Este cachorro na varanda tornou-se atração turística

Por: em

Um cachorro da raça golden retriever está chamando atenção de quem visita Gdansk, na Polônia. 

Qualquer cidade, em qualquer lugar do mundo, atrai olhares curiosos. Em muitos casos, pela arquitetura, os parques, as construções históricas e as instalações industriais. Gdansk, o maior porto da Polônia, incluiu uma nova atração turística: um cachorro debruçado na varanda. 

Seguir Cães Online no Facebook

A cidade, uma das maiores da Polônia, é muito visitada em função das igrejas góticas, de um moinho do século 14, da Câmara Municipal em estilo renascentista, dos museus históricos e de arte moderna e das instalações portuárias no mar Báltico. Agora, os turistas também podem conhecer um golden retriever, que se “apresenta” na varanda de casa. 

Milka é o nome do golden retriever mais famoso da Polônia. Ele tem sete anos e, desde filhote, gosta de observar o movimento na varanda do apartamento. Ele começou a “carreira” atraindo a atenção dos vizinhos, passou para os moradores locais e acabou se tornando uma atração internacional. Ele tem a própria página no Facebook e é seguido por milhares de internautas. 

Além das dezenas de turistas que visitam a varanda mais famosa de Gdansk, as caras e bocas de Milka podem ser conferidas na página Pjes z balkonu na Rogu Politechznej i Bokaterów Getta Warszawskiego, do Facebook, que é atualizada quase diariamente. 

O cachorro de Gdansk 

Há alguns anos, um golden retriever se tornou muito conhecido na cidade. Ele é chamado pelos turistas apenas como “The dog on the balcony” (o cachorro no balcão), que aproveitam a viagem pela Tricity para conhecer este simpático cachorro. 

Juntamente com Gdynia e Sopot, Gdansk forma a Tricity (três cidades), um complexo urbano com mais de um milhão de habitantes que é justamente o principal destino turístico da Polônia. O cachorro mora em uma das esquinas mais movimentadas e gosta de acompanhar o vaivém de pedestres e carros nas duas ruas históricas: Politécnica e Heróis do Gueto de Varsóvia. 

O cachorro da varanda mostra um rosto amigável para todos os turistas que passam abaixo do apartamento no primeiro andar do prédio. O animal parece ser adorável e manso, sempre com “um sorriso no rosto” para receber os visitantes. 

O ponto mais interessante é que, graças ao tamanho, o cachorro poderia saltar da varanda para a rua, se quisesse. Apesar de ser um apartamento no primeiro andar, o piso térreo fica abaixo do nível da rua: com algum esforço, Milka poderia saltar e dar umas voltas pela cidade. Aparentemente, contudo, ele prefere ficar descansando no balcão. 

O golden retriever já está tão conhecido que começou a ser avaliado em sites de turismo e viagens. Ele recebeu cinco estrelas no Trip Advisor, além de ter obtido várias referências em portais poloneses e de outros países da Europa. 

Milka chegou a figurar no Google Maps, mas o golden retriever acabou sendo retirado, por não se tratar de uma atração turística oficial do país – felizmente, não antes que um usuário do Twitter postasse a avaliação. 

Mesmo assim, o cachorro vinha recebendo pontuação mais alta do que alguns dos locais mais visitados do mundo, como a Estátua da Liberdade (Nova York, EUA), o Taj Mahal (Agra, Índia) e o Museu do Louvre (Paris, França). 

O cachorro da varanda ocupa a primeira colocação entre as atrações de Gdansk e a segunda no país inteiro. Ele já é mais visitado do que pontos turísticos bastante disputados, como o quartel-general de Adolf Hitler na Segunda Guerra Mundial, as fábricas de Oscar Schindler e o gueto judeu em Varsóvia, capital da Polônia. 

A história de Milka, o “cachorro da varanda”, continua se espalhando pelo mundo. Muitos turistas afirmam que é muito triste visitar a esquina nos dias em que o golden retriever não aparece no balcão, fato que já foi motivo para muitos turistas prolongarem a estada em Gdansk. 

Golden retrievers são cães naturalmente amigáveis e tranquilos. Esta é uma das raças mais indicadas para companhia de pessoas de qualquer idade e muitos desses animais são usados como guias ou auxiliares na terapia. 

Milka, aparentemente, se contenta em ser apenas admirado. Ele passa horas na varanda, cumprimentando todos os que passam com um belo sorriso, alheio das preocupações e das motivações para tanta gente tentar avistá-lo. O golden retriever é uma boa dica para a próxima viagem a Gdansk. 

Gostou? Siga o Cães Online no Facebook, Instagram e Google News