Cachorra jogado no rio com pedra amarrada no pescoço é adotado após 15 meses de recuperação

Por

Ela foi jogada em um rio, com uma pedra atada ao pescoço. E conseguiu sobreviver.

Esta é a história de Bella, uma pastora belga de 11 anos, que foi descartada como se fosse um objeto imprestável. Em janeiro de 2020, a cadela foi resgatada de um afogamento em um rio gelado da Inglaterra.

No final de março de 2021, depois de um período de recuperação longo e difícil, Bella foi finalmente adotada por Maggie Mellish e Charles Douglas, um casal residente em South Derbyshire, distrito rural no centro da Inglaterra.

Cachorro sobrevive afogamento2
CRÉDITO: RSPCA/SWNS

O salvamento

Em janeiro de 2020, Jane Harper e Joanne Bellamy avistaram Bella debatendo-se nas águas do rio Trent, que cruza o centro-sul da Inglaterra. Jane aproximou-se um pouco mais e pôde perceber que a pastora belga estava quase submersa e tinha uma pedra amarrada à guia.

Cachorro sobrevive afogamento1
CRÉDITO: RSPCA/SWNS

Jane Harper conseguiu agir rapidamente, talvez por impulso. Afinal, o rio estava gelado. No inverno, as temperaturas no centro da Inglaterra raramente ultrapassam 7°C e frequentemente ficam negativas. A salvadora entrou no rio e puxou a cadela para a margem.

O resgate chegou poucos minutos depois. Os policiais que atenderam ao chamado encaminharam Bella a um veterinário, onde a cadela recebeu os primeiros cuidados.

Em seguida, Bella foi transferida para um abrigo da Royal Society for the Prevention of Cruelty to Animals (RSPCA), onde permaneceu durante 15 meses em tratamento e reabilitação. Além das condições extremas a que foi submetida, trata-se de uma cadela é idosa, o que retardou a recuperação.

A nova família

Finalmente, Bella foi adotada por Maggie Mellish e Charles Douglas. A RSPCA considerou o casal como a família perfeita para a cadela: eles já tinham cuidado de cães pastores anteriormente e ambos estão aposentados, com tempo para se dedicar aos cuidados que o animal necessita.

Cachorro sobrevive afogamento
CRÉDITO: RSPCA/SWNS

Para o South West News Service (SWNS), Maggie Mellish declarou: “Nós já tivemos três cães pastores nos últimos 30 anos. Perdemos nossa última mascote há dois anos e o cão de minha filha morreu no ano passado. Quando assistimos à história de Bella pela imprensa, nós sabíamos que ela precisava de uma casa nova. Nossa filha nos encorajou e nos candidatamos à adoção”.

Bella precisará de consultas regulares com veterinários, mas o casal garante que reúne condições financeiras para absorver o impacto no orçamento. A tutora completa: “Nós sabemos que ela está mais velha, mas queremos apenas oferecer a ela um lar amoroso, que ela merece depois de tudo por que passou. Ela terá companhia constantemente, que é o que ela realmente precisa”.

Charles Douglas acrescentou: “Nós ficamos horrorizados com tudo que aconteceu com Bella. E, quando viemos vê-la, percebemos a grande personalidade que ela tem. Ela realmente é perfeita para nós”.

Em março de 2021, Maggie e Charles foram passar alguns momentos com Bella, no centro de animais da RSPCA,em Nottingham. A festinha para a cadela teve também a presença de Jane Harper e Joanne Bellamy.

Finalmente, no dia 02.04.21, Bella foi recebida definitivamente na sua nova casa. É um final feliz para uma história que começou de forma triste e dramática. Mas Bella vem lutando todos os dias, demonstrando força e coragem invejáveis, sem desistir da luta.