Cachorro que teve os dentes arrancados ganha segunda chance

Este cachorro teve péssimas experiências, mas agora está vivendo a melhor fase da vida.

Um cachorro da raça pitbull, que teve os dentes arrancados pelo antigo tutor, foi resgatado por um abrigo na Geórgia (sul dos EUA), acolhido, tratado e ganhou uma segunda chance: ele foi encaminhado a um lar definitivo logo que recuperou a saúde e o equilíbrio.

O monstro que o mantinha em casa arrancou os dentes deste cachorro a frio – sem anestesia – provavelmente pretendia usá-lo em rinhas de cães – ilegais, mas ainda populares no sul dos EUA.

É igualmente possível que a perda de quase todos os dentes tenha sido um castigo pelo comportamento agressivo e violento do cachorro – quando foi recolhido, era ainda um filhote de cerca de nove meses.

Esse tutor monstruoso, que não faz a menor ideia do significado da palavra “tutela”, deveria saber que todos os cães são agressivos, mas a violência depende dos estímulos e da criação que recebem. E que brigas entre cães não são uma atividade esportiva: são crimes.

cachorro-que-teve-os-dentes-arrancados-ganha-segunda-chance
ROYAL ANIMAL REFUGE/FACEBOOK

Socorro urgente

O cachorro pitbull foi encontrado em Tyrone, no Condado de Fayette, na região metropolitana de Atlanta, a capital da Geórgia. Ele foi levado para o Royal Animal Refuge, entidade que promove o bem-estar animal identificando novas famílias para cães e gatos abandonados ou negligenciados.

O peludo, que teve os dentes incisivos e as presas arrancados, quase certamente seria empregado como isca em rinhas de cães, para estimular o comportamento violento dos animais usados nas lutas, o que causaria uma morte dolorosa. Felizmente, o socorro chegou a tempo.

cachorro-que-teve-os-dentes-arrancados-ganha-segunda-chance
ROYAL ANIMAL REFUGE/FACEBOOK

Na verdade, o antigo tutor quis garantir que o filhote não representasse nenhum risco aos “lutadores”. Dos 42 dentes da dentição canina completa (uma característica dos pitbulls), restaram apenas os dois molares traseiros da mandíbula.

O acolhimento

De acordo com Mary Weigand, diretora do Royal Animal Refuge, o veterinário que atendeu o pitbull confirmou não se tratar de um procedimento profissional. A remoção dos dentes teve apenas o propósito de usar o filhote como isca.

Weigand disse ainda que, ao ser acolhido, o pitbull foi diagnosticado com parvovirose, doença altamente contagiosa que se espalha através do contato com as fezes de animais infectados. A enfermidade afeta principalmente os filhotes e pode ser fatal.

cachorro-que-teve-os-dentes-arrancados-ganha-segunda-chance
ROYAL ANIMAL REFUGE/FACEBOOK

O cachorro, levado pelo controle de zoonoses de Tyrone para o Royal Animal Refuge, recebeu o nome de Toothless (“banguela”, em português). Os técnicos do abrigo providenciaram os primeiros socorros e conseguiram controlar os sintomas da parvovirose.

Toothless é um pitbull pocket – uma versão em miniatura da raça (às vezes mestiçada com american bully). Nos EUA, diversos criadores vêm tentando reduzir o porte de algumas raças caninas, para atender aos interesses dos candidatos à compra.

O filhote mostrou ser um guerreiro. Ele conseguiu superar a infecção e aprendeu a comer com apenas dois dentes molares. O que falta em tamanho para Toothless, o cachorro compensa em alegria e afeto. Ele fez amizade com praticamente todos os cachorros e humanos do Royal Animal Refuge.

O tratamento, no entanto, custou caro. O abrigo organizou uma vaquinha eletrônica e conseguiu angariar quase US$ 9.000. O dinheiro foi aplicado nos procedimentos médicos, remédios e alimentos em pasta.

cachorro-que-teve-os-dentes-arrancados-ganha-segunda-chance
ROYAL ANIMAL REFUGE/FACEBOOK

A adoção

Com o cachorro totalmente recuperado, o abrigo percebeu que já era chegado o momento de Toothless seguir o próprio caminho. A perspectiva não era das melhores, por se tratar de um pitbull – raça que amedronta muitas pessoas.

O Royal Animal Refuge publicou nas redes sociais:

“Recentemente, recebemos este bebê doce: seu nome é Toothless. O controle de animais informou que este menino de nove meses teve os dentes arrancados por alguém. Não pudemos dizer ‘não’ para ele e rapidamente ele roubou os nossos corações.”

“Além desta história triste e comovente, ele foi diagnosticado com parvovirose. Toothless foi levado às pressas para o hospital e recebeu cuidados médicos. O filhote está pedindo que pensamentos positivos sejam enviados a ele.”

O post do abrigo viralizou rapidamente, chamando inclusive a atenção da televisão local: Toothless foi objeto de reportagens na Fox News e na People. O cachorro foi envolvido por mensagens gentis e muitas doações.

Finalmente, pouco antes do começo da primavera, o Royal Animal Refuge atualizou as informações sobre o peludo: “Toothless is Home”. O cachorro finalmente havia deixado o abrigo, diretamente para um lar adotivo responsável e amoroso.

Uma família residente em Fayette tomou conhecimento da história de Toothless e resolveu fazer algo mais. Ao visitá-lo no abrigo, os tutores entenderam que seria impossível não levá-lo para casa. O pitbull ganhou uma nova chance, está feliz e alegrando a todos.

Postagens Relacionadas