São Bernardo – Características da raça, fotos e vídeos

A raça São Bernardo tem origem suíça, e foi criada a partir do cruzamento com molossos romanos, que acompanhavam as tropas em expedição aos Alpes Suíços. Foram responsáveis pelo desenvolvimento da raça São Bernardo ainda raças como Mastiff, Dogue Alemão e Bloodhound.

ACOMPANHE CÃES ONLINE!
Inscreva-se no Canal: https://goo.gl/HU37EA
Curta no Facebook: https://www.facebook.com/caesonline/
Participe do Grupo: https://www.facebook.com/groups/caesonline/
Siga no Instagram: https://www.instagram.com/caes.online

Os grandes responsáveis por preservar a raça foram monges de um monastério que ficava localizado em um ponto alto das montanhas nos Alpes Suíços. A princípio os cães da raça foram adotados pelos monges para guardarem o local, mas com o passar do tempo eles foram designados a auxiliar os religiosos no salvamento de pessoas na neve. Para que o trabalho fosse bem realizado era essencial que o cão tivesse um perfil robusto, com farta pelagem e excelente faro. Para que conseguissem alcançar seu objetivo os monges foram desenvolvendo a raça, de modo que ela alcançasse todas as características inerentes à raça como a conhecemos hoje.

Como muitos cães morreram em decorrência das guerras, os monges se viram obrigados a promover cruzamentos de São Bernardos com Terra Novas, o que deu origem a exemplares da raça com pelo longo. Estes eram logo enviados a criadores, uma vez que o pelo longo se mostrava muito propício a acumular neve, que posteriormente endurecia e podia dificultar a movimentação do cão.

Os exemplares da raça São Bernardo com o tempo deixaram de auxiliar os monges em salvamentos, mas logo ocuparam seus lugares como animais de estimação. Sem dúvida o filme Beethoven e suas sequências contribuíram para aumentar a popularidade da raça.

Características – Padrões da raça São Bernardo

Há duas variações da raça, os São Bernardos de pelo longo e os de pelo curto. Ambos possuem dupla pelagem, com a diferença de que nos primeiros há pelagem longa na maior parte do corpo, sendo que esta se mostra lisa ou ondulada.

Há exemplares da raça que apresentam as variações de vermelho e branco e marrom amarelado e branco. Os São Bernardos devem apresentar manchas brancas nas patinhas, na ponta da cauda, na linha superior do focinho, na testa e na nuca. É comum e desejável ainda que toda a parte ao redor do pescoço, também chamada de colar, seja totalmente branca.

A altura mínima dos cães machos é de 70 centímetros e das fêmeas é de 65 centímetros.

Por conta do tamanho é comum que os exemplares da raça São Bernardo desenvolvam displasia coxo femural e apresentem torção gástrica. Por outras razões os São Bernardos podem adoecer ainda por conta de epilepsias e entrópio.

Temperamento da raça São Bernardo

Os cães da raça São Bernardo são muito apegados às suas famílias e adoram crianças, com quem têm paciência de sobra. São ainda fiéis, tranquilos, não agressivos ou intolerantes a pessoas estranhas e respeitosos.

Embora os cães sejam de grande porte, não há problemas em criá-los em espaços reduzidos, desde que sejam feitos passeios diários e regulares, que normalmente já suprem a demanda de exercícios físicos dos cães.

Os São Bernardos não gostam de ser deixados sozinhos, por isto não é indicado que sejam mantidos no quintal de casa. Os exemplares da raça se mostram ainda pouco inteligentes, o que exige de seus donos muita paciência e disciplina.

Dicas e cuidados com a raça São Bernardo

Como os filhotes costumam crescer muito rapidamente, é importantíssimo que recebam ração de qualidade para que os ossos e a musculatura se desenvolvam adequadamente.

Fotos da raça São Bernardo

Vídeos da raça São Bernardo

34 Comentários

Deixe um comentário
  1. eu pra vcs duas ..
    eu quero muito ter um e estou esperando nasce o meu futuro cachorrinho,mas eu queria ke vcs me respondesse se gosta muito no final do mes td a comida os veterinarios e etc?
    pk eu queria ter nosao de ter um cachorro ..
    bju e valew a atençao obrigado..
    espero a resposta ..

  2. Nunca vi em toda minha vida um cão que demonstre tanto amor e companheirismo como um São Bernardo;este cão tem ensinado muito a mim e minha esposa,fazer questão de manter ele sempre perto de nós e dentro de casa inclusive rsrsrs.

  3. Esse olhar de pidão do são bernardo faz com que ele acabe sempre conseguindo o que quer kkkk é maravilhoso tem este cão principalmente pra quem tem crianças e idosos em casa.

