Cachorra acompanha o resgate de cada um dos seus filhotes que nasceram em meio ao abandono

Por: em

Uma cachorra acompanhou o resgate de todos os filhotes pacientemente

Summer é uma cachorra sem-teto que vive em Los Angeles, na Califórnia (costa oeste dos EUA). Ela é gentil, simpática e brincalhona, características que atenuam um pouco as dificuldades da vida nas ruas: alguns moradores locais brincam com ela e oferecem alimentos. 

Seguir Cães Online no Facebook

Mesmo assim, Summer era uma cachorra vira-lata: ela não tinha casa, nem família. Nas suas andanças, os vizinhos começaram a notar algumas mudanças na cachorra e logo confirmaram: Summer estava grávida. 

Para tentar melhorar as condições da cachorra, alguns moradores entraram em contato com a Hope for Paws (“esperança para patas”, em português, com um trocadilho entre “for” [para] e “four” [quatro], que soam da mesma forma em inglês; assim, o nome também poderia ser traduzido para “esperança em quatro patas”). 

A Hope for Paws é uma entidade sem fins lucrativos que resgata, recupera e providencia a adoção de cães e gatos na região de Los Angeles. Ao receber o chamado, uma equipe se deslocou rapidamente para socorrer a cachorra grávida. 

cachorra-acompanha-o-resgate-dos-filhotes

Summer e os filhotes 

A equipe encontrou Summer com sinais de parto recente, mas não era possível visualizar os filhotes. Era preciso fazer uma investigação: toda cachorra tende a esconder os sinais do parto, para proteger as crias – e com uma cachorra de rua, não seria diferente. 

O parto havia ocorrido horas antes e os filhotes foram localizados escondidos embaixo de um arbusto à beira da estrada. Os vizinhos chamaram a Hope for Paws na hora certa: a cadela e os cãezinhos precisavam com urgência de um ambiente limpo e tranquilo. 

Summer aproximou-se dos filhotes, mas manteve-se em silêncio. Ela não mostrou nenhum tipo de agressividade. Ao contrário, parecia que a cachorra queria que os resgatadores encontrassem os bebês e fizessem alguma coisa para colocá-los em segurança. 

cachorra-acompanha-o-resgate-dos-filhotes

A boa vontade de Summer surpreendeu os voluntários, que já esperavam alguns ataques – eles haviam acorrido ao local com equipamentos para garantir a segurança da equipe e dos animais. As proteções acolchoadas, no entanto, não foram necessárias. 

Summer posicionou-se ao lado do arbusto que ocultava o ninho e observou pacientemente enquanto os resgatadores recolhiam os filhotes, um a um. A margem da estrada fica abaixo do nível do asfalto, o que obrigou a equipe a içar os cachorrinhos. 

A cachorra estava atenta, observando os menores gestos, mas parece ter entendido que a equipe estava lá para ajudar. Ela não causou nenhuma dificuldade para o resgate, apesar da ansiedade estar visível em seus olhos. Summer deve ter entendido que os bebês estavam em segurança. 

cachorra-acompanha-o-resgate-dos-filhotes

A equipe do Hope for Paws credita a tranquilidade de Hope durante o resgate ao fato de ela ter sido acolhida por pessoas amistosas, que sempre a trataram bem e a ajudaram, mesmo sendo uma cachorra de rua. Ela não perdeu a confiança inata nos humanos, e isso facilitou bastante o trabalho. 

Quando todos os filhotes estavam a salvo, Summer finalmente reapareceu no leito da estrada – durante toda a operação, ela ficou subindo e descendo, mas ficava sempre parcialmente ocultada pela vegetação. 

Os resgatadores brincaram com a missão, falando que o verão tinha finalmente chegado à costa oeste do país. O acontecimento foi descrito pela equipe como “o resgate do verão” (summer rescue, em inglês). 

cachorra-acompanha-o-resgate-dos-filhotes

Agora, com os bebês acomodados e aquecidos, a cachorra decidiu que ela também poderia relaxar e aceitar ajuda. A família inteira foi encaminhada a uma clínica veterinária, que constatou estarem todos em ótimas condições de saúde. 

Eldad Hagar, fundador da Hope for Paws, acompanhou o resgate de Summer e todos os passos da família até que eles finalmente chegaram ao abrigo. A equipe acredita que Summer seja um pastor da Picardia, uma raça canina francesa incomum nos EUA. 

Acredita-se que a raça seja ancestral dos populares pastores alemães e belgas. Os cães, de porte médio, são rústicos e resistentes, inteligentes, vivos e alertas, bastante vigorosos e com musculatura bem desenvolvida. A principal característica é a pelagem dura e eriçada. 

cachorra-acompanha-o-resgate-dos-filhotes

Mas, se Summer é realmente um pastor da Picardia, só ela poderia dizer como fez para chegar às ruas de Los Angeles. Mas, de acordo com Hagar, não importa a raça a que a cachorra pertence: “Ela viveu nas ruas, teve a sorte de encontrar boas pessoas e finalmente foi resgatada por nós. O que importa de verdade é o que acontecerá daqui para frente”. 

Por enquanto, os seis filhotes foram batizados de Diver, Sandy, Shelly, Sunny, Surfer e Tanner. Todos eles estão juntos com a mãe, abrigados em um canil da região, e serão colocados para adoção assim que forem desmamados. 

Gostou? Siga o Cães Online no Facebook, Instagram e Google News

Veja o vídeo do momento do resgate: