Uma ótima maneira de o cão e seu dono se exercitarem juntos, se divertirem e ainda conhecerem novas pessoas e cães é através do Agility, um esporte que preza pela rapidez e agilidade do cachorro perante alguns obstáculos em um circuito.

Agility - o esporte dos cães

O esporte surgiu na Inglaterra, em 1978, durante a Cruft Dogs Show, uma das exposições de cães mais famosas do país. No referido ano surgiu a ideia de entreter os visitantes com apresentações dos cães mais habilidosos da região. Eles contornavam e saltavam obstáculos pré-determinados por um guia com tanta agilidade que dali mesmo surgiu o nome para o novo esporte canino.

Agility - o esporte dos cães

A graça do Agility é que a sequência de obstáculos só é revelada momentos antes da prova, o que aumenta a dificuldade e o fator surpresa da competição. O dono acompanha o cão durante toda a prova, mas não encosta no animal nem oferece petiscos a ele. Baseado em provas hípicas, o circuito conta com diferentes obstáculos, como rampas, túneis e arcos. O principal objetivo é completá-lo em menos tempo, porém, as faltas mais graves têm relação com o não cumprimento correto de um obstáculo e não com o tempo perdido.

Qualquer cão, a partir de um ano de idade, pode se tornar um cachorro praticante do Agility, independentemente da raça (ou da mistura de raças). Apesar disso, labradores, border collies e pastores belgas são os mais indicados, pois o esporte combina muito bem com seu perfil mais agitado e forte. E a maior vantagem é que os cães se exercitam, aliviam o estresse, ficam mais alegres e o dono, em consequência, também.

Agility - o esporte dos cães

Para saber onde é possível treinar Agility com o cão na sua região acesse o portal da CBA – Comissão Brasileira de Agility no endereço eletrônico www.agilitybr.com.br.


LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here