Shih-Tzu – Características da raça, fotos e vídeos

Os cães da raça Shih-Tzu são constantemente confundidos com os da raça Lhasa Apso, e isto não acontece a toa, tendo em vista a lenda relacionada ao surgimento desta raça. Reza a lenda que uma princesa chinesa era apaixonada por um mongol, o povo que predomina no Tibete, e que diante da impossibilidade do casamento o casal resolveu cruzar um legítimo exemplar da China, no caso um cão Pequinês, com um representante do Tibete, um Lhasa Apso e desta forma nasceu o Shih-Tzu como forma de representar o amor entre os povos bem como o que havia de melhor entre as duas culturas.


Lendas à parte, o significado do nome Shih-Tzu é cão leão e não há registros precisos com relação à origem da raça tampouco seu desenvolvimento. Foi só a partir de meados dos anos 20 que alguns exemplares da raça começaram a ser tidos como animais de estimação na China, mas os cães ainda eram confundidos com Lhasas e não tinham um nome específico.

Demorou bastante até que os cães da raça Shih-Tzu fossem aceitos oficialmente pela FCI, ou Confederação Internacional de Cinofilia, o que só aconteceu em 1957.

Características – Padrões da raça Shih-Tzu

A característica principal dos Shih-Tzus é a vasta pelagem, lisa e comprida, e que de acordo com os padrões pode ser de qualquer cor. Há exemplares da raça de uma cor só, normalmente pretos, marrons ou dourados, com mescla de duas cores, sendo que são mais populares aqueles que apresentam a mistura de preto e branco, branco e dourado, branco e fígado e branco e marrom escuro ou ainda com três cores, em que predominam o preto, branco e marrom escuro. Seja qual for a mescla das cores, é mais aceitável que possuam uma mancha branca na cabeça.

Os cães da raça Shih-Tzu devem medir até 26,7 centímetros de altura e o peso tende a variar de 4 a 7 quilos.



Os exemplares desta raça vivem em média 15 anos e é comum que apresentem doenças como Atrofia Progressiva de Retina, insuficiência renal, otites e displasia coxo-femural, que apesar de acometer com mais frequência cães de porte grande, é bastante comum em Shih-Tzus.

Temperamento da raça Shih-Tzu

Os cães da raça Shih-Tzu são perfeitos cães de companhia, visto que adoram ficar no colo, receber carinhos e permanecer ao lado de quem gostam. Apesar desta característica, os Shih-Tzus se mostram bastante independentes e não ligam de ficar sozinhos por muito tempo, fazendo com que se tornem ideais para famílias que moram em apartamento.

Os Shih-Tzus se mostram ainda muito dóceis e calmos, convivem bem com crianças e com outros cães. De acordo com pesquisas os cães da raça Shih-Tzu não são muito inteligentes, o que faz com que demorem para aprender truques. Apesar disto, com um pouco de persistência e pulso firme de seus donos, é certo que serão bastante obedientes, principalmente se o adestramento começar desde cedo.

Dicas e cuidados com a raça Shih-Tzu

A vasta pelagem dos Shih-Tzus normalmente contribui para o aparecimento de doenças oculares, que podem ser evitadas caso o pelo da cabeça seja preso em uma espécie de rabo de cavalo. E para que o pelo do cão da raça Shih-Tzu fique sempre saudável e brilhante recomendam-se escovações diárias.

Fotos da raça Shih-Tzu

Vídeos da raça Shih-Tzu



Gostaria de receber histórias sobre cachorros no Facebook? Clique para curtir o Cães Online
Receba atualizações do Cães Online no seu email,
ganhe brindes e participe de promoções!
É gratuito!

47 Comentários

Comente