O seu melhor amigo esta mancando e você não sabe o que fazer para diminuir a dor? Veja as dicas!

Depois de muitas brincadeiras, você já viu o seu melhor amigo mancando? O que você fez? É importante saber o que fazer e como lidar nestas situações, principalmente, quando ele esta mancando de forma constante. Muitas vezes, um simples repouso resolve e o seu melhor amigo já esta bem novamente. Mas, algumas vezes, é preciso de cuidados específicos. Veja quais são!

Cão mancando: o que fazer?

Não existe raça, idade ou sexo para o cachorro começar a mancar. Ou seja, todos estão sujeitos. Geralmente, os cães começam a mancar por algum tipo de estiramento ou torção, que pode acontecer devido a longas sessões de atividades físicas.

Os cães que começam a mancar devido a algum estiramento ou torção leve, geralmente, se recuperam após um longo repouso. Desta forma, se o seu melhor amigo estiver mancando de forma leve, o ideal é que ele fique em descanso, ou seja, não o deixe correr ou fazer muito esforço. Para reduzir a dor e o edema, você pode fazer uma compressa gelada, que também vai ajudar a prevenir danos ao tecido.

Você pode colocar o gelo na área afetada por um tempo médio de 10 a 30 minutos por dia, até que o edema comece a desaparecer ou diminuir. Se você notar a presença de algum espinhe retire-o e higienize o local.
Se o cachorro tiver com luxação ou fratura?

Nestes tipos de casos, os cães têm dores aparentes. Assim, é imprescindível que você leve o seu melhor amigo para o veterinário, para que ele possa fazer os exames adequados e indicar o melhor tipo de tratamento.
Outros Tipos de problemas

Um cão também pode desenvolver artrite ou outros tipos de problemas que são degenerativos. Um cachorro que tenha artrite, por exemplo, manca de forma leve.

Os problemas degenerativos, no geral, acontecem em cães mais idosos e não causam muita dor. Porém é fundamental que o cachorro seja avaliado por um veterinário, para que possa indicar a medicação correta e a orientação necessária.

Além destes problemas citados, caso o seu melhor amigo não demonstre sinal de dor, o problema pode ser de traumas que acometem os nervos e isso faz o cachorro mancar.

Entretanto, independente da situação, se você notar que o seu melhor amigo esta mancando, que tal leva-lo para o médico veterinário? Assim ele vai saber falar a causa e indicar a melhor forma de tratamento para o seu melhor amigo.

Gostou das dicas? Deixe a sua opinião no blog!


3 COMENTÁRIOS

  1. Bom Dia!
    Meu cachorro está gritando de dor na perna traseira direita, começou mancando e agora não coloca o pé no chão e não tem nada inchado . Já levei ao veterinário ele não me receitou nem um tipo de remédio disse q era pra aguardar mais uns dias mais as dores só aumentaram não sei o que faze. por favor me ajude

  2. Oiii!
    a minha cachorrinha de quase dois anos começou a mancar da pata esquerda traseira e ela nunca foi atropelada. Acho q ela torceu quando foi pular da cama pq a cama é um pouco alta para a minha cachorra, mas ela sempre sobe e nunca aconteceu isso. preciso saber o que ela tem

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui