Cachorro em abrigo prova que ele é um bom menino e faz a sua cama todos os dias

Por: em

Um pitbull se esforçou para agradar: ele arrumava a cama todos os dias no abrigo a que foi levado. Veja os vídeos…

Um pitbull resgatado das ruas em Dayton (Ohio, centro-leste dos EUA) atraiu a atenção de quase um milhão de internautas, quando imagens do cachorro fazendo a cama foram postadas no canal do Youtube da SICSA (sigla em português da Sociedade para a Melhoria das Condições dos Cães Perdidos). 

Seguir Cães Online no Facebook

Ao contrário da maioria dos cães, que acredita que lençóis e almofadas foram feitos para serem arrastados e mastigados (pensam eles: que outra utilidade essas coisas teriam?), Rush – este é o nome do pitbull castanho que foi recolhido ao abrigo – faz questão de deixar tudo em ordem. 

Abandono e adoção 

Aparentemente, ele fazia a cama todos os dias para demonstrar que é um bom menino. Rush foi encontrado perdido nas ruas de Kettering (também em Ohio). Ele já era um animal adulto, com idade estimada entre dois e três anos. 

cachorro-em-abrigo-faz-a-cama-todos-os-dias

Quando chegam ao abrigo, os cachorros e gatos costumam mostrar-se ariscos. Nos primeiros dias, a maioria deles pode ser agressiva ou excessivamente tímida, escondendo-se no primeiro canto que encontrarem. Mas Rush sempre se mostrou amistoso e prestativo, apesar de brincalhão e cheio de energia. 

Veja também: Você sabe identificar os pedidos de ajuda do seu cachorro?

Ele rapidamente descobriu o local para fazer as necessidades, o horário das refeições e atividades. Mas, para surpresa da equipe da SICSA, ele também aprendeu a arrumar a cama: todas as manhãs, ele passou a recolher cobertas e fronhas, deixando tudo empilhado em um canto do cubículo. 

O vídeo no Youtube e no site da entidade permaneceu no ar por apenas 15 dias, na categoria “disponíveis para adoção”. Ele foi postado no final de setembro e o cão foi adotado em outubro, justamente o mês dedicado, pelos americanos, à conscientização sobre a raça pitbull

Uma família acessou as imagens, apaixonou-se pelo jeito meigo de Rush e, depois de alguma discussão sobre os prós e contras, decidiu adotá-lo. Mas esta não foi a primeira experiência do pitbull com um lar. 

Veja também: Cachorrinho cego é resgatado e não consegue acreditar que tem uma cama só para ele

Antes da publicação do vídeo viral, ele já havia sido adotado. Rush chegou ao abrigo no final de 2014 e, alguns meses depois, havia sido alocado em um novo lar – que a SISCA acreditava ser definitivo. Em setembro, no entanto, ele foi devolvido. A alegação é que ele era muito bagunceiro e indisciplinado. 

cachorro-em-abrigo-faz-a-cama-todos-os-dias

Este foi o motivo por que a equipe do abrigo decidiu gravar as imagens – aliás, foi um estagiário de marketing da SICSA que fez o vídeo. Um cachorro que faz a própria cama pela manhã não pode ser classificado como indisciplinado. Ele é capaz de internalizar regras e obedecer aos desejos dos humanos da família. 

Acontece que todos os cães podem ser bagunceiros. Eles não entendem a nossa organização – apenas a acatam, principalmente porque querem nos agradar. Para eles, não faz sentido segurar o xixi enquanto estão na sala ou não dormir naquela poltrona “especial”. Eles obedecem, mas não compreendem os motivos. 

Veja também: Ex-soldado inglês retira 200 animais do Afeganistão

Além disso, animais que vivem em abrigos – por melhor que sejam as instalações e as equipes destas entidades – precisam se adaptar a espaços pequenos e apertados, pouca atenção e quase nenhum carinho. Quando encontram uma família, é natural que eles demonstrem um comportamento mais expansivo. 

Quem fica muito tempo preso em um cubículo, ao ser libertado, quer correr, saltar e explorar o novo ambiente. E Rush é um animal jovem e saudável. Quem pensa em adotar um cachorro deve avaliar as características: um sedentário provavelmente não se dará bem com um cão ativo, e vice-versa. 

Felizmente, depois da postagem do vídeo em que Rush demonstra as suas habilidades domésticas – e outras mais –, a nova família decidiu que ele tinha o perfil ideal: corajoso, fiel, brincalhão e cheio de energia. 

A SICSA treinou Rush para que ele pudesse assimilar um comportamento mais adequado à convivência com humanos. Mas, de acordo com a diretora Nora Vondrell, em entrevista concedida à ABC News, o cachorro “aprendeu a fazer a cama sozinho”. 

Angie e Ronnie Wallace são o casal que até hoje convive com Rush. Depois de assistirem ao vídeo, eles já sabiam que aquele era o cachorro ideal para a família. A nova família conta um episódio quase profético. Quando estavam a caminho do abrigo, eles passaram por um outdoor do Cincinnati Bengals (time de futebol de Ohio) que estampava a frase: “Rush to be here” (com pressa de estar aqui”. O pitbull realmente estava com pressa. 

Gostou? Siga o Cães Online no Facebook, Instagram e Google News