O seu cão tem ciume do outro? Que tal ficar por dentro de algumas dicas de como lidar com o ciume entre eles?

Você tem mais de um cachorro em casa? Se a resposta foi positiva, deve saber que é muito comum à existência de ciúmes entre eles. Mas, você sabe como lidar com isso? Já passou por essa situação? Então não deixe de ler este artigo para saber como lidar com o ciúme entre cães.

caes-ciumentos

Assim como nós, os cachorros podem sentir muito ciúmes. Se você tem dois cães em casa, já deve ter passado por algum tipo de situação dessa. Porém, nem sempre é fácil lidar com isso. Vamos aprender?

Às vezes, você está brincando apenas com um cachorro e se divertido com ele: fazendo carinhos, cafunés e outros mimos. Mas, de repente o outro se aproxima e você acaba esquecendo do primeiro. Em uma situação como essa, por exemplo, o primeiro cão pode se sentir abandonado devido a essa atitude e isso acaba gerando ciúmes, que acarreta brigas, desentendimento, inimizade e com o tempo pode até querer atacar o outro cachorro. Desta forma, isso tudo é gerado pela perda de atenção do dono.

Uma das maneiras de resolver este conflito, é quando você estiver brincando com um cachorro e o outro se aproximar, continue fazendo carinho no primeiro. Se quiser, pode até dar um petisco para ele. Porém, isso não quer dizer que o segundo cachorro também vá receber carinho ou mimos, mas o importante neste tipo de situação é fazer com que o primeiro cachorro relacione a chegada do outro como algo positivo, entendeu?

Todavia, se você notar alguma situação de tensão durante a aproximação dos dois cães dê uma bronca neles. Ou seja, se perceber que eles estão latindo ou rosnando, por exemplo, chame a atenção no momento, para interromper o comportamento errado. Mas, fale um não de forma firme e clara.

Mas, essas são dicas simples que você pode fazer no dia a dia para tentar melhorar o convívio entre os seus cachorros. Porém, ao perceber que a situação está fora de controle ou que você não conseguindo lidar, peça ajuda a um profissional que tenha experiência em comportamento animal.

Além disso, para evitar ciúmes e conflitos relacionados, tente socializar o seu melhor amigo com outras pessoas e animais. Não se esqueça de reforçar comportamentos positivos e ensinar os comandos básicos, também. Desta forma, o seu melhor amigo vai ficar cada vez mais tranquilo com outros cães.
0
Gostou das dicas? Os seus cães são ciumentos ou tranquilos? Conte para a gente no blog!

2 COMMENTS

  1. tenho um terrier brasileiro, de nome Dudu e um SDR,de nome Alfredo, conviveram juntos por 5 anos, ate quo Dudu, que é mais velho e vem a ser pai do Alfredo, nao o aceita mais, e ja percebi que o problema sou eu, eles estão separados, gostaria de uni-los novamente, mas tenho medo de junta-los, apesar de que eles se cheiram pelo portao que os separa, e já cheguei a ve-los no mesmo ambiente, mas é so eu aparecer que o Dudu avança no outro. tenho uma gata tambem que convive com os dois normalmente. Vcs tem alguma dica do que posso fazer? obrigada.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here