Raça do Pastor Branco Suíço – Características da raça, fotos e vídeos


O Pastor Branco Suíço é considerado uma raça independente do Pastor Alemão, não sendo mais denominado Pastor Alemão Branco. Esse reconhecimento só foi possível depois de muita discussão a respeito de vários elementos, como o padrão a ser adotado e até o nome da nova raça.

Apesar de não ser mais vinculado ao Pastor Alemão, não tem como desconsiderar o fato de que o Pastor Branco Suíço foi desenvolvido a partir do cruzamento entre Pastores Alemães, o que permitiu a transmissão de características marcantes da raça, com o diferencial da cor branca.

A variedade branca do Pastor Alemão correu riscos de ser erradicada após a 2ª Guerra Mundial, quando houve uma forte campanha que visava acabar com os Pastores Brancos porque eles eram albinos. Essa informação não estava correta, pois esses cães apresentam pigmentação nas mucosas e nos olhos, ou seja, não podem ser classificados como albinos.



O Pastor Branco é um dos cães mais populares na América do Norte. Em muitos países, inclusive no Brasil, ainda há uma vertente que defende a manutenção da raça como uma variedade do Pastor Alemão (com o “Alemão” presente no nome).

Características – Padrões da Raça Pastor Branco Suíço

Como o nome indica, a característica física mais marcante dessa raça é a sua pelagem branca. É possível haver exemplares de outras tonalidades, como champanhe, amarelo, laranja e até marrom, mas os cães com os pelos mais próximos do branco são considerados melhores de acordo com o padrão estabelecido.

Os pelos são densos e também são motivo de polêmica, pois os defensores do Pastor Branco Suíço admitem pelos longos, o que não é permitido para os defensores do Pastor Alemão Branco, que consideram a pelagem do Pastor Alemão tradicional como parâmetro.

Em relação ao tamanho, os machos da raça variam de63 a70 cme as fêmeas oscilam entre 58 e63 cm. O ideal é que o Pastor Branco seja mais comprido do que alto e é melhor ter medidas acima do padrão do que abaixo dele.

A cabeça do Pastor Branco é marcante e proporcional ao resto do corpo. As orelhas são largas na base e finas nas pontas, viradas para frente. Já os olhos são amendoados e médios, enquanto o tronco é musculoso sem excesso de volume.

Temperamento da raça Pastor Branco Suíço

Essa raça é inteligente, equilibrada e sossegada, o que possibilita um convício social agradável, tanto com adultos como com crianças.

Devido à facilidade com que são adestrados, os Pastores Brancos marcam presença em competições de adestramento e também são usados por grupos que precisam de cachorros obedientes para buscas.

Como essa raça se adapta bem ao trabalho, é preciso mantê-la exercitada para que seu porte físico permaneça ágil. Graças à grande resistência física, os Pastores Brancos podem acompanhar pessoas em todos os momentos, como caminhadas, corridas e até passeios de bicicleta.

Dicas e cuidados com a raça Pastor Branco Suíço

Por ter o pelo bem denso, o Pastor Branco Suíço está sujeito a dermatites, que podem ser controladas com produtos adequados. Para deixar a pelagem bonita e retirar os pelos mortos, escove seu cão com bastante regularidade, especialmente na época da muda.

Ocasionalmente, esses cães podem apresentar as seguintes doenças: Displasia e Torção Gástrica. Além disso, o Pastor Branco Suíço pode ter problemas de aprumo (causados por acasalamentos inapropriados e alimentação fraca em vitaminas e cálcio) e “jarretes de vaca” (as patas ficam curvadas para dentro em pisos lisos).

Fotos da raça Pastor Branco Suíço

Vídeos da raça Pastor Branco Suíço

 

Receba atualizações do Cães Online no seu email,
ganhe brindes e participe de promoções!
É gratuito!

Siga-nos no Facebook

8 Comentários

Comente

Cães Online no Facebook

Gosta de Cães? Curta Nossa Fanpage.