Sem uma família, esta cachorra se consola apenas com uma pilha de brinquedos que ganhou.
Bella é uma cachorra sem raça definida que está abrigada no Ashley Heath Animal Center há dois anos – praticamente, toda a vida da peluda. Até o momento, ninguém se interessou em adotá-la e, por isso, ela se consola distraindo-se com uma pilha de brinquedos.
O canil faz parte da RSPCA – Royal Society for Prevention of Cruelty to Animals, uma associação da Inglaterra e País de Gales que promove o bem-estar dos animais de estimação. Ashley Heath é uma pequena vila no Condado de Dorset, no sul da Grã-Bretanha, banhada pelo canal da Mancha.

Uma história triste
Em Ashley Heath, Bella tem uma vida confortável. Todos os funcionários do abrigo tentam mantê-la tranquila e feliz, na medida do possível, mas é evidente que ela precisa de uma casa e de uma família.
A cachorra foi abandonada ainda filhote. Ela chegou a conviver com uma família humana por um curto período, mas foi devolvida ao abrigo sob a alegação de que não conseguia se socializar e interagir positivamente com os outros cachorros da casa.

A RSPCA atua na proteção animal há mais de uma década e especializou-se em reabilitar e ressocializar cães e gatos de estimação. Em dois anos, Bella fez muitos progressos e estabeleceu uma convivência tranquila com os outros animais de Ashley Heath.
De acordo com Hannah Hawkins, consultora de comportamento e bem-estar do abrigo, Bella ainda não consegue confiar totalmente em outros cães e carece de habilidades de socialização, em função do histórico de vida, especialmente as experiências nos primeiros meses.
A equipe de Ashley Heath acredita que a família que ficou com Bella por um curto período acabou reforçando as características de isolamento e dominância da cachorra. Provavelmente, ela ficou presa durante algum tempo e isso só piorou ainda mais a dificuldade de interação.

No abrigo, Bella se consola com uma pilha de brinquedos – ela prefere os objetos ao convívio com outros peludos. Mesmo assim, a cachorra tem especial predileção por bichos de pelúcia, o que pode indicar que ela tem instintos maternais, que podem ser trabalhados.
Quando Bella foi devolvida ao abrigo, ela ficou extremamente frustrada. Os voluntários e especialistas fizeram um trabalho intenso com a cachorra, que evoluiu bastante. Ela já aceita a companhia de outros pets, apesar de preferir ficar com humanos – e com os seus brinquedos.
A pilha de brinquedos, aliás, é uma estratégia da equipe do abrigo. Bella não pode conviver com os funcionários o tempo todo – os cães e gatos permanecem boa parte do tempo em seus cubículos, para facilitar a organização no dia a dia.

Sem amigos humanos por perto, a cachorra acaba se consolando com os brinquedos, que faz questão de arrumar em uma grande pilha, sobre a qual se deita. Com a atividade, Bella fica ocupada e mantém o equilíbrio emocional, enquanto espera uma oportunidade de adoção.
Um ursinho Pooh de pelúcia é o brinquedo preferido de Bella. Ela o arrasta por toda a parte, mesmo quando sai para o gramado, para os banhos diários de sol. À noite, ela se aconchega ao urso para garantir um bom sono.
Bella tem dezenas de brinquedos em seu cubículo e adora arrumá-los e empilhá-los. É a maneira que encontrou para atenuar a sensação de solidão. Apesar do tamanho (trata-se de uma cachorra de porte médio para grande), ela parece muito frágil e dócil quando está aconchegada.

O Ashley Heath dá preferência a famílias formadas apenas por adultos, para a adoção de Bella. Apesar de não ser agressiva, a cachorra é dominante e persistente. Ela também gosta de brincar de forma um pouco intensa demais, o que pode ser prejudicial para crianças.
A cachorra já teve de superar a ansiedade de separação e a angústia do abandono. Por causa do tamanho, o ideal é que a casa que possa recebê-la tenha espaço suficiente: um quintal onde Bella possa correr e brincar seria um sonho para ela.
Apesar dos limites para a adoção impostos pelo Ashley Heath, a equipe sabe que a família de Bella está por aí, em algum lugar. Por isso, os funcionários são incansáveis em apresentar a cachorra no site oficial da forma mais atraente possível.
Enquanto Bella espera um tutor (ou tutores), ela se contenta com a sua pilha de brinquedos. Olhando as fotos, qualquer um pode perceber que ela é um pet especial, só precisa de alguém responsável e amoroso.