Boca aberta e respiração ofegante podem indicar que o cão está sentindo muito calor! Descubra como cuidar do seu amigo nos dias quentes.

Como você faz para se refrescar nos dias quentes? Usa roupas leves e bebe muito líquido? Sabia que, assim como nós, os cães precisam de cuidados especiais nos dias ensolarados? Eles sentem muito calor devido o excesso de pelo, e não conseguem suar. Por isso, aprenda algumas dicas para auxiliar o seu melhor amigo nos dias quentes.

Como cuidar do seu cão nos dias de calor

O mecanismo de sudorese faz com que a temperatura abaixe e pela falta deste sistema os cães ficam com a boca aberta nos dias mais quentes ofegando, ou seja, quanto mais eles ofegarem mais calor está sentindo. Devido a estes fatores, eles podem sentir um calor excessivo, principalmente, quando a temperatura está mais elevada.

Como deixar o seu melhor amigo mais confortável nestes dias?

– A água deve estar sempre fresquinha e deve ser trocada no decorrer do dia.

– Evite levá-lo para passear nos horários mais quentes, porque ele pode queimar as patas. Uma boa alternativa é passear com ele no início ou no fim do dia e em lugares que tenham sombras.

– Não deixe o cachorro preso dentro do carro, mesmo com os vidros abertos. Ele pode passar mal devido o superaquecimento.

– Não coloque focinheiras fechadas para passear. Se tiver que usar, escolha modelos que sejam arejadas e permitam a entrada de ar.

– Se possível, tose o cão para diminuir a pelagem. Neste momento, priorize o bem estar do seu amigo a beleza.

– Se você tem um cão de raça, que é adaptado para o frio (Husky Siberiano, Malamute do Alaska, entre outros), procure ter um ar condicionado em casa ou mesmo um ventilador para atenuar o calor. Isso vai auxiliar a deixar a temperatura ambiente adequada para o cão.

Como cuidar do seu cão nos dias de calor

– Verifique se o local que seu cão vive tem sombra para ele.

– Existem cães que adoram nadar e são apaixonados com água por isso cuidado em dias quentes para que eles não pulem na piscina e corram o risco de afogar. Esteja sempre atento e de olho!

– Se você notar que o seu amigo está bastante ofegante, dê um banho frio para abaixar a temperatura. Mas se preferir molhe o corpo dele um pouco para refrescar e diminuir a sensação de calor.

– Assim, se o cão demonstrar alguns sinais que está sentindo calor como, por exemplo, boca aberta e respiração ofegante, deitar em lugares que tenham pisos frios, beber muita água e ficar na sombra, siga essas dicas para tentar diminuir o calor.


1 COMENTÁRIO

  1. Blog muito bom, artigo muito bom, concluindo:esse blog já está nos meus favoritos. Vou ganhar meu cachorro ano que vem da raça shitzu e esse blog está me ajudando bastante, continuem assim =D

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui