Para nós, humanos, ingerir fezes é algo extremamente nojento, esquisito e inaceitável. Para os cães, por outro lado, não há nada de errado em ingerir as fezes de outros cães ou animais. Embora a coprofagia, ou o simples ato de comer fezes, seja algo normal no reino animal, é importante entender o que pode estar por trás deste ato e tentar evitar que o mesmo se torne um hábito.

Não há uma única razão que explique a coprofagia, e sim várias, visto que ela pode estar associada a diversos motivos. É comum que cadelas que acabaram de dar à luz ingiram as fezes de seus filhotes para que o ambiente em que eles estão não fique sujo, uma vez que eles ainda não aprenderam a não defecar perto de onde comem ou dormem. É comum também que cães que constantemente recebem broncas por fazer suas necessidades no local errado comam suas fezes antes que o dono apareça. A coprofagia se faz presente ainda em cães com deficiência nutricional ou que recebam uma alimentação deficiente de nutrientes, proteínas e fibras.

O primeiro passo para evitar a coprofagia é levar o animal ao veterinário, que através de exames e outros métodos tentará entender a causa do comportamento. Caso esteja associada a alguma doença ou vermes, o médico deverá prescrever o tratamento mais adequado.

Caso a coprofagia esteja associada a outras causas, convém prestar atenção a algumas questões, como alimentar o animal ao menos três vezes ao dia com uma ração de boa qualidade e limpar o jornal onde o cão faz suas necessidades sem que ele veja, para evitar que ele mesmo decida fazer o trabalho sujo. No caso de fezes em cima do tapete da sala, o recomendável é não dar bronca e sim fazer muita festa quando ele defecar no local certo. Outra possibilidade é adicionar algum aditivo às fezes ou à comida do animal, para que essas não se mostrem atrativas. É importante, no entanto, não adicionar nenhum aditivo caseiro ou sem a recomendação do médico veterinário.

1 COMMENT

  1. Tenho um shih Tzu de dois anos, e desde pequeno ele faz isso, se eu não estou em casa pra limpar já em seguida quando ele faz o cocô, quando chego encontro os pedacinhos e o resto ele comeu…Jamais briguei com ele pois o cocô é fácil, basta juntar com um papel higiênico ou uma pazinha e jogar no vaso sanitário, eu brigo pelo xixi, esse tá um problema, pois faz por toda a casa e está difícil de tirar esse hábito dele,faz xixi nos pés da minha cama, nos tapetes, nos pés dos sofás até nos pés da minha geladeira ele já fez,e só brigo na hora que vejo ele fazer, não sei mais o que fazer, se alguém souber de alguma dica, por favor me ajude.Obrigada.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here