Santuário é exemplo no cuidado a cães com necessidades especiais

Sara é peruana e dedica seu tempo a proteger cães em um santuário especial.

Localiza-se no Peru, o santuário Milagros Perrunos, é dedicado a proteger cães com vários tipos de lesões. Se não fosse a dedicação de Sara Moran, eles estariam vagando pelas ruas à mercê da sua própria sorte.

Foto: Ralph Quinonez

Sara é a grande protetora desses animais. Eles foram resgatados das ruas de Lima e agora vivem em uma casa localizada em uma rua tranquila. São 60 cães e oito deles vivem em cadeira de rodas. Outros conseguem se locomover ainda que uma pata esteja faltando.

Foto: Ralph Quinonez

O santuário canino é um pouco difícil de encontrar, mas quem bate na campainha logo é saudado por um concerto de latidos. Sara conta que fundou o abrigo há oito anos. Bruno, um cão com paralisia, foi o primeiro a ser adotado e está com ela desde então. Uma curiosidade que a mulher relata é que a maioria dos cães que sofrem graves lesões são os machos, pois eles costumam vagar mais pelas ruas que as fêmeas.

Foto: Ralph Quinonez

Lima possui uma grande quantidade de cães de rua, mas não significa que todos não tenham casa. Os tutores não tão responsáveis não se importam que os seus animais vaguem livremente por conta própria. Como a grande maioria não é castrada, a população canina só aumenta, incluindo aqueles que não têm lar. Estes ficam mais propensos a doenças, lesões e abusos.

Bruno foi o primeiro cão que Sara salvou e trouxe para o abrigo. | Foto: Ralph Quinonez

O santuário sobrevive de doações, mas o dinheiro não dá conta para outras coisas além de comprar comida para os cães. Sara ressalta que o orçamento sequer dá para consertar o ar-condicionado estragado há tempos.

Foto: Ralph Quinonez

Os cães estão por todos os lados na casa de dois pisos e se acomodam direitinho, na escada, no chão, no jardim. O melhor de tudo é que todos parecem se dar muito bem.

Um grupo de cachorros vai em direção a Sara enquanto oferece petiscos. | Foto: Ralph Quinonez

Sara diz que a vida de um cachorro é mais simples que a dos seres humanos, pois a única coisa que eles desejam é alimento e um lugar quentinho para dormir. Por isso que os cães do santuário de Sara são felizes.

Foto: Ralph Quinonez

O trabalho é árduo, mas Sara se sente satisfeita. Natal, ano novo, aniversário, ela sempre está lá dando amor e protegendo seus filhos. Segundo Sara, os cães são fortes, diferentemente dos humanos que se abatem nas dificuldades. E amam a vida. Veja mais fotos..

Um comentário

Deixe um comentário
  1. Nossa, que exemplo maravilhoso!! Parabéns ao fundador deste abrigo e a todos os funcionários e voluntários !Que seja exemplo para muitos lugares no mundo, inclusive aqui no Brasil!Que Deus os abençoem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *