Azul é um pequeno cãozinho da raça schnauzer que agora tem uma nova função na sua vida. Ele se tornou o mais novo oficial de polícia de Suba, um distrito de Bogotá, na Colômbia.

Você acredita que Azul patrulha as ruas? Sim, ele é muito eficiente em manter a ordem nos lugares que frequenta. Por onde ele passa é a sensação com seu uniforme estiloso. É muita fofura junta!

Mas se hoje Azul vive feliz, o seu passado não foi nada fácil. Há quatro anos o militar da reserva Nícolas Alejandro Walteros encontrou Azul vivendo nas ruas, abandonado. Na ocasião ele estava machucado devido uma briga com outro cão. A partir daí a vida de Azul mudou. Nícolas imediatamente decidiu acolhê-lo e Azul ganhou um novo pai e um novo lar.

Longe das ruas, o cotidiano de Azul modificou completamente. Seu transporte favorito é a motocicleta de Nícolas.

Mais tarde, o tutor de Azul teve uma ideia genial. Tendo muitos amigos no Departamento de Polícia, ele conseguiu um uniforme de patrulha policial para vestir o cãozinho. Não demorou para o simpático Azul se tornar embaixador da instituição. A surpresa foi grande para todos os envolvidos. Logo ele se mostrou muito dedicado à nova função.
A identificação com a polícia foi total. Quando Azul está com óculos parece realmente um policial.

No Departamento de Polícia existem os cães de raça Pastor Alemão que são membros oficiais da força policial. Mas Azul, embora não desempenhe as mesmas funções, também faz a sua parte do jeito que pode.

Azul logo se tornou uma celebridade no distrito de Suba. Nícolas pretende que as relações entre comunidade e polícia saiam fortalecidas. A intenção também é que as pessoas tenham mais respeito por animais em situação de risco e os acolham, na medida do possível.

Quem não gostaria de ter um cão policial igual o Azul na sua cidade?