Cãozinho abandonado se torna cão-guia da irmã cega e surda

Por: em

Em um abrigo americano, dois irmãos inseparáveis: uma cachorrinha cega e seu irmão, o cão-guia. 

Uma cachorra foi abandonada em uma região rural da Louisiana (EUA), juntamente com uma ninhada de oito filhotes. Uma família local decidiu acolher a mãe, mas pediu a um serviço de resgate para resgatar os cãezinhos. Entre eles, estava Star, uma cadelinha surda e cega, e Denver, que se tornou o seu cão-guia. 

Os filhotes foram inicialmente encaminhados para um abrigo na região, mas, como este estava lotado, pediu ajuda a um parceiro da Califórnia, o Helen Woodward Animal Center, instalado em Rancho Santa Fé, em San Diego, para cuidar dos cãezinhos. 

Cãozinho abandonado se torna cão-guia da irmã cega e surda
CRÉDITOS: HELEN WOODWARD ANIMAL CENTER

Uma história feliz 

O Helen Woodward Animal Center acolheu, naquele dia, 39 filhotes. Entre eles, os oito encontrados na zona rural de Louisiana. Quando os animais chegaram, os funcionários do abrigo imediatamente notaram algo curioso. 

Pouco a pouco, todos os filhotes começaram a explorar o novo ambiente e a brincar no espaço amplo. Mas havia uma exceção, uma cadelinha que demonstrava ser portadora de necessidades especiais. Ela recebeu o sugestivo nome de Star (Estrela, em português). 

Cãozinho abandonado se torna cão-guia da irmã cega e surda
CRÉDITOS: HELEN WOODWARD ANIMAL CENTER

Star foi diagnosticada com surdez e baixa visão. De acordo com o veterinário, a cachorrinha consegue divisar apenas vultos. Mas havia outra novidade entre os recém-chegados ao abrigo. Um dos irmãos de ninhada de Star parecia decidido a cuidar dela. 

Ele foi chamado de Denver. O cachorrinho ajudou Star a descobrir o novo mundo a que eles tinham sido enviados. Com o auxílio dos outros sentidos, a cachorrinha descobriu formas de superar as deficiências. A equipe percebeu que os irmãos raramente se separam, mas, quando isso acontece, basta um latido de Star para que Denver acorra rapidamente. 

Star e Denver são cães sem raça definida, com características de terriers. Eles tinham por volta de três meses de idade quando chegaram ao Helen Woodward. No período em que eles permaneceram no abrigo, os vínculos fraternos se fortaleceram. 

Cãozinho abandonado se torna cão-guia da irmã cega e surda
CRÉDITOS: HELEN WOODWARD ANIMAL CENTER

Denver é um cão-guia perfeito. Ele ajuda Star a encontrar comida, a aconchegar-se para dormir e a participar das brincadeiras com outros cachorros. O irmão está também sempre atento, para defender Star de eventuais ataques dos colegas do abrigo. 

A adoção 

Os funcionários do Helen Woodward perceberam que os cuidados de Denver não diminuíram com o passar do tempo. Eles imaginaram que, quando Star se mostrasse mais autônoma nos deslocamentos pelas dependências do abrigo, o irmão iria naturalmente se afastar aos poucos. Mas isso nunca aconteceu. 

Cãozinho abandonado se torna cão-guia da irmã cega e surda
CRÉDITOS: HELEN WOODWARD ANIMAL CENTER

Os cachorrinhos resgatados na Louisiana passaram por um período inicial de avaliação, em que foram submetidos a consultas médicas e tiveram sessões de adestramento para aprender os comandos básicos. Depois disso, eles foram colocados para adoção. Fotos e descrições dos filhotes foram postadas nas redes sociais do Helen Woodward. 

Mas a equipe estava preocupada. Star e Denver continuavam fazendo tudo juntos. O irmão atendia a todos os chamados da cachorrinha surda e quase cega, era sempre muito paciente, solícito e atencioso. Os elos entre os dois eram evidentes. 

O abrigo decidiu propor uma adoção conjunta para a dupla, mesmo sabendo que isso reduziria as chances de Denver encontrar uma nova família. As probabilidades de adoção de duplas são pequenas – e, quando um dos filhotes apresenta deficiências físicas, a situação se torna muito difícil. 

A equipe do abrigo, no entanto, foi agradavelmente surpreendida por uma verdadeira avalanche de pedidos de adoção do par de irmãos. Dezenas de famílias se candidataram, de diversas partes dos EUA. O Helen Woodward teve a difícil tarefa de encontrar os pais mais adequados para Star e Denver. 

Por fim, Sheri e Art Armendariz foram selecionados para a adoção. O casal mora em Encinitas, também na Califórnia, e está empenhado em diversas campanhas de arrecadação de fundos para abrigos de animais. 

O casal Armendariz abriu as portas de casa para Star e Denver, mas eles não são os únicos responsáveis pelo final feliz desta história. Um internauta que não quis se identificar responsabilizou-se pelo pagamento das taxas de adoção, enquanto um fabricante de rações ofereceu um suprimento anual para os dois irmãos. 

O Helen Woodward organizou uma festa de despedida e enviou os dois irmãos para a nova família, juntamente com um cartão gigante, assinado por todos os membros da entidade. O centro também custeou um treinamento no San Diego Pet Training, para ajudar Star e Denver a se ajustarem nesta nova etapa da vida.