Cachorrinha sem pelos é resgatada e sua pelagem tem transformação surpreendente

Por: em

Até ser resgatada, esta bolinha de pelos brancos era apenas uma cachorrinha sem pelos e sem encantos. 

Esta história aconteceu em Houston, uma das maiores cidades do Texas (EUA). A personagem central é uma cachorrinha pelada que vagava pelas ruas, tentando atrair um pouco de atenção. Ela precisava de comida, cuidados e carinho. 

Seguir Cães Online no Facebook

Mas ninguém queria perder tempo com o animal. A pele exposta e maltratada revelava uma sarna agressiva e perniciosa, talvez uma doença contagiosa. A cachorrinha procurava comida e água, mas, no seu estado, era difícil conquistar o coração de alguém. 

Cachorrinha sem pelos é resgatada e sua pelagem tem transformação surpreendente

O salvamento 

Certa noite, a cachorrinha decidiu fazer mais uma tentativa e aproximou-se de uma mulher, que estava se dirigindo ao carro estacionado, para voltar para casa depois de um dia cansativo. Esta mulher decidiu ser o instrumento para resgatar o animal – não apenas das ruas, mas de uma vida indigna, triste e cheia de dor. 

Desde o primeiro encontro, a tutora improvisada resolveu apresentar a cachorrinha pelada nas suas redes sociais. Graças a estas imagens, é possível acompanhar a transformação: o animal magro, doente e sem pelos se tornou uma cachorrinha esperta e saudável. Uma bola de pelos brancos, que agora só quer saber de brincar, divertir-se e dar muito amor para a sua salvadora. 

Cachorrinha sem pelos é resgatada e sua pelagem tem transformação surpreendente

Caitie Evers é uma professora de biologia da Yes, uma escola preparatória em Gulfton, um bairro de Houston. Ela é também uma militante da causa dos direitos dos animais e atua em resgates de cães e gatos na cidade. 

Caitie decidiu acolher a cachorrinha abandonada. Ela se descreve, no Facebook, como “uma fanática por casos de sarna”. Além de socorrer o animal, ela queria tratá-lo e documentar a evolução do tratamento, até a superação total da doença. 

Cachorrinha sem pelos é resgatada e sua pelagem tem transformação surpreendente

O trabalho de Caitie abrange todo tipo de animais de rua, mas ela se decida particularmente aos casos mais vulneráveis: cães e gatos doentes ou vítimas de acidentes. Ela recolhe os peludos, acompanha o tratamento e providencia um lar adotivo quando eles recuperam a saúde. 

A professora Caitie batizou a cachorrinha pelada de Gardênia. Baseada em sua experiência, ela sabia que o animal era um verdadeiro desafio, não apenas por causa da sarna. Gardênia não tinha quase nenhum pelo no corpo, estava desidratada, desnutrida, feia e totalmente desorientada, sem referências na vida. 

Evidentemente, Gardênia também estava traumatizada. A cachorrinha pelada provavelmente passou por diversos episódios de maus tratos e por muita rejeição. Era um animal medroso, tímido, totalmente avesso a interações com humanos e outros pets. 

Cachorrinha sem pelos é resgatada e sua pelagem tem transformação surpreendente

A superação 

Por um golpe de sorte, Gardênia encontrou a pessoa certa para superar as dificuldades. Levada ao veterinário, a cachorrinha foi diagnosticada com sarna demodécica, um tipo de sarna não transmissível por contato social. 

Boa parte dos cachorros nasce portando um ácaro parasita das glândulas sebáceas, o Demodex canis, transmitido durante o parto ou nos primeiros dias da amamentação. A doença só se manifesta, no entanto, em casos de inflamações crônicas, desnutrição severa, infecções bacterianas ou até mesmo estresse. 

Cachorrinha sem pelos é resgatada e sua pelagem tem transformação surpreendente

A sarna demodécica apresenta um componente forte: a queda da eficiência do sistema imunológico. Por isso, muitos cães portadores do ácaro nunca manifestam a doença, ou desenvolvem-na depois de contraírem outras doenças que comprometem as defesas do organismo. 

O tratamento da sarna demodécica é relativamente simples. Obviamente, não pode ser aplicado em animais de rua, mas apresenta resultados consistentes em dois ou três meses de medicação – que é oral e tópica. 

Gardênia apresentava lesões causadas pela sarna no corpo todo: cabeça, pescoço, tronco, peito, abdômen e pernas. Na cabeça e no pescoço, haviam se formado crostas profundas, que sangravam sempre que a cachorrinha se coçava. 

Nas palavras de Caitie, “ela tinha lesões em todos os lugares, bem como infecções secundárias, porque estava nessa condição há muito tempo, as costas estavam praticamente em carne viva”. Gardênia perdeu quase todos os pelos. 

Cachorrinha sem pelos é resgatada e sua pelagem tem transformação surpreendente

Inicialmente, a cachorrinha era muito introvertida. Ela passava a maior parte do tempo escondida em algum canto da casa. Gardênia não brincava nem interagia. Só depois do início do tratamento, ela começou a revelar a personalidade real. 

O apoio da tutora provisória e da equipe da clínica veterinária foram fundamentais na convalescença da cachorrinha. E, à medida que o tratamento surtia efeito, ela avançava a passos largos. “Nas duas primeiras semanas”, conta Caitie, “era difícil notar diferenças, mas finalmente ela deslanchou: era um novo cachorro, diferente, fofo e bonito”. 

Enquanto Gardênia recuperava a boa aparência, ela começou a mudar o comportamento. A cachorrinha começou a brincar, saltar, correr. Também brincava com outro cachorro que estava em tratamento e manteve contatos com uma sobrinha ainda bebê da casa de Caitie. 

Cachorrinha sem pelos é resgatada e sua pelagem tem transformação surpreendente

Em menos de três meses, a cachorrinha, transformada em uma bela bola de pelos e dando mostras de que ainda iria crescer muito, estava pronta para a adoção. Chegou o momento de procurar um lar de verdade para Gardênia. 

Não foi necessário recorrer a anúncios. Uma amiga de Caitie, Brianna Tripaldi, havia acompanhado todo o processo de Gardênia: não apenas a recuperação da saúde, mas a transformação da personalidade da cachorra. O depoimento é emocionante: 

“Eu a vi saindo da concha e tornando-se uma cachorrinha muito doce. Levei meu marido Jayden para conhecê-la e, como eu, ele se apaixonou de forma instantânea. Não houve outro jeito: saímos da casa de Caitie junto com a Gardênia. No caminho para casa, olhei para Jayden e disse: eu tinha razão, ela é única!”

A bolinha de pelos, que estava escondida pela sarna, também sofreu uma transformação: ela se tornou uma bela cachorra branca, grande e imponente. Mas continua muito fofa e não poderia estar mais feliz com a sua nova família. 

Para finalizar, uma reflexão de Caitie: 

“É sempre possível transformar a vida de um cachorro. Basta apenas ter disposição e uma boa dose de amor para fazer isso. O amor, na verdade, já vive dentro do coração deles; basta querer para descobrir a forma como esse sentimento se reflete na vida dos peludos mais fragilizados.” 

Gostou? Siga o Cães Online no Facebook, Instagram e Google News