Aconteceu em uma estrada no Texas. O cachorro foi abandonado e ganhou uma nova família.
O caso foi noticiado pela imprensa de Horizon City, cidade de pouco mais de dez mil habitantes no Texas (EUA) próxima à fronteira com o México. Câmeras de vigilância da rodovia captaram imagens de um homem abandonando um cachorro. Felizmente, uma nova família se apresentou logo depois.
As imagens registraram o cachorro sendo retirado do carro pelo banco do carona e deixado sozinho no acostamento. O animal ainda tentou correr atrás do carro, que seguiu acelerando. Um caso típico de abandono – e uma tremenda irresponsabilidade do antigo tutor, que expôs o cachorro e os motoristas a riscos de acidentes.

A adoção
Ronald Comeau é o homem chamado para atender a ocorrência por testemunhas que presenciaram o SUV abandonando o cachorro na estrada. Entrevistado pela imprensa local, ele disse que não consegue entender “como aquelas pessoas puderam entrar naquele carro, ver aquele cachorro correndo atrás delas e então ir embora; não sei como um ser humano consegue fazer isso”.
Comeau resgata animais abandonados há seis anos no Distrito de El Paso, região em que se situa Horizon City, mas contou à reportagem que nunca havia observado um caso parecido com animais de estimação. O desabafo do responsável pelo resgate foi contundente:

“Isso dói. O primeiro pensamento que vem à mente das pessoas que amam pets é: me dê essa pessoa por cinco minutos em um quarto escuro.”
O cachorro abandonado na estrada é um husky siberiano, que foi levado para um abrigo na cidade. Comeau postou nas redes sociais as imagens do abandono e das primeiras aventuras do peludo no novo ambiente provisório. Os posts viralizaram em poucas horas.
Diversos internautas compartilharam as mensagens, com centenas de mensagens reprovando a atitude cruel e irresponsável dos antigos tutores. Mas, menos de 24 horas depois do abandono, o husky siberiano recebeu uma excelente notícia.
Uma família da região tomou conhecimento do abandono pela internet e decidiu levá-lo para casa. O novo tutor, que não quis ser identificado, afirmou que o cachorro estava fazendo uma gentileza em aceitar fazer parte do lar a que estava sendo encaminhado.
“Ele não está mais perdido”, completou o novo pai de Nanook, nome escolhido na adoção. Nas tradições dos inuit, Nanook é o mestre dos ursos, entidade que decide quem tem direito a caçar nas florestas do norte do Canadá e do Alasca, regiões por onde os ancestrais dos primeiros huskies siberianos passaram quando migraram para a América, há milhares de anos.