Você está aqui: Home > Raças > Raça Dachshund – Características da raça, fotos e vídeos

Raça Dachshund – Características da raça, fotos e vídeos



De acordo com historiadores, os primeiros registros da imagem e do nome da raça Dachshund (ou Teckel) datam de 5 mil anos atrás. Outros especialistas apontam o surgimento dessa raça a partir de um livro de gravuras lançado em 1561, quando ela apareceu com a estrutura física conhecida hoje. Em 1888, foi feito o primeiro registro oficial de um exemplar da raça na Alemanha.

Raça Dachshund   Características da raça, fotos e vídeos

Caçadores alemães almejavam um cachorro que fosse ágil, resistente, com olfato apurado e pequeno o bastante para entrar nas tocas de animais como lebres, coelhos e texugos, com o intuito de levá-los para fora, facilitando a mira dos caçadores. Por conta disso, o Dachshund recebeu esse nome, que significa “cão texugo”.

Os caçadores conseguiram desenvolver a raça com base em nove variedades, que incluem três tamanhos (standard, anão e mini) e três pelagens diferentes (curta, dura e lona). Os cães de pelo duro (ou arame) foram obtidos com a introdução de linhas de sangue de Terriers. Porém, o acasalamento não possibilita o cruzamento de cães de pelagens e tamanhos diferentes.

No século XIX, essa raça foi levada para a Inglaterra, onde passou a integrar a corte inglesa, o que contribuiu para a popularização do Dachshund. Perto de 1879, foram importados exemplares para os EUA. Já no Brasil eles vieram com colonizadores europeus e eram conhecidos como “paqueiros” pela habilidade com que esses cães caçavam pacas.

Características – Padrões da Raça Dachshund

Muitos conhecem esses cães como “salsicha”, “linguiça” e outros nomes associados a alimentos compridos. Isso se deve ao fato de o Dachshund ser baixo, comprido, com peito em forma de barril e pernas curtas.

Os cães adultos pesam entre 7 e11 kg. Por sua vez, o comprimento varia conforme a categoria, pois o tamanho Standard tem mais de35 cm, o mini tem até 30 cm, e o anão varia de 30 a 35 cm.

Raça Dachshund   Características da raça, fotos e vídeos

A coloração da pelagem pode ser branca (com manchas pretas ou castanhas), vermelha, preta, malhada ou preta com bronze.  Seus pelos são soltos e podem ser lisos, longos ou duros. Suas orelhas são caídas e compridas. Já os olhos têm tamanho médio e formato oval.

Temperamento da raça Dachshund

Essa raça manteve algumas características da época em que serviam como cães de caça, mesmo tendo se adaptado com o tempo a ser um cão de companhia. Logo, trata-se de um cão corajoso, independente e protetor.

São ótimos para quem deseja uma companhia em lugares pequenos, pois além de amigáveis, esses cachorros aprendem a ter hábitos de higiene sem muitas dificuldades.

Como o Dachshund é uma raça amigável, o relacionamento com adultos e crianças ocorre de forma tranquila. O único problema no ambiente familiar está ligado ao ciúme, pois esses cães costumam ser muito possessivos.

Raça Dachshund   Características da raça, fotos e vídeos

Outro problema diz respeito ao latido, que é estridente e pode incomodar você e seus vizinhos. No entanto, essa característica empalidece em comparação com as qualidades do animal, que é brincalhão (até mesmo quando fica mais velho) e convive bem não só com pessoas, mas também com outros animais.

As diferentes pelagens influenciam no comportamento, segundo alguns criadores. Os Dachshunds de pelo curto, por exemplo, são vistos como mais sociáveis, enquanto os de pelo duro são considerados mais agitados.

Dicas e cuidados com a raça Dachshund

O Dachschund possui tendência para desenvolver dermatite, o que pode ser evitado com banhos só quando necessário. Assim como os outros cães de raças baixas, esse animal pode apresentar problemas ligados a obesidade e também problemas de coluna.

Para controlar a obesidade, só deixe ele comer a quantidade apropriada de comida, além de manter o seu bicho de estimação sempre exercitado. Já os problemas de coluna (como luxação da patela, osteofitos ou bico de papagaio e hérnia de disco) podem ser evitados se ele não saltar de lugares altos e nem andar em pisos escorregadios.

Procure um veterinário para descobrir mais informações sobre cada doença e para saber que tipo de alimentação é mais adequado para o seu amigo de quatro patas.

Fotos da raça Dachshund

Vídeos da raça Dachshund

GRÁTIS: Receba atualizações por Email:

Cadastre seu email e receba atualizações do Cães Online no seu e-mail. É grátis!

9 Comentários para “Raça Dachshund – Características da raça, fotos e vídeos”

  1. amanda destri disse:

    eu acho lindo essa raça, eu ja tive uma cadela salsicha mas infelismente ela morreu picada por uma cobra, eu jorei por uma semana, não me conformei por causa da morte dela, mas meus pais me compraram dois cachorros, a Tita e o Tobi, a Tita é piquineis e o Tobi é viralata, mas eu não me importo que o Tobi seja viralata, o que importa que ele é muito legal.
    Aquela cadela que eu disse primeiro que morreu, ela se chamava Xuxinha, ela vai sempre estar no meu coração!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  2. marcia disse:

    minha dachshund e linda mas nao consigo controlar sua obessidade ,ela pedi demas .Fica impossivel negar, e muito fofa!!!!F

  3. leandro disse:

    tenho uma salsichinha ela tem o peito branco pode não ser pura?

  4. Laura Maidana disse:

    Eu tenho um da raça Cofap ele é muito agitado e muito brincalhão!!!

  5. Andre Luiz disse:

    Eu tenho um daschshund ele e vermeho, ele e muito ciumento com os meus pais, eu amo ele e ele adora andar de carro,skate,empilhadera

  6. Andre Luiz disse:

    ha eu esqueci de falr ele mantem as tradiçoes ele ainda caça ratos e lebres q aparecem no meu quintal

  7. gisele disse:

    Nos temos uma cachorrinha linda e amada chamada MELL…QUE MUDOU COMPLETAMENTE NOSSAS VIDAS…E UMA LINGUICINHA COM PELOS…MUIIITO DOCIL…CARINHOSA…BRINCALHONA…A uma semana ela deu crias…LINDASSS…SAO 10 CACHORRINHOS…TE AMAMOS MUIIITO MELL…

  8. Miracelma Siva Souza disse:

    Estou preocupada meu salsicha ficou na rua quando cheguei ele não conseguia ficar de pé, não sei o que aconteceu vou leva-lo ao veterinário ele não é obeso para ter problema na coluna.

  9. Maria Paixao Ferreira Macedo disse:

    E uma raça linda tenho um pelo curto que se chama Syd ,e muito lindo carinhoso ciumento e muito esperto eu amo muito,ele adora o meu marido e louco por ele,bjs e uma boa noite!!!

Faça o seu Comentário