Ela não hesitou em entrar num buraco alagado para salvar os filhotes. A cachorrinha evitou o afogamento.
Uma cachorra vietnamita improvisou um abrigo para os filhotes em um cano de esgoto. Até aí, nada demais. O animal, sem raça definida, acreditou que os cãezinhos estariam protegidos – e realmente estavam, até que começou a chover. Eles quase morreram afogados, mas a mãe conseguiu salvá-los antes da tragédia.
A cachorra, chamada Lu, vive em Dong Nai, uma província próxima a Ho Chi Mihn, a capital do Vietnã. Ela deu à luz uma ninhada de três filhotes na praça da cidade, que já estavam com três semanas de vida quando ocorreu o acidente.

Amor de mãe
Lu certamente pode ser citada como exemplo de amor materno. Os filhotes já haviam sido avistados por moradores locais, logo depois do nascimento. Mas eles cresceram e começaram a querer explorar o ambiente.
Provavelmente, a mãe decidiu que as crias estavam muito expostas aos perigos. Para protegê-los, ela levou os três cãezinhos para uma abertura de esgoto – o covil perfeito, ela deve ter imaginado: a salvo do movimento e dos muitos riscos – pessoas, carros, outros cachorros, etc.

O Vietnã fica na Indochina, no sudeste da Ásia, em uma zona tropical. As chuvas de verão são sempre muito fortes, gerando transbordamentos e inundações. Nas cidades, a impermeabilização do solo dificulta a absorção das águas e sempre causa transtornos. Todos os anos, ocorrem alagamentos – isto acaba custando a perda de muitas vidas, além de desabrigar milhares de pessoas e animais.
O abrigo preparado pela cachorra Lu parecia seguro. Era escuro, confortável e seco. Mas as chuvas chegaram nas imediações e a rede de água e esgoto não deu conta de escorrer todo o aguaceiro. A enchente deixou os filhotes ilhados.
Lu ficou extremamente apreensiva. Os cãezinhos não estavam apenas isolados: a qualquer momento, a correnteza das águas poderia arrastá-los e afogá-los. Como mãe zelosa, ela não poderia permitir que isso acontecesse.

A cachorra não hesitou em procurar socorro. Ela atraiu a atenção dos passantes e um homem se disponibilizou para ajudá-lo. A operação de resgate foi registrada em vídeo: enquanto o homem tenta cavar um escoamento, Lu usa os dois braços para retirar o excesso de lama que logo se acumulou no bueiro.
Quando o espaço se abriu – apenas o suficiente para permitir a passagem – Lu mergulhou no buraco, colocando a própria vida em risco. O homem que estava tentando ajudar ainda tentou impedi-la, mas a cachorra foi mais rápida.
Foram alguns segundos tensos. O homem continuava tentando desviar o curso da água, mas não havia sinal da cachorra e dos filhotes. Tudo indicava que os animais haviam sido tragados pela violência da correnteza.
Finalmente, Lu conseguiu colocar a cabeça para fora do bueiro. Ela tentava se equilibrar nas pernas traseiras, enquanto colocava um dos filhotes a salvo. O espaço é estreito, dificultando os movimentos, mas a cachorra se espremia entre a lama e os detritos.

Lu repetiu a operação mais duas vezes, enquanto o homem continuava se esforçando para tentar reduzir o volume de água que era tragado pela rede de esgoto. A cada vez, ela emergia com um filhote na boca.
É interessante notar que a cachorra confiou inteiramente no propôs a ajudá-la. Ela trazia os cãezinhos encharcados na boca, em um esforço imenso para vencer a força das águas, e confiava os filhotes ao homem que tentava, de alguma maneira, impedir a tragédia, que resultaria em morte certa.
O terceiro cãozinho resgatado não recuperou a consciência imediatamente. Foi preciso que o herói humano aplicasse massagem cardíaca, para que o filhote voltasse aos movimentos. Enquanto o homem executava a manobra de emergência, Lu seguiu todos os movimentos, em um misto de desconfiança e esperança.
Bin Dao Thi é o homem que ajudou a cachorra no salvamento dos filhotes. Ele concordou, em relato à imprensa local, que Lu é a responsável pela maior parte do trabalho – inclusive, foi ela que o atraiu para o bueiro. Felizmente, todos estão bem.
Chuvas de verão despencam com força, mas desaparecem com a mesma rapidez. Em menos de meia hora, Lu já havia encontrado um novo local seguro para os filhotes – desta vez, acima do nível dos esgotos.
A mãe devotada limpou o pelo dos três cãezinhos, acomodou-os em segurança e alimentou-os. Depois de tanta ação, era possível observar a família descansando tranquilamente. Quem passou ali naquele momento não poderia fazer ideia dos apuros que os animais passaram e da força e perseverança que Lu demonstrou.