Dois cães foram abandonados na Inglaterra. Um deles é cego e foi encontrado com o cão-guia.
O episódio aconteceu em Hartlepool, uma cidade portuária no nordeste da Inglaterra. Dois cachorros foram abandonados. Um deles, o jack russel terrier Glenn, é cego, e conta com o apoio do seu próprio cão-guia: Buzz, um staffordshire bull terrier, que também faz as vezes de guarda-costas.
Os dois cães apareceram perambulando nas ruas da cidade, aparentemente sem destino. Eles estavam aparentemente bem de saúde, mas famintos e com sinais de exaustão. Moradores de Hartlepool acionaram um abrigo particular local, que imediatamente iniciou a busca dos peludos.

O abrigo
Os dois animais foram resgatados por voluntários da Stray Aid, uma entidade sediada no Condado de Durham, que atua desde 2006 e já encaminhou centenas de cães e gatos. Trata-se de dois cães idosos: a idade de Glenn foi estimada em dez anos; Buzz é um pouco mais novo, com nove anos aproximadamente.

A equipe da Stray Aid ficou impressionada com a amizade dos dois peludos. Eles fazem tudo juntos – no abrigo, eles dividiam a mesma cama para as sonecas e cochilos. Glenn, que é totalmente cego, é sempre conduzido por Buzz – para brincadeiras, refeições, exercícios, etc.
A dupla quase certamente vivia na mesma casa e demonstra ser muito unida. O staffbull Buzz também revela o seu lado defensor, impedindo que qualquer animal mais agressivo se aproxime do companheiro.

Em geral, os cães cegos apresentam alto grau de adaptabilidade: em pouco tempo, eles conseguem se orientar entre móveis e paredes, encontrar brinquedos e tigelas de água e ração, brincar com toda a família.
Nas ruas e durante os primeiros dias no abrigo, no entanto, Glenn se ressentiu das diferenças. O espaço totalmente novo e a ausência das pessoas que serviam a ele de referência dificultaram bastante a vida do cachorrinho.

Também por isso, ele se apegou ainda mais ao seu cão-guia. Buzz dificilmente se afasta mais de alguns poucos metros de Glenn e está sempre atento para ajudar o amigo a superar as dificuldades e obstáculos que vão se apresentando.
No abrigo, foram feitos alguns experimentos para avaliar a parceria. Voluntários afastavam Buzz alguns metros – apenas o suficiente para o cachorro perder o contato visual com o parceiro. A reação era sempre a mesma: o jack russel começava a chorar e o staffbull, a latir e correr na direção do amigo.
A adoção
Os dois cachorros inseparáveis foram avaliados e estavam em boas condições gerais de saúde. Imediatamente, a equipe da Stray Aid colocou Glenn e Buzz para adoção, apresentando os dois peludos em seu site.
Havia um problema: dadas as condições de Glenn, seria necessária uma adoção conjunta. Afinal, Buzz é o cão-guia do jack russel terrier, que confia plenamente no apoio do parceiro. Não seria possível separá-los.

No entanto, os cães da raça staffordshire bull terrier são considerados agressivos e pouco confiáveis. Apesar de atualmente serem adotados como animais de companhia, eles descendem diretamente dos antigos bull-and-terrier ingleses.
Estes cães (e outras raças desenvolvidas na sequência, como o buldogue inglês) foram empregados nos chamados “esportes sangrentos”: brigas entre cachorros e também entre estes e animais maiores, como ursos e touros.
A prática foi proibida há muito tempo: em 1835, as bull baitings (batalhas contra touros) e outros esportes foram banidos pelo Parlamento inglês. Mesmo assim, as rinhas clandestinas continuaram sendo organizadas (elas podem ser encontradas até os dias de hoje).

Raças como staffbull, amstaff (a versão americana do staffordshire), pitbull e bull terrier, entre outras, despertam medo e apreensão entre os candidatos a tutores. Efetivamente, são cães fortes e resistentes, mas a personalidade e o temperamento dependem fundamentalmente da forma como são criados.
O lindo caso de companheirismo e lealdade de Buzz e Glenn, no entanto, começou a despertar o interesse dos internautas. Apesar de o staffbull exibir a “cara de mau”, ele é um cão adorável e totalmente devotado ao jack russel.
As fotos e vídeos de Buzz e Glenn atraíram as atenções de internautas do mundo inteiro: não é todo dia que se pode observar um cão-guia tão devotado como este staffordshire bull terrier. O site da Stray Aid foi inundado com pedidos de informações enviados não apenas da Inglaterra, mas também dos EUA, Canadá, América do Sul e países da Europa.
Depois de analisar algumas centenas de pedidos de adoção, a Stray Aid anunciou finalmente a adoção de Glenn e Buzz. Os dois peludos já foram recebidos por uma nova família. Eles se tornaram o centro das atenções, já que os tutores não têm filhos humanos, nem outros animais de estimação.