Raça Cão Leopardo Cathoula – Origem, história e característica

Uma raça pouco conhecida e que se destaca pela inteligência, agilidade e beleza. Saiba mais!

Que tal conhecer um pouco mais sobre a raça Cão Leopardo Cathoula? A raça é originada dos Estados Unidos, sendo cães muito primitivos e selvagens, que foram adaptados por camponeses norte-americanos com o passar do tempo. A raça é utilizada para pastoreio e guarda e o nome é originado da Paróquia de Catahoula, que significa águas lindas e claras. Os cães desta raça apresentam um latido forte e são ótimos cães de guarda.

Características do Cão Leopardo Cathoula

Os cães desta raça têm porte médio, são elegantes, determinados, ágeis, resistentes e autoconfiantes. Os machos podem medir entre 55,8 a 66,0 cm e as fêmeas pode atingir 50,8 a 60,9 cm. Os pelos são curtos e geralmente a pelagem é voltada para o tom de leopardo, mas qualquer cor ou combinação pode ser aceita.

As orelhas do Cão Leopardo Cathoula são curtas e os olhos podem se apresentar em qualquer tom de cor ou até mesmo combinação. Além disso, estes cães podem chegar a pesar 90 quilos. A cauda é longa e durante os dias de frio o Cão Leopardo Cathoula deve ficar em um lugar mais quente.

Temperamento do Cão Leopardo Cathoula

Os cães desta raça têm uma natureza independente, são autônomos, elegantes e têm um temperamento forte. O ideal é que ele seja treinado desde filhote, para que possa obedecer ao dono. São companheiros, leais e amigos de toda a família, em especial do dono, no qual fica muito apegado.

Além disso, são excelentes cães de guarda, sendo bons protetores. Gostam de andar e caminhar de forma livre, por isso, devem viver em locais amplos e espaçosos. Em relação a estranhos, os cães desta raça são indiferentes e muito reservados. Por isso, eles devem procurar ser socializados desde filhotes. São cães muito ágeis e inteligentes, que conseguem aprender as coisas facilidade.

Saúde e expectativa de vida do Cão Leopardo Cathoula

A expectativa de vida dos cães desta raça é de 14 anos. Algumas doenças comuns a raça podem ser citadas tais como câncer e displasia da anca, por exemplo.

Curiosidades do Cão Leopardo Cathoula

Os cães desta raça são conhecidos pela sua capacidade de pastoreio, caça e escalada. Além disso, eles têm habilidade para caçar pequenos animais como porcos, esquilos, entre outros. Também tem habilidade para realizar pastoreio de ovelhas, bovinos e suínos. Possuem muita energia, também.

Gostou de conhecer um pouquinho mais sobre a raça do Cão Leopardo Cathoula? Deixe a sua opinião!



Gostaria de receber histórias sobre cachorros no Facebook? Clique para curtir o Cães Online
Receba atualizações do Cães Online no seu email,
ganhe brindes e participe de promoções!
É gratuito!

4 Comentários

Comente