  4. olá !Eu ja tive uma femea que perdi com displasia e inumeros problemas, não so a displasia e fiquei muito triste e fiquei com o macho que , é meu sol e ele esta tambem descaderado e eu estou profundamente triste, pois, estou com medo dele morrer,pois,já não está mais andado e todos que tem sabe o amor que temos por eles ja naõ consigo nem pensar direito a cirurgia é muito cara não tenho condiçoes de arcar e ele já não consegue nem andar mais. Estamos improvisando uma cadeira de rodas para ele mas precisa de ajustes; peço a todos que lerem que orem por nos, pois estamos precisando muito e que valorizem os seus caes saudaveis que com certeza estão nesse momeno ai do lado de vocês e saibam que ele sim é a melhor companhia que a gente pode ter nesse mundo.

  5. Eu tenho uma fêmea chamada Ohana (significa familia).
    Ela é extremamente amorosa, quer muita atenção e compensa os mimos….eu a amo…tem uma irmãzinha(coli- raiska) que já aprendeu a tolerar seu jeitinho. Tem 4 anos e está próximo a 80kg. Linda e maravilhosa!!!!!!!!!!!!

    • Ola Andréia vi seu post sobre o São Bernado,você disse que tem uma fêmea né,pela data do post, ela deve estar berando os 6 anos agora!Tire uma duvida minha, durante esses seis anos você teve algum problema com ela em relação a saúde?Tenho uma filhote, de 3 meses, meu medo é as devidas doenças que vi em muitos forum que esses cachorros pode vim a ter,estou cuidado dela conforme todas orientações, rações premium que é a que eu posso manter.Se puder falar mais sobre o seu, eu agradeço.abraços!

      • Neto, perdi essa semana a minha pequena com 7 anos… ela apresentou uma ferida na cauda que necrosou mesmo cuidando muito e teve que amputar, mas no pré-operatório descobrimos que ela estava com problemas no coração e já estavam sérios… ela resistiu a cirurgia mas não o pós-operatório, então aconselho que futuramente faça um acompanhamento do coração da sua bebezinha!

  6. olá,
    Eu gostaria muito de comprar um São Bernardo, estou quase totalmente convensida!
    Mas tenho algumas dúvidas, por exmplo, será q ele se daria bem com um gato? Ele baba muito?

  7. Eu tbm tenho uma Saõ Bernardo se chama Iume (sonho) em japonês,ela chegou tão triste,doentinha,mais agora está feliz da vida………..adorei ela…estamos cuidando como se fosse um filho,está sendo medicada e vai começar a tomar vitamina pra ficar bem gordinha,ela chegou magrinha tadinha,com muito carrapato mais está se recuperando e cheia de pessoas para dar amor para ela…linda….

  8. Eu sonho em ter um São Bernardo desde q era criança, sou apaixonada pela raça,acho ele mt carinhoso e companheiro e como tenho 2 crianças em casa acho q não existe cão melhor. Já tenho até nome pra qnd ele chegar, pra mim esperar ter meu São Bernardo, é como se tivesse esperando por um filho nascer com mt amor e carinho, super ansiosa por sua chegada….

  9. Opache é meu cão da raça são bernardo vai completar 3 aninhos agora dia 4 de novembro, todos dizem que ele é enorme, mas para mim ainda é um bêbê. ele tem face ( opache_ribeiro )

  10. Olá, tenho um São Bernardo de 3 meses, Apollo o nome dele. melhor raça que ja tive até hoje,inclusive melhor que o labrador. Esta transformando minha vida!!

  11. Olá, tenho um “filho” que se chama Huffu´s. Ele irá completar 2 anos em 21/02/14. Ele transformou a minha vida. Deixei de fazer tanta coisa que, antes achava imprescindíveis, só para ficar com ele e hoje vejo quão maravilhoso que foi esta troca.
    Ele é meu amigo, companheiro. Ele fala com o “olhar”. Adora comer banana e alface.
    Ele faz aulinha (adestramento) 2vezes por semana.
    Foi a melhor aquisição que tive. Não me vejo sem ele.
    Ele adora brincar de bola e ronca muito, muito mesmo….

    • Ola Mara! vi seu post sobre o São Bernado!Tire uma duvida minha, durante esse tempo que você ta com ele,voce teve algum problema com ele em relação a saúde?Tenho uma filhote, de 3 meses, meu medo é as devidas doenças que vi em muitos forum que esses cachorros pode vim a ter,estou cuidando dela conforme todas orientações, rações premium que é a que eu posso manter.Se puder falar mais sobre o seu, eu agradeço.abraços!Neto

  12. sempre queria ter um cachorro, um vira – lata só pra ser um amigo, ja que nao tinha irmão meu pai abandono eu e minha mãe, e fui criado na casa dos avos meu avô detesta cachorro, ele nunca permitiu se quer ter a idea de ter um, eles trabalhavam e eu ficava sozinho, ai passava aqueles filme da sessão da tarde e um dia passo o filme Beethoven, fiquei doido por um são bernardo, quando vi aqueles monte de filhotes descendo as escadas eu queria ter unzinho só, hoje eu posso ter um cachorro mais nao consigo comprar o cachorro que sempre sonhei o são bernardo :(, sorte de vocês que tem um, um dia eu vou conseguir!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *