Cachorro não suporta ver seu tutor sofrer e se recusa a sair do lado dele

Por: em

Este cachorro não suporta ver o sofrimento do tutor e passa o tempo todo ao lado dele, na cama.

Esta história vem de um lugar muito distante: da China, a ancestral “terra do meio”. Um golden retriever simplesmente se recusa a sair de perto do tutor, que está preso à cama durante a noite, ligado a um ventilador mecânico. O cachorro passa o tempo todo ao lado do tutor.

Seguir Cães Online no Facebook

Mao Mao é um cachorro leal, amoroso e muito ligado ao Sr. Shao, seu tutor. Os laços que unem cachorros e humanos, aliás, são sempre muito intensos: eles são realmente gratos àqueles que dão não apenas comida e água, mas diversão, cuidado e carinho.

Mao Mao

Trata-se de um cachorro de três anos, da raça golden retriever – uma das mais inteligentes nos rankings de avaliação. Mao Mao é um cachorro esperto, atencioso, gentil, muito ligado ao tutor e quer estar sempre por perto.

cachorro-passa-o-tempo-todo-na-cama-ao-lado-do-tutor-doente

Shao, o tutor de Mao Mao, mora em Xinxiang, na Província de Henan, na região central da China, e sofre de hipertensão arterial e insuficiência cardíaca. Ele está impedido de trabalhar e de fazer esforços físicos. Atualmente, ele precisa de um ventilador mecânico para auxiliar a respiração.

O equipamento médico, no entanto, o impede de se mover mesmo dentro de casa. O ventilador permanece ligado durante toda a noite e, em diversos momentos, é acioná-lo também durante o dia claro. Com isso, Shao fica preso ao leito.

Mao Mao já compreendeu as limitações do tutor. Sempre que Shao começa a preparar o ventilador, o golden retriever já se posiciona junto a ele e, enquanto o homem de 56 anos permanece deitado, o cachorro não se afasta em nenhuma hipótese.

Quando Shao teve de acionar o equipamento pela primeira vez, ele ficou surpreso com a reação de Mao Mao: o golden retriever entrou imediatamente em estado de alerta e ficou ao lado durante todo o tempo em que o ventilador esteve ligado.

O cachorro fica tranquilo, sem demonstrar agitação ou impaciência. Mao Mao se mantém ao lado do tutor tranquilamente, como um bom enfermeiro, como se estivesse a dizer: “Está tudo bem, eu estou aqui ao seu lado”.

Nas imagens, filmadas pelo próprio tutor e publicadas nas redes sociais e já acessadas milhões de vezes, é possível avaliar a atitude do cachorro. Ele simplesmente se deita ao lado do tutor, na cama, e descansa a cabeça sobre o peito de Shao. À noite, o cachorro fica praticamente imóvel.

O cachorro se recusa a sair de perto: parece entender que há uma urgência na família e ele tem de estar a postos para qualquer emergência. O golden retriever se sente responsável pelo bem-estar do tutor e permanece ao lado, confortando e garantindo a segurança.

cachorro-passa-o-tempo-todo-na-cama-ao-lado-do-tutor-doente

A conduta de Mao Mao atraiu rapidamente a atenção da imprensa local. O tutor afirmou à reportagem que “Ele só se levanta quando percebe que eu estou acordado”. Shao já insistiu com o cachorro, dizendo estar bem, que não há nada para se preocupar.

Shao disse à imprensa: “Sempre que eu coloco o ventilador, Mao Mao parece sentir alguma coisa. É como se ele soubesse que eu estou doente”. O tutor afirmou que já tentou afastá-lo algumas vezes, para que o cachorro possa descansar, mas o golden retriever segue firme na tarefa de “vigiar e guardar”.

O tutor está em tratamento há mais de um ano – não se trata, portanto, de uma novidade para o cachorro. Mas ele continua a postos para garantir a integridade de Shao, a qualquer hora do dia. Mao Mao parece entender a gravidade da situação.

Nas redes sociais, muitos internautas se sensibilizaram com a condição de saúde de Shao, mas principalmente com a dedicação de Mao Mao. Ele entrou para os trending topics da China e recebeu a solidariedade de milhares de pessoas. Os comentários não param de ser publicados e muitos concordam com a atitude do golden retriever: “Os cães sabem tudo sobre os humanos. Eles são verdadeiramente a nossa família”.

Muitos internautas comentaram sobre situações semelhantes vividas com os peludos. A maioria dos cachorros realmente fica perto dos tutores quando estes estão doentes: no peito, ao pé da cama, no tapete ao lado.

Mesmo em situações corriqueiras e muito menos graves, os cachorros revelam o seu senso de lealdade e o imenso amor que sentem pelos tutores. Os peludos acompanham os humanos, quando estes se levantam da cama para ir ao banheiro ou tomar água na cozinha.

Muitos animais se tornaram virais por acompanhar ambulâncias ou permanecer na porta de hospitais, enquanto os tutores estavam sendo atendidos em centros de emergência médica. Se eles puderem, nos acompanharão onde quer que formos.

O golden retriever permanecerá ao lado do tutor, para o que der e vier. Esperamos que Shao recupere a saúde e consiga voltar a brincar e passear com o cachorro, que continuará, por toda a vida, “sempre alerta”.

Gostou? Siga o Cães Online no Facebook, Instagram e Google News