Você está aqui: Home > Raças > Shar Pei – Características da raça, fotos e vídeos

Shar Pei – Características da raça, fotos e vídeos



Não há registros precisos com relação ao surgimento da raça Shar Pei, embora existam suposições de que esta seja descendente da raça Chow Chow, em função da língua também azulada dos Shar Pei. É provável que ela tenha surgido no Tibete ou na China e só para se ter uma ideia, na época da Dinastia Han, que data de 200 antes de Cristo, haviam obras de artes que retratavam os exemplares da raça.

Shar Pei   Características da raça, fotos e vídeos

Os cães da raça Shar Pei eram utilizados originalmente para a caça de javalis e guarda de rebanhos. Na China era comum ainda que os Shar Pei participassem de lutas de cães, uma atividade extremamente popular no país. Para instigar a agressividade dos cães, estes normalmente afáveis e dóceis, há quem afirme que eram oferecidas drogas.

Como na China era comum que os proprietários de cães pagassem altos impostos e também porque no país é comum a matança destes animais, os Shar Pei praticamente sumiram do mapa e correram o risco de extinção. Para reverter a situação os americanos adotaram medidas de preservação na década de 70. No Brasil em 1981 foi publicada uma série de reportagens sobre a raça pelo jornal O Estado de São Paulo.

Características – Padrões da raça Shar Pei

Sem dúvida as rugas presentes no rosto e no pescoço são a marca registrada dos Shar Pei. A pelagem dos cães é curta e áspera, sendo que todas as cores sólidas, principalmente preto, bege, creme, marrom escuro e acaju e exceto branco, são admitidas.

A altura dos cães varia de 44 a 51 centímetros e o peso oscila entre 18 e 29 quilos.

Shar Pei   Características da raça, fotos e vídeos

Embora as rugas dos Shar Pei sejam extremamente charmosas, elas podem ser a causa de problemas sérios de saúde. Após os banhos, quando não secas corretamente, a umidade nas dobras pode resultar em mau cheiro, seborreia, micoses e dermatites. As rugas presentes na face, quando em contato com os olhos, podem evoluir para entrópio, que pode inclusive levar os cães à cegueira. Por conta disto recomenda-se que as rugas acima dos olhos sejam costuradas com três pontos quando o cão ainda for filhote, a fim de evitar complicações.

Além destes problemas de saúde os Shar Pei podem apresentar febre alta, em função do mau funcionamento do fígado e dos rins e hipotireoidismo.

Temperamento da raça Shar Pei

Os cães desta raça são extremamente companheiros e leais e, assim como todos os cães de origem oriental, escolhem seus donos, de forma que se dedicarão e obedecerão com mais vontade e paciência a eles. Os Shar Pei também são bastante indicados para crianças, são pacientes e gostam de brincadeiras.

Shar Pei   Características da raça, fotos e vídeos

Os cães Shar Pei podem muito bem viver em apartamento, pois não são muito ativos e necessitam apenas de passeios diários para que se desenvolvam com saúde. Além disso, eles podem ficar deitados durante horas a fio ao lado de seus donos. Para completar, os exemplares da raça latem muito pouco.

Os Shar Pei são ainda sociáveis com pessoas estranhas e normalmente não se dão bem com outros cães.

Dicas e cuidados com a raça Shar Pei

Como já foi mencionado, é de extrema importância que as rugas dos Shar Pei sejam muito bem secas após os banhos, evitando assim a proliferação de umidade e bactérias. É importante ainda que elas sejam limpas com um algodão diariamente, a fim de eliminar sujeiras acumuladas.

Fotos da raça Shar Pei

Vídeos da raça Shar Pei

GRÁTIS: Receba atualizações por Email:

Cadastre seu email e receba atualizações do Cães Online no seu e-mail. É grátis!

27 Comentários para “Shar Pei – Características da raça, fotos e vídeos”

  1. Amanda Nascimento Cabreira disse:

    eles são tão fofinhooooooooooooooooooooooooooooooooooo!!!!!!

  2. celso moura da costa disse:

    Gostei do video adoro cahorro!! São os melhores amigos que temos, a minha fica tempão deitada ao lado do sofá enquanto vejo um filme, e muito amiga. Tenho uma char- pei-lata rsrsrsr e um char-pei com viralata ficou uma raça boa, resistente, amiga e sem frescuras.

  3. junior disse:

    Essa rassa é perfeita adoroooooooooooooooooooooooooooooo

  4. junior disse:

    São muitos lindos eu mesmo amo essa raca emclusive a chow,chow

  5. Neide de Souza disse:

    Na realidade tenho uma dúvida muito grande. Adotei uma Shar pei, que veio para mim com a doença do carrapato e fungos na pele. A estória dela é triste, ela foi comprada por uma pessoa, juntamente com um macho da mesma raça, a intenção desta pessoa era cruzar os animais e vender os filhotes, mas no meio do processo, a femea não aceitou o macho, e como a pessoa que era dona na época não tinha conhecimentos resolveu abandona-los num canil onde os levou para banho e nunc amais os buscou. Tive a sorte de ficar com esta menina linda, que chegou aqui, debilitada, sofrida e muito arisca. Com paciencia e carinho, fiz o tratamento adequado, tratei os fungos com banhos semanais com corticoides e enfim, ela está ótima. Acontece que tenho outras quatro femeas de raças diferentes, uma micro yorkshire, uma pequena pinscher, uma viaralatinhas de porte medio, e uma poodle gigante. Todas femeas, castradas e essas quatro convivem bem, mas noto que a sharpei é meio agressiva, deixo ela cheiras as outras, e penso muito em coloca-las no mesmo ambiente, já que vivem confinadas em ambientes diferentes, como não conheço a fundo o temperamento da Akira, já que ela veio pra mim, agora com quase dois anos,tenho receio de que ela possa machucar minha meninas. O que faço? Deixo tudo junto e espero pra ver o que ocorre, ou mantenho separado mesmo? Tem alguns momentos em que a Akira fica cheirando a pequena york, e parecem que se dão bem, mas a york é muito dominadora, tenh medo que algo ocorra…por favor me oriente. Obrigada desde já.

    Neide,

  6. Misleine Almeida de Araújo disse:

    Eu querooooo!!! Eles são lindinhosssss!!!!

  7. maira carvalho disse:

    fofooooooooooooooooooooooooooooooooooossssssssssssssssssssssssssss

  8. Amábile disse:

    Eu adorro essa rassa,acho tão lindo.Quando vc tiver filhotes bebes me manda pelo email.

    Obrigado

  9. Fabrício Lino disse:

    Moro em Resende (RJ) , e ñ sei onde vende shar pei , quem sabe resonde porfavor !

  10. THICYANE disse:

    ELES SAO MUITO LINDOS,TBM TENHO UM SHARPEI ELE E MISTURADO COM PIT BUL. ELE E MUITO FOFO.

  11. anna disse:

    eu amo cachorros eles sao tao fofos que da vontade de apertar
    gosto muito da raça sharpei eles sao lidooooooooooooooooooooooooss :-)

  12. Rhayanne disse:

    acabei de ganhar uma cadelinha dessa raça muitoooooo linda nao da trabalho nenhum so dorme….

  13. giovanna disse:

    ai eles sao fofos !!!

  14. Sueli disse:

    Eu temho uma shar-pei que está com um ano, É LINDA e companheira. Moro num apto não muito grande.Passeio com ela todas as manhãs por cerca de 40 min, só não passeamos em dias de chuva, mas aí brincamos aqui na sala mesmo, e na parte da tarde ela dorme o tempo todo. Já precisei sair para trabalhar fora da cidade e voltei no dia seguinte e ela ficou muito bem. Na época de natal arrumei a minha árvore e ela nem tocou.Sobre as dobrinhas sem problemas, ela toma nanho no vet de 15 em 15 dias, nunca tive problemas com as dobrinhas. Quem tem um animalzinho precisa amar e cuidar,e só vai ter alegrias de volta. A minha é linda e carinhosa, e fica o tempo todo perto de mim… Tenho netos e ela é brincalhona com crianças, mas é brutamonte, tem q tomar cuidado pq ela pula e pode derrubar, mas ela só quer brincar, adora brincar…. No vet ela sempre faz uma social com a cachorrada e nunca brigou com nehum outro pet…

  15. Amor a primeira vista. Já quero um. alguém que tiver uma femea e quando der cria, me avisa por e-mail porfavor! :)

  16. amanda disse:

    que lindos um mais lindo doque o outro

  17. eu amo cachorros e cachorras por que eles sao os nossos melhores amigos beijos bruna

  18. NAO PRECISA LEVAR O CACHORRO OU CACHORRA NO VETERINARIO ASIM O CARINHO QUE DAMOS PARA ELES ESTA DE BOM TAMANHO ESPERO QUE TENHAM APRENDIDO COMO TRATAR QUALQUER OUTRO ANIMAL.BEIJOS BRUNA.

  19. Cássia santos disse:

    Sou apaixonada por essa raça… Meu sonho é ter uma fêmea…

  20. Néia disse:

    Lindoooooooooossss, amo essa raça de coração.
    Tenho alguns sonhos na vida, e um deles é poder ter um filhote de shar-pei, pois desde que os conheci me apaixonei muito, a minha filha de 6 anos me pede muito para ter um desses na cor caramelo, porém, no momento não temos condições financeira, acredito que um dia Deus nos ajudará a tê-lo.

  21. Patrícia Pereira disse:

    Tenho 7 Sharpei , sou apaixonada por eles, garanto que se tiverem os cuidados necessários como prevenção, não tem nenhum problema, todo cão tem suas características, é só cuidar, que dá tudo certo. Amo meus animais. Canil Royal Village.

  22. marcelle disse:

    oi eu tenho um shar pei macho e o nome dele é Pipoca ele está com 2 anos e eu ñ consigo uma femea para cruzar com ele, se alguém souber de uma me avise. moro em são gonçalo rj.

  23. alice disse:

    lindos!!! vo compra um :)

  24. walter disse:

    tenho uma shar pei e fico preocupado com ela passa o dia todo dormindo,sera normal?amo minha cadelinha e faço tudo pra ver ela feliz.

Faça o seu Comentário