Seu cão sabe exatamente o que você diz para ele

A compreensão da linguagem canina está sendo objeto de estudo dos pesquisadores.

Quem possui um cãozinho em casa tem a nítida impressão que ele compreende e reage a tudo o que dizemos. Embora isto seja um ponto comum entre a maioria dos donos dos cães, nunca até então havia sido realizada qualquer pesquisa acerca do assunto.

cao-sabe-o-que-diz

Attila Andics, professor da Universidade Lorand, em Budapeste, é um dos mentores de uma pesquisa científica neste sentido. A conclusão é que a aprendizagem do vocabulário não é somente humana. A pesquisa fez um estudo com treze cães de raças distintas. Os animais foram submetidos a exames de ressonância magnética e os resultados foram surpreendentes. Foi descoberto que os cães têm reações diferentes a cada palavra, usando regiões cerebrais semelhantes aos humanos. Segundo Attila, este é o pontapé inicial para compreendermos como é processada a comunicação entre humanos e cachorros.

Durante o estudo, os cães escutaram diversas gravações vindas dos seus próprios instrutores. Eles ouviram tanto elogios como desafios, mas com entonações diferentes. O mais interessante é que os animais entenderam o significado das palavras, bem como o modo de falar empregado. Chamou muita atenção dos pesquisadores que o lado esquerdo do cérebro foi responsável por fazer o processamento da entonação separada da palavra, exatamente como ocorre com os seres humanos.

Chegou-se à conclusão que os cães conseguem entender direitinho o que dizemos e a forma como isto é feito. Ou seja, quando você fala com seu cachorro, ele pode compreender o que você deseja lhe transmitir. Os pesquisadores acreditam que a domesticação canina através dos anos provocou uma evolução no cérebro destes animais. Todo este estudo foi publicado na revista Science, na edição de 02/09/2016.

O professor Andics declarou que os cães entendem o que dizemos e como dizemos, conseguindo combinar ambos para uma interpretação precisa. O vídeo abaixo é em inglês, mas vale a pena acompanhar as explicações das pessoas que fizeram parte deste estudo tão incrível.

Receba atualizações do Cães Online no seu email,
ganhe brindes e participe de promoções!
É gratuito!

01 Comentário

  • Muito interessante a matéria, mas o que ocorreu foi uma seleção dos cachorros que conseguiam entender esses sons com mais facilidade e não a domesticação que provocou a evolução do cérebro desses animais. Ocorreu uma seleção daqueles que eram aptos a entender mais facilmente esses comandos e esses genes foram passados para os descendentes e com isso, temos o quadro atual.

Comente