Raça Leonberger: característica, história e temperamento

Um cão gigante, afetuoso e muito simpático. Uma raça rara e pouco conhecida no Brasil: a Leonberger. Saiba mais!

A raça Leonberger é originada do sul da Alemanha. O nome significa “leão da montanha” devido a sua pelagem dourada, sua juba e seus olhos cor de ouro. A raça foi desenvolvida no século XIX sendo voltada para a companhia e proteção de famílias nas fazendas. Durante a primeira guerra mundial, a raça Leonberger foi quase extinta. Mas, dois homens recolheram os cães sobreviventes para cruzamentos.

A raça foi originada por meio de cruzamento entre vários cães como São Bernardo, Terra Nova e também cães montanheses dos Pirineus. Além disso, o primeiro standard foi definido no ano de 1895.

Características do cão Leonberger

O cão destaca-se pelo tamanho e pela pelagem. O Leonberger é forte, resistente, ativo e pode viver em lugares variados, por exemplo, em regiões quentes, desde que tenham sombra e pisos mais frios (cerâmica, azulejo, etc.) como também em locais com neves. O pelo é muito longo e com muitas camadas de subpelo, também. A cor mais comum presente nos cães desta raça é o amarelo-leão. Mas, outras podem ser encontradas como as versões mais claras ou escuras.

cao-leonberger-1

As fêmeas podem chegara a pesar até 50 Kg e os machos podem alcançar a média de 70 Kg. Em relação à altura as fêmeas podem alcançar entre 65 cm a 75 cm, e os machos podem chegar a 75 cm a 80 cm.

Temperamento da raça Leonberger

O Leonberger é um cão extremamente afetuoso, dócil, companheiro e leal ao dono e a família. São extremamente apegados às pessoas e convivem muito bem com crianças. São pacientes, corajosos e muito inteligentes.

cao-leonberger

Eles conseguem aprender as coisas com muita facilidade e são bons de guarda. O Leonberger adapta-se bem a vida nas cidades, mas por causa do seu tamanho não é muito recomendado que viva em apartamento ou local pequeno. Os cães desta raça precisam de espaço e de exercício físico durante o dia.

Além disso, o Leonberger adora água e são bons nadadores. Estabelecem uma verdadeira ligação de amizade e lealdade com o dono.

Cuidado com a raça Leonberger

Os pelos dos cães desta raça devem ser escovados regularmente. Uma característica comum do Leonberger é a presença de displasia da anca. Além disso, por ser considerado um cão de raça gigante ele deve se alimentar com rações de alta qualidade, para que ele possa crescer de forma saudável e com muita saúde. Eles também precisam de atividades físicas diárias.

Receba atualizações do Cães Online no seu email,
ganhe brindes e participe de promoções!
É gratuito!

2 Comentários

Comente