Cachorro parecido com esfregão se mostra um excelente nadador e faz sucesso na internet

Por: em

Um komondor – o cachorro “esfregão” – está fazendo sucesso pelas habilidades como nadador. Veja o vídeo…

O komondor é conhecido pelos dreadlocks espalhados pelo corpo inteiro, que lhe emprestam uma aparência única – para alguns, ele é parecido com um esfregão. Os fios embaraçados da pelagem longa, macia e densa conferem uma aparência aos cães da raça, que é usada para pastoreio e guarda, mas não para mergulhos. Pelo menos, até agora. 

Imagens vindas da Lituânia mostram um cão komondor nadando em um lago e dado mostras de ser um excelente nadador. Os vídeos e fotos viralizaram, principalmente porque a raça não é muito conhecida. O cachorro chegou a ser apelidado de “esfregão hidrodinâmico”. 

Cachorro parecido com esfregão se mostra um excelente nadador

Um Michael Phelps canino? 

Hanga – este é o nome do komondor – foi flagrado nadando perto de sua casa em Kaunas, cidade situada na confluência dos dois maiores rios da Lituânia, Nemunas e Neris. Em algumas imagens, Hanga realmente se parece com um esfregão flutuante. 

A raça é oriunda da Hungria e descende de mastins tibetanos, que eram criados pelos cubanos, povo que vivia no sudoeste asiático, mas foi empurrado para a Europa pelas hordas mongóis, a partir do século 13. 

Cachorro parecido com esfregão se mostra um excelente nadador

Mas Hanga vive mais ao norte – a Lituânia é um dos países bálticos. O cachorrão e mais um colega são os unicos representantes da raça komondor registrados no país. A tutora do animal, Gintare Bertauskiene, admira a raça desde que era criança, quando um recebeu um postal com a foto de um komondor, e finalmente pôde realizar o desejo de trazer um deles para a família. 

Gintare postou as imagens de Hanga nadando no lago e postou-as em suas páginas nas redes sociais. Em pouco tempo, os vídeos e fotos viralizaram. Hanga foi apelidado de “esfregão hidrodinâmico” e “marijuana dog”. Alguns internautas chegaram a duvidar da existência de um cachorro tão diferente, enquanto outros acreditaram que as tranças prejudicavam o animal – mas elas são naturais e crescem espontaneamente. 

Em pouco tempo, Gintare Bertauskiene já tinha recebido mais de 130 mil curtidas e compartilhamentos. O sucesso do esfregão nadador atraiu a atenção da imprensa. O jornal lituano  Kas Vyksta (“o que está acontecendo”, em português) entrevistou a tutora, que mostrou orgulhosa as habilidades do cachorro. 

Mas Gintare também informou que Hanga é um animal muito tímido, que fica tenso e alarmado quando se vê no meio de uma multidão: “Às vezes, fazemos as nossas idas e vindas à cidade apenas à noite, para evitar a curiosidade que Hanga suscita. Se houver muita gente, ele pode ficar tenso, mas nunca avançou contra ninguém”. 

Cachorro parecido com esfregão se mostra um excelente nadador

A tutora está certa. O komondor foi desenvolvido para pastorear gado de grande porte. De acordo com o padrão da raça, ele é um animal dominante, mas sereno e muito equilibrado – qualidades necessárias para lidar com bois e vacas. 

No entanto, ainda resta entender como um cão acostumado a caminhar por extensos campos e pradarias decidiu se tornar um “campeão de natação”. Ele não é um recuperador de caça, como os poodles e os golden retrievers, mas parece saber muito bem o que está fazendo quando cai na água – mesmo que fique parecido com um esfregão atirado ao lago.