Assim, quando alguém passar diante do seu portão, ele latirá até que a pessoa desapareça e, ao acontecer isso, vai entender que ele foi o responsável por isso. Ou seja, seu cão precisa receber menos estímulo da rua para entender que só deve latir quando alguém tentar de fato invadir o terreno. Isso é bastante comum com cães territorialistas. Para reduzir o campo de visão do cachorro, uma dica é colocar uma placa de metal no portão.

Agora, se o problema é o telefone, o interfone ou a campainha, pode-se pedir para alguém acionar estes aparelhos mais vezes por dia para que o cão não estranhe e fique agitado sempre que eles tocarem. E quando ele latir, o ignore. Só o recompense com carinho quando ele parar.

Quando ele começar a latir sem parar, experimente usar um comando como “Não” ou “Quieto” (sempre palavras curtas e em tom firme). A técnica do borifador de água também é válida. A única coisa que não resolve de forma alguma é a agressão ou uso comandos excessivos que possam confundir seu cão.

Agora que você sabe porque alguns cães latem muito, lembre-se de que ele pode também estar apenas querendo dizer algo simples, como por exemplo, que está com fome, sede, ou quer passear, etc.

Deixe uma resposta