Agility: esporte canino da moda

O seu cachorro adora praticar atividade física? Você também? Conheça o Agility!

Você conhece o agility? É um dos principais esportes caninos, e está ficando cada vez mais conhecido. Ele é ideal para os cães que precisam fazer atividades físicas com frequência, e o melhor deste esporte é que o dono participa também. Que tal saber um pouco mais sobre o agility? Então não perca tempo e leia o artigo!

Atividades físicas são sempre bem-vindas: mantêm a forma e também proporcionam uma excelente qualidade de vida. Já pensou, se você pudesse praticar uma atividade física ao lado do seu melhor amigo? Com o agility, você pode!

O esporte é praticado em duplas – dono e o cão- e a finalidade é cumprir um circuito com obstáculos em um prazo menor de tempo. Desta forma, o esporte requer muita habilidade, atenção e determinação.

Que cães podem praticar o agility?

Este esporte canino pode ser praticado por qualquer cachorro, ou seja, o agility é uma modalidade ampla e pode ser praticada por cães de qualquer raça ou porte. A raça mais frequente que é vista praticando essa modalidade é a Border Collie.

Para começar o agility, os cães precisam aprender o adestramento básico (comandos de sentar, deitar, etc.) e depois o adestramento de obediência, que serve para que o cão possa aprender os comandos no circuito, ou seja, para que ele possa conseguir passar pelos obstáculos.

Como é o esporte no Brasil?

O agility possui a sua própria regulamentação, que é feita por meio da Comissão Brasileira de Agility, junto com a Confederação Brasileira de Cianofilia. A modalidade no pais, esta presente desde o ano de 1999, e no Brasil existem muitos profissionais que fornecem o treinamento necessário para que os cães possam desempenhar com eficácia o esporte.

O agility não é só uma atividade física para os cães, mas para os donos também, porque eles precisam conduzir os cachorros perante os obstáculos. Assim, tanto os cães quanto os donos precisam correr pelo circuito. Além disso, o esporte também aproxima os cães e os seus donos, porque ambos precisam desenvolver a confiança um no outro para cumprir as provas. Desta forma, essa modalidade esportiva é indicada para cães que gostam de praticar atividades físicas e ela também alivia o estresse e as tensões que são geradas no dia a dia.

Gostou de conhecer um pouquinho mais sobre o agility? O seu melhor amigo pratica algum tipo de atividade física? O que ele gosta de fazer? Fale aqui no blog!

Um comentário

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *