O fato ocorreu no dia 16/11/2017, em Umuarama, noroeste do Paraná. Monet, um cão da raça Border Collie, de três anos, se assustou ao escutar uma série de fogos de artifícios lançados pela vizinhança.

Atordoado, Monet escalou a pia da cozinha, abriu sozinho a janela e se atirou de três metros de altura. A queda foi séria e Monet está internado com a coluna fraturada. Os veterinários temem que o cãozinho nunca mais consiga mexer as patas traseiras.

Mariana Anizelli, 31 anos, é a tutora de Monet. Ela conta que mora em Umuarama há 1 ano e desde sua chegada tem estranhado o uso de fogos de artifício. Segundo ela, são comerciantes e estudantes os principais responsáveis pelo lançamento diário de rojões de forma indiscriminada. A intenção de Mariana e do marido era levar Monet para Londrina, cidade de origem do casal, onde um adestrador ensinaria o cãozinho a ter menos medo dos fogos. Dias antes Monet já tinha repetido o ato de se atirar pela janela depois de ter escutado os fogos. Daquela vez, porém, os vidros estavam fechados.

Como era de se esperar, o caso ganhou as redes sociais e gerou muito assunto. Um lado se posicionou a favor de quem solta os fogos, já que este é um hábito tradicional do país e que é responsabilidade dos donos protegerem e afastarem os cães do barulho. Porém, muitas pessoas apoiaram Mariana, uma vez que soltar fogos de artifício na cidade perturba não somente animais, mas também pessoas idosas, doentes nos hospitais e bebês.

Em alguns municípios os legisladores, preocupados com o bem-estar e sossego dos seus habitantes, criaram leis que delimitam o uso dos fogos. A polícia informa que para haver algum tipo de penalidade é preciso identificar o autor. A criminalização é possível desde que haja uma representação do ofendido contra o acusado.

Contudo, na maioria dos lugares não existe legislação específica e o que se espera é, no mínimo, educação e bom senso de quem gosta de lançar rojões.


4 COMENTÁRIOS

  1. Essa população de Umuarama são ignorantes, pois quem solta fogos na verdade são pessoas totalmente ocas em seu interior, o tamanho do barulho é prejudicial tanto para animais, aves, crianças, bebes, idosos. são idiotas que gastam o pouco que tem para nada……

  2. Concordo, se causa tantos danos deveriam acabar com isso, não contribui em nada essa queima de fogos, seja em que lugar for, ou lindo ou não,. Não compartilho com isso. Gasta-se muito em alguns locais , (Cidades investem absurdos …) que vemos até vidas humanas são ceifadas. Não perco tempo indo apreciar esse tipo de coisa, ainda mais que os animais são prejudicados, inclusive os desabrigados que não tem como se resguardar.

  3. Não me levem a mal, não estou dizendo que sou a favor de fogos, mas o erro começou com a família ao não telar o seu apartamento. Não é novidade que fogos atordoam especialmente cachorros. Tudo que pode ser evitado não é fatalidade, é negligência.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui