Você está aqui: Home > Dicas > Raiva canina

Raiva canina



A raiva canina é considerada uma das piores zoonoses existentes. E não é à toa, afinal, apresenta sintomas terríveis e não há cura.

Raiva canina

A única maneira de se prevenir que o cão contraia a doença é com a vacina contra a raiva, que deve ser aplicada anualmente. O cão pode ser infectado quando é mordido por um cão raivoso, sendo que o vírus causador da doença se encontra na saliva do cão doente. Assim que o cão é mordido ele pode vir a apresentar três tipos de raiva, sendo que a menos comum é a intestinal, em que o animal vomita muito e não apresenta sinais de agressividade e em dois ou três dias depois vem a óbito. Outro tipo de raiva, esta um pouco mais comum, é a muda, em que o cachorro apresenta-se muito sonolento, agressivo, e após algum tempo não consegue mais fechar a boca. Em seguida o cão normalmente morre.

Mas o tipo mais comum de raiva continua sendo a furiosa, em que primeiramente o cão tem seu comportamento totalmente alterado, com inquietação, ansiedade e não consegue comer ou beber água. Em seguida vem o comportamento característico, com extrema violência e agressividade. Nos dias seguintes, tem início a salivação abundante, paralisia e a morte.

Raiva canina

Caso um cão sadio, e vacinado, seja mordido por um cão com raiva, ele deve ser vacinado novamente e ficar sob observação durante três meses.

Se por acaso um humano for mordido por um cão raivoso é importantíssimo que o cachorro em questão seja capturado para que fique em observação. O local da mordida deve ser lavado com água e sabão e a pessoa deve se dirigir de imediato a um posto de saúde para que seja tratado. Caso os sintomas sejam identificados, sendo que são bastante semelhantes àqueles dos animais, o tratamento será inútil e a pessoa virá a óbito.

GRÁTIS: Receba atualizações por Email:

Cadastre seu email e receba atualizações do Cães Online no seu e-mail. É grátis!

2 Comentários para “Raiva canina”

  1. VICENTE NOGUIERA BARROS NETO disse:

    se um cachorro estar vomitando pode ser raiva intestinal

  2. VICENTE NOGUIERA BARROS NETO disse:

    nunca ouvir falar em raiva intestinal em cães

Faça o seu Comentário