Truque do pano: Proteja seu cachorro dos fogos de artifício

O truque do pano protege o cachorro dos fogos de artifício e até de trovoadas. Entenda por quê.

O truque do pano, que promete proteger os cachorros dos fogos de artifício, é baseado no Tellington Touch, um método de adestramento e controle da ansiedade desenvolvido pela criadora canadense Linda Tellington Jones. A técnica foi baseada inicialmente (nos anos 1970) para o treinamento de cavalos e está adaptada também para gatos, aves e até mesmo anfíbios e répteis.

O truque do pano se baseia em conceitos simples: as décadas de acompanhamento e observação dos animais domésticos permitiu identificar um vínculo entre o medo dos ruídos muito altos e a sensibilidade exagerada dos membros posteriores (áreas do corpo dos pets que costumam ser frias).

truque-do-pano-cachorros-1

A reação ao barulho de fogos de artifício, saraivadas de balas e trovões quase sempre vem acompanhada por tensão na região lombar, mas toques nas orelhas aceleram a circulação sanguínea nas extremidades, elevam a temperatura, alivia a tensão nas costas e reduz o estresse.

O truque do pano

As ligaduras corporais – ou o envolvimento do cachorro em pedaços de pano – estão entre os instrumentos mais úteis do Tellington Touch para eliminar a fobia aos ruídos. Mas, como um simples pedaço de pano pode exercer efeito sobre o comportamento animal?

O sistema nervoso do cachorro processa a informação sensorial determinada pela pressão suave exercida pelo pano. Este toque ativa o ramo parassimpático do sistema nervoso central, proporcionando sensações de tranquilidade. Ao envolver o animal de estimação com tiras de pano, as informações sensoriais são potencializadas: é como se muitas mãos acariciassem e confortassem o pet ao mesmo tempo.

Como fazer o truque do pano

A bandagem deve envolver o tronco do animal em formato de oito. A faixa deve envolver o pescoço, cruzar-se pelo dorso na altura na cernelha, voltar a envolver a parte anterior na altura das últimas costelas e finalmente ser amarrada junto à raiz da cauda do cachorro.

É importante que a faixa de pano fique firme – inicialmente, os cachorros tendem a tentar arrancar a bandagem com os dentes, mas em geral acostumam-se rapidamente ao novo acessório. Por outro lado, é importante tomar cuidado para não apertar demais e tolher a circulação sanguínea ou até mesmo a respiração do pet.

truque-do-pano-cachorros-2

Outros truques para acalmar seu cão

Para o Réveillon, finais de campeonato e outras tardes e noites barulhentas, o ideal é manter os cachorros em uma sala confortável, com as janelas fechadas. Um jardim ou quintal podem ser apavorantes quando os rojões não param de pipocar – mesmo porque os pets não têm ideia de que a barulheira seja uma comemoração: para eles, é uma séria ameaça.

Improvise esconderijos no cômodo. Podem ser caixas de papelão, cortinados, tubos de adestramento ou até mesmo embaixo de uma cama, desde que os lençóis funcionem como uma “entrada oculta” para o local de segurança.

Esqueça as coleiras e correntes. Uma vez que os cachorros estejam instalados em um local que eles considerem seguro, não há motivo para prendê-los, nem para tolher os movimentos: eles podem se enforcar ou, pelo menos, machucar o pescoço. Sempre que possível, use o mesmo “quarto do pânico” para manter os pets nos dias de muito barulho.

Ao contrário do que se possa pensar, permanecer ao lado dos cachorros e oferecer mimos e carinhos nos momentos em que o foguetório (ou o temporal) é mais intenso é contraindicado pela maioria dos veterinários: os pets provavelmente entenderão que há algo errado e, sim, eles precisam se preocupar; desta forma, a tensão e o estresse tendem a aumentar. Aja naturalmente, como se nada extraordinário estivesse acontecendo.

O truque do pano realmente deixa os cachorros mais relaxados. Isto não significa que eles se sentirão 100% seguros: durante as queimas de fogos, eles permanecerão em estado de alerta: efetivamente, é o que se espera de um cão de guarda ou de companhia.

Receba atualizações do Cães Online no seu email,
ganhe brindes e participe de promoções!
É gratuito!

01 Comentário

  • FUNCIONOU. Tenho um maltês, que quando começava a trovejar ou a queimar fogos de artifício ficava em pânico. Usei uma faixa de compressão, dessas ortopédicas, duas vezes somente e ele ficou super tranquilo.

Comente