Cachorra com jarra plástica na cabeça é resgatada. Veja o vídeo

Por: em

Ela foi encontrada com uma jarra presa à cabeça. Resgatada ilesa, a cachorra passou muito desconforto. 

Uma equipe do Animal Rahat foi chamada para atender a uma emergência diferente: um cachorro com uma jarra plástica presa à cabeça foi encontrado vagando nas ruas de Sangli, cidade do oeste da Índia. “Rahat” significa “alívio, conforto” em hindi. 

Seguir Cães Online no Facebook

Nas ruas de qualquer cidade do planeta, cachorros e gatos estão expostos a uma série de perigos, além de não contar regularente com alimento e abrigo. Felizmente, este animal indiano não sofreu nenhum ferimento, mas passou por maus bocados e mito desconforto. 

O resgate 

O Animal Rahat foi acionado por transeuntes, depois que estes identificaram um cão de rua vagando com uma jarra de plástico presa à cabeça: provavelmente, o animal estava procurando comida, mas acabou ficando com a cabeça entalada no recipiente. 

O vídeo foi replicado, no início de agosto de 2021, pela seção latina do PETA – People for Ethical Treatment of Animals (pessoas pelo tratamento ético dos animais, na sigla e inglês), uma ONG que se dedica há 40 anos, em todo o mundo, ao bem-estar e saúde dos animais. 

cachorra-com-jarra-plastica-na-cabeca-e-resgatada

Inicialmente postado nas redes sociais do Animal Rahat, o vídeo acabou viralizando quando ativistas do mundo todo compartilharam as imagens do resgate. Como é possível verificar, a equipe possui experiência para imobilizar e resgatar animais em risco. 

O pessoal do Animal Rahat, que mantém alguns santuários espalhados pela Índia, para receber animais idosos e doentes, além de trabalhar com a adoção de cães e gatos, teve um pouco de trabalho para socorrer a cachorra. 

Não poderia ser diferente: os animais de rua não costumam confiar muito nos humanos, em função do próprio histórico. Eles sofrem agressões e maus tratos, ficam expostos a todo tipo de condição climática e tornam quase invisíveis: só chamam a atenção quando alguma coisa diferente atrai olhares curiosos. 

A equipe de resgate inicialmente imobilizou a cachorra com uma rede. Depois de algum tempo, o animal aparentemente entendeu que o pessoal do Animal Rahat estava ali para ajudar e ficou um pouco mais tranquilo. 

A cachorrinha foi transportada em uma maca até um local em que foi possível retirar a jarra de plástico sem nenhum risco para a saúde e integridade física. Depois do susto, o animal foi levado a um hospital veterinário, esterilizado e devolvido às ruas de Sangli.

Veja o vídeo: 

Mais jarras

Apesar de não ser uma situação comum, a equipe do Animal Rahat já se deparou com outros animais entalados. Em julho de 2021, poucos dias antes do episódio de Sangli, eles foram chamados para atender uma ocorrência em Solapur, também no Estado de Marahashtra. 

Cachorra com jarra plástica na cabeça é resgatada. Veja o vídeo

Enquanto a cachorrinha de Sangli exibia pelagem jaspe, o animal de Solapur é um belo cão peto. Ele também foi encontrado preso em uma jarra plástica, na qual enfiou a cabeça provavelmente na procura de alimento ou água. 

A situação era um pouco mais grave: em Sangli, a jarra em que a cachorra ficou presa já tinha perdido o fundo, mas, em Solapur, o utensílio doméstico transformado em armadilha estava inteiro. A primeira providência da equipe do Animal Rahat foi fazer um furo, para que o animal pudesse respirar com liberdade. 

Cachorra com jarra plástica na cabeça é resgatada. Veja o vídeo

Um funcionário do Animal Rahat chegou antes da equipe de resgate e manteve o cachorro enroscado à distância dos passantes – caninos e humanos. Logo em seguida, o veterinário do abrigo teve de sedar o animal, antes de retirar a jarra. 

O cachorro foi levado para uma clínica veterinária, onde foram feitos os primeiros atendimentos. O animal já era “cliente” do Animal Rahat. Os veterinários verificaram que ele há havia sido castrado anteriormente e devolvido às ruas de Solapur. Ele passou dois dias internado, antes de voltar ao mesmo bairro em que foi encontrado.

Gostou? Siga o Cães Online no Facebook, Instagram e Google News