Cidade paraguaia transforma lixo eleitoral em casas para animais abandonados

Por: em

Ciudad del Este está fazendo casas com propaganda eleitoral para abrigar cães e gatos de rua. 

Ciudad del Este, cidade situada na Tríplice Fronteira (Brasil, Argentina e Paraguai), separada de Foz do Iguaçu pela Ponte da Amizade, elegeu novos representantes em junho de 2021. Um órgão da prefeitura decidiu reaproveitar o lixo eleitoral para criar casas para animais de rua. 

Seguir Cães Online no Facebook

A iniciativa veio em boa hora. As eleições foram realizadas poucos dias antes da entrada do inverno, que, neste ano, foi muito mais rigoroso, com as temperaturas mais baixas dos últimos anos. 

cidade-paraguaia-transforma-lixo-eleitoral-em-casas

O projeto 

A ideia de transformar lixo eleitoral em casas para cães e gatos de rua surgiu na Prefeitura de Ciudad del Este. Havia a necessidade premente de retirar a propaganda das ruas, criada principalmente com madeira, papel e plástico. 

O prefeito da cidade, Hugo Benitez, determinou a construção, que ficou a cargo dos servidores municipais. As casas são provisórias, mas são um bom exemplo de reutilização de materiais que, de outra forma, teriam como destino os depósitos de lixo – regulares ou não. 

cidade-paraguaia-transforma-lixo-eleitoral-em-casas

As casinhas prontas foram entregues a entidades de defesa dos direitos dos animais da cidade, que instalaram os abrigos em pontos críticos de Ciudad del Este, onde o afluxo de cães e gatos é maior – como os arredores do mercado municipal, em que os animais se reúnem para aproveitar restos de alimentos. 

Aproveitar o material de propaganda eleitoral para um destino mais nobre não é uma novidade. Outras cidades sul-americanas, como Cáli (Colômbia) e Guayaquil (Equador) já haviam reaproveitado anteriormente o mesmo material. 

De qualquer forma, esta é uma ideia que pode ser replicada em qualquer lugar do planeta. Com um investimento mínimo, é possível oferecer maior conforto aos cães e gatos de rua. Além disso, o reaproveitamento aumenta a vida útil dos materiais, contribuindo para reduzir o impacto ambiental da produção de papel e plástico, por exemplo. 

cidade-paraguaia-transforma-lixo-eleitoral-em-casas

As casinhas foram confeccionadas e distribuídas em apenas 15 dias. Voluntários das entidades que instalaram os abrigos contaram que os animais se aproximaram um pouco desconfiados, mas em pouco tempo se apropriaram dos espaços. 

Karen Gonzáles, diretora de Gestão Ambiental de Ciudad del Este, conta que o projeto foi inspirado em outras experiências e que chegou bem a tempo de atenuar os efeitos do frio intenso sobre os cães e gatos que vivem nas ruas da cidade. Em geral, a população da cidade aprovou a iniciativa. 

Ao todo, foram construídas 100 casinhas, pelos próprios servidores responsáveis pela varrição e coleta de lixo da cidade, que realizaram um mutirão de coleta. A ação garantiu a retirada de lixo das ruas, o conforto para os animais e a reciclagem de diversos materiais nobres. 

O projeto deve ser incorporado ao calendário oficial de Ciudad del Este. A cidade conta, desde 2020, um departamento específico para tratar de assuntos relativos aos cães e gatos de rua: a Divisão de Bem-Estar Animal. 

Gostou? Siga o Cães Online no Facebook, Instagram e Google